Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fotografias sociais – Releituras a partir da obra de Sebastião Salgado

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer parte da obra do artista Sebastião Salgado;
  •  Discutir sobre o contexto social presente nas fotografias apresentadas;
  • Fazer uma releitura coletiva das fotografias de Sebastião Salgado;
  • Apresentar à comunidade escolar o painel produzido com ampliações das fotografias de Sebastião Salgado.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •   Sobre o artista Sebastião Salgado;
  •   Fotografia;
  •   Leitura de imagem;
  •   Releitura;
  •   Noções básicas de Adobe Photoshop. Sugestão de link: Disponível em:  http://www.clubedophotoshop.com.br/ 
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Reservar o laboratório de informática para esta aula;
  • Entregar para os alunos um CD e pedir a eles que gravem os registros de suas pesquisas virtuais;
  • Apresentar, aos alunos, alguns temas e links, sobre Sebastião Salgado, a serem pesquisados, segue sugestão:
  1.  Temas: Terra – Serra Pelada – Trabalhadores - Fome;
  2. Sebastião Salgado Terra: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+fotos+terra&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
  3. Sebastião Salgado Serra Pelada: Disponível em:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+serra+pelada&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CCAQ1QIoAQ&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
  4. Sebastião Salgado trabalhadores: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+trabalhadores&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CCEQ1QIoAg&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
  5.  Sebastião salgado Fome: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+fome&revid=1642514824&sa=X&ei=e_quTOXsEML48AbFnZWdCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558 Aceso em 08 out. 2010.

 

  •  Dizer aos alunos que escolham livremente um tema dentre os apresentados para realizarem sua pesquisa sobre a obra de Sebastião Salgado;
  • Explicar aos alunos que, após a escolha do tema, eles deverão acessar a página virtual relacionada ao tema escolhido e apreciar as imagens das fotografias de Sebastião Salgado;
  • Solicitar aos alunos que escolham uma imagem dentre as que foram apreciadas, gravando-a no CD disponibilizado pela professora;
  • Pedir aos alunos que busquem outras páginas virtuais que contenham as fotos de Sebastião Salgado;
  • Falar para os alunos pautarem suas pesquisas em sítios virtuais que possuam textos reflexivos de caráter social sobre a obra do artista; Segue exemplo:

   Aula 2

  • Dispor, para esta aula, de um aparelho de data show;
  • Apreciar a apresentação dos alunos, avaliando junto ao grupo se cada um deles contemplou a proposta sugerida na aula anterior;
  • Comentar com os alunos as relações existentes entre textos e as imagens apresentadas;
  • Instigar os alunos a refletirem se existem, realmente, elos de ligação entre os textos e as fotografias analisadas;
  • Pedir para que cada aluno, após sua apresentação, responda, olhando para a fotografia, as seguintes perguntas: O que eu vejo? O que eu sinto?  O que eu penso?
  • Anotar algumas palavras chaves.

   Aula 3 

  • Reservar a sala de informática para esta aula;
  • Verificar, anteriormente, se nos computadores da sala de informática estão instalados o programa Adobe Photoshop, caso contrário, providenciar a instalação do referido dispositivo;
  • Explicar aos alunos que eles deverão utilizar o programa Adobe Photoshop para alterar as fotografias de Sebastião Salgado;
  • Dividir os alunos na sala, colocando os que têm mais habilidade com o referido programa perto dos que não têm;
  • Pedir para os alunos colocarem o CD, utilizado na primeira aula, no computador, com o intuito de passar suas imagens para o programa a ser utilizado;
  • Orientar os alunos a seguir as seguinte atividades:
  1. Copiar a imagem, utilizando o mouse para selecioná-la e teclando “crtl + c” para copiá-la;
  2. No Adobe Photoshop, ir com o mouse em “Arquivo – Novo” e aparecerá uma janela com os seguintes itens: Nome; Tamanho da imagem; Tamanho de predefinição largura; altura; resolução modo e conteúdo. Ignorar estes itens e clicar em OK;
  3. Aparecerá uma tela em branco, assim denominada: Sem título -1 @ 100% (RGB), clicar, com o mouse, sobre ela;
  4. Caminhar com o mouse até a barra de ferramentas e clicar sobre a palavra Editar, abaixo desta palavra, ir com o mouse até colar. A imagem aparecerá na janela que estava em branco;
  5. Ainda na barra de ferramentas, clicar sobre a palavra Filtro, aparecerão as seguintes palavras:  Afresco, Extrair, Dissolver, dentre outras;
  6. Com o mouse, clicar sobre uma destas palavras e observar o efeito produzido na imagem;
  7. Por exemplo:
  8. Acabamento- Artístico – esponja

Resultado do trabalho no Photoshop - Acervo da autora

9.   Ou Acabamento – Artístico – lápis de cor

Resultado do trabalho no Photoshop - Acervo da autora

11. Experienciar as diferentes opções desta barra de ferramentas;

12.  Quanto obtiver o efeito que agradar, salvar a imagem da seguinte forma: Arquivo – Salvar como – Computador – Disco local D – Documentos. Criar uma nova pasta e a intitular com seu nome – Dar um nome para a imagem e salvá-la em Formato JPEG;

 13. Aparecerá uma outra tela, contendo “Opções de JPEG”, em que deverá ser registrada a qualidade da imagem (qualidade do arquivo baixa, média, alta e máxima). Após, clicar em Ok 15;

14 .  Pronto a imagem está salva.

  •  Acompanhar todo o processo de experimentação e elaboração das imagens, orientando os alunos nas possíveis dúvidas que surgirem;
  • Imprimir as imagens em papel A4 e arquivá-las para a próxima aula.

   Aula 4 

  • Conversar com os alunos sobre a experiência da aula passada;
  • Estender um tecido, de aproximadamente 1,20m x 1,20m, sobre as mesas da sala;
  • Entregar aos alunos as imagens da aula anterior;
  • Distribuir aos alunos agulhas e linhas coloridas, para bordar o tecido;
  • Dizer aos alunos que, de posse destes materiais e tendo o tecido como suporte, eles  deverão produzir um trabalho coletivo;
  • Acompanhar a produção coletiva, orientando os alunos em suas solicitações, tais como algumas técnicas de bordado, alinhavo, ponto cruz, dentre outros.

 Aula 5 ·        

  •  Reservar esta aula para expor a composição coletiva, na escola;
  • Explicar aos alunos que eles deverão, durante a exposição, conversar com a comunidade escolar, colhendo as impressões dos visitantes sobre o trabalho e, relatando o processo criativo do painel e a biografia do artista que fundamenta tais releituras, Sebastião Salgado.           
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa na internet sobre o artista Sebastião Salgado e sua obra; a compreensão e o domínio no trabalho com o Adobe Photoshop; as discussões e apresentação sobre a pesquisa e, por fim, o resultado estético da composição coletiva.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jane Lucia de Freitas Durso Rocha, Jane Lucia de Freitas Durso Rocha , Minas Gerais - disse:
    janefreitasrocha@hotmail.com

    14/06/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante e criativo, adaptamos para criar um projeto interdisciplinar de ciencias, artes e informatica


  • Lílian Kelen, erem , Rio de Janeiro - disse:
    lilianpkelen@gmail.com

    16/05/2011

    Cinco estrelas

    Aula fantástica. Pena que na escola em que ensino a plataforma usada é Linux, o que limita bastante nossos alunos. Parabéns, professor!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.