19/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- a lenda folclórica do boitatá, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- decidir e a atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
- algumas brincadeiras sem o sentido da visão, uma das características do enredo desenvolvido.
- perceber as dificuldades das pessoas com necessidades visuais e o que podemos fazer para integrá-las melhor na sociedade.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
O professor começará essa aula contando a história do Boitatá, cuja figura é representada por uma grande cobra de fogo. O Boitatá protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que esta lenda tem origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. A lenda do boitatá foi criada pelo padre José de Anchieta, onde descreveu o boitatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios. Alguns contam que o boitatá pode se transformar em uma tora em brasa, para assim queimar e punir quem coloca fogo nas matas. Diz à lenda que quem se depara com o boitatá geralmente fica cego, pode morrer ou até ficar louco. Assim, quando alguém se encontrar com o boitatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Mr4uX6T7_2Y/TFr1k0K2ycI/AAAAAAAAAfE/c3SsL9vxOv0/s1600/boitata.jpg
Dica: Essa aula pode fazer parte de um planejamento junto com outras disciplinas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Inicial, para trabalhar com o tema transversal do Meio Ambiente.
Atividade 1
Nessa primeira atividade, o professor começará uma discussão sobre a importância de preservação do meio ambiente, e o que cada um pode fazer para ajudar nessa preservação. E para ilustrar melhor esse debate o professor apresentará para os alunos um vídeo bem educativo sobre o meio ambiente. Veja o vídeo a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=a5aHMwVxdo0
Em seguida, com a proposta de agradar o Boitatá e ajudar o meio ambiente, os alunos irão plantar um pé de feijão. Primeiro será distribuído para cada aluno, um copo plástico transparente, um pouco de algodão e dois caroços de feijão. Depois, o professor pedirá que os alunos coloquem o algodão dentro do copo e com um pouco de água eles irão umedecer o algodão. Cuidado para o algodão não ficar muito molhado, pois assim o feijão poderá apodrecer. Por último, todos colocarão seus nomes nos copos e colocarão para pegar um pouco de sol na janela da sala. Lembre de acompanhar o crescimento da plantinha na aula seguinte.
Fonte: http://castelinhoalicerce.com.br/c/wp-content/uploads/2009/09/dsc05724-225x300.jpg
Dica 1: Como o feijão precisa ser regado pelo menos duas vezes por dia, o professor precisará da ajuda dos outros professores para que isso aconteça. Sugiro que a semente seja regada pelos alunos, com a orientação dos professores, no primeiro e no último tempo de aula.
Dica 2: Quando a plantinha chegar a uma altura de 15 a 20 cm, o professor poderá pedir que os alunos levem para casa e achem um lugar com terra que possa ser plantada, ajudando assim o meio ambiente.
Atividade 2
Com a turma na quadra, o professor explicará que um aluno será escolhido para ser o Boitatá e os outros serão os caçadores. O Boitatá irá ficar no meio da quadra e os caçadores ficarão no final da quadra. Ao sinal do professor o Boitatá irar virar de costas para os caçadores, contar até três e virar novamente, nesse momento o caçador que estiver de olhos abertos ou se mexendo deverá recuar até a posição inicial. Quando o Boitatá estiver de costas, todos os caçadores se deslocarão ao seu encontro. O caçador que tocar primeiro no Boitatá, ficará no lugar dele e este ficará sendo caçador. Enquanto os caçadores estiverem de olhos fechados, o Boitatá poderá brincar com eles sem manter contato.
Atividade 3
Na terceira atividade, o professor trabalhará com os alunos o sentido da visão. Como o Boitatá tem uma excelente visão e pode cegar as pessoas, os alunos perceberão nessa atividade, a importância da visão e as dificuldades de quem não consegue enxergar. Para começar, os alunos se deslocarão pela quadra com os olhos fechados, e para se proteger dos outros alunos que também estarão de olhos fechados, colocarão as mãos para frente com o intuito de perceber a aproximação do colega. Em seguida, eles formarão duplas, onde um integrante da dupla ficará de olhos fechados e o outro ficará de olhos abertos para conduzir o parceiro pela quadra, se o professor desejar poderá colocar objetos pela quadra para testar a condução e a confiança das duplas. E por último, o professor explicará que quando a pessoa não tem a visão, ela tem que aprimorar a audição, assim, um da dupla ficará de olhos fechados e o outro se afastará para longe, e começará a chamar o nome do parceiro, este terá então que chegar até o local que sua dupla está.
No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação final.
Sites: http://www.brasilescola.com/folclore/boitata.htm
Para avaliar a aprendizagem dos alunos nesta aula, o professor realizará algumas perguntas:
a) Quais são as características do Boitatá?
b) Por que é importante a preservação do meio ambiente?
c) O que podemos fazer para ajudar o meio ambiente?
d) Para a plantinha crescer e se desenvolver o que devemos fazer?
e) O que é mais difícil quando não conseguimos enxergar?
Cinco estrelas 2 calificaciones
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17/08/2014
Cinco estrelasESSAS AULAS SÃO MARAVILHOSAS...
21/11/2010
Cinco estrelasMiguel, amei sua aula. Trabalho com educação infantil e sem dúvida vou fazer uma colinha. Sucesso para voce.