Aula 1
- Reservar o laboratório de informática para esta aula;
- Entregar para os alunos um CD e pedir a eles que gravem os registros de suas pesquisas virtuais;
- Apresentar, aos alunos, alguns temas e links, sobre Sebastião Salgado, a serem pesquisados, segue sugestão:
- Temas: Terra – Serra Pelada – Trabalhadores - Fome;
- Sebastião Salgado Terra: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+fotos+terra&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
- Sebastião Salgado Serra Pelada: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+serra+pelada&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CCAQ1QIoAQ&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
- Sebastião Salgado trabalhadores: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+trabalhadores&revid=280326314&sa=X&ei=uPiuTNHyF8P88Ab565ycCQ&ved=0CCEQ1QIoAg&biw=1259&bih=558 Acesso em 08 out. 2010;
- Sebastião salgado Fome: Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&q=sebasti%C3%A3o+salgado+fome&revid=1642514824&sa=X&ei=e_quTOXsEML48AbFnZWdCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558 Aceso em 08 out. 2010.
- Dizer aos alunos que escolham livremente um tema dentre os apresentados para realizarem sua pesquisa sobre a obra de Sebastião Salgado;
- Explicar aos alunos que, após a escolha do tema, eles deverão acessar a página virtual relacionada ao tema escolhido e apreciar as imagens das fotografias de Sebastião Salgado;
- Solicitar aos alunos que escolham uma imagem dentre as que foram apreciadas, gravando-a no CD disponibilizado pela professora;
- Pedir aos alunos que busquem outras páginas virtuais que contenham as fotos de Sebastião Salgado;
- Falar para os alunos pautarem suas pesquisas em sítios virtuais que possuam textos reflexivos de caráter social sobre a obra do artista; Segue exemplo:
Aula 2
- Dispor, para esta aula, de um aparelho de data show;
- Apreciar a apresentação dos alunos, avaliando junto ao grupo se cada um deles contemplou a proposta sugerida na aula anterior;
- Comentar com os alunos as relações existentes entre textos e as imagens apresentadas;
- Instigar os alunos a refletirem se existem, realmente, elos de ligação entre os textos e as fotografias analisadas;
- Pedir para que cada aluno, após sua apresentação, responda, olhando para a fotografia, as seguintes perguntas: O que eu vejo? O que eu sinto? O que eu penso?
- Anotar algumas palavras chaves.
Aula 3
- Reservar a sala de informática para esta aula;
- Verificar, anteriormente, se nos computadores da sala de informática estão instalados o programa Adobe Photoshop, caso contrário, providenciar a instalação do referido dispositivo;
- Explicar aos alunos que eles deverão utilizar o programa Adobe Photoshop para alterar as fotografias de Sebastião Salgado;
- Dividir os alunos na sala, colocando os que têm mais habilidade com o referido programa perto dos que não têm;
- Pedir para os alunos colocarem o CD, utilizado na primeira aula, no computador, com o intuito de passar suas imagens para o programa a ser utilizado;
- Orientar os alunos a seguir as seguinte atividades:
- Copiar a imagem, utilizando o mouse para selecioná-la e teclando “crtl + c” para copiá-la;
- No Adobe Photoshop, ir com o mouse em “Arquivo – Novo” e aparecerá uma janela com os seguintes itens: Nome; Tamanho da imagem; Tamanho de predefinição largura; altura; resolução modo e conteúdo. Ignorar estes itens e clicar em OK;
- Aparecerá uma tela em branco, assim denominada: Sem título -1 @ 100% (RGB), clicar, com o mouse, sobre ela;
- Caminhar com o mouse até a barra de ferramentas e clicar sobre a palavra Editar, abaixo desta palavra, ir com o mouse até colar. A imagem aparecerá na janela que estava em branco;
- Ainda na barra de ferramentas, clicar sobre a palavra Filtro, aparecerão as seguintes palavras: Afresco, Extrair, Dissolver, dentre outras;
- Com o mouse, clicar sobre uma destas palavras e observar o efeito produzido na imagem;
- Por exemplo:
- Acabamento- Artístico – esponja
Resultado do trabalho no Photoshop - Acervo da autora
9. Ou Acabamento – Artístico – lápis de cor
Resultado do trabalho no Photoshop - Acervo da autora
11. Experienciar as diferentes opções desta barra de ferramentas;
12. Quanto obtiver o efeito que agradar, salvar a imagem da seguinte forma: Arquivo – Salvar como – Computador – Disco local D – Documentos. Criar uma nova pasta e a intitular com seu nome – Dar um nome para a imagem e salvá-la em Formato JPEG;
13. Aparecerá uma outra tela, contendo “Opções de JPEG”, em que deverá ser registrada a qualidade da imagem (qualidade do arquivo baixa, média, alta e máxima). Após, clicar em Ok 15;
14 . Pronto a imagem está salva.
- Acompanhar todo o processo de experimentação e elaboração das imagens, orientando os alunos nas possíveis dúvidas que surgirem;
- Imprimir as imagens em papel A4 e arquivá-las para a próxima aula.
Aula 4
- Conversar com os alunos sobre a experiência da aula passada;
- Estender um tecido, de aproximadamente 1,20m x 1,20m, sobre as mesas da sala;
- Entregar aos alunos as imagens da aula anterior;
- Distribuir aos alunos agulhas e linhas coloridas, para bordar o tecido;
- Dizer aos alunos que, de posse destes materiais e tendo o tecido como suporte, eles deverão produzir um trabalho coletivo;
- Acompanhar a produção coletiva, orientando os alunos em suas solicitações, tais como algumas técnicas de bordado, alinhavo, ponto cruz, dentre outros.
Aula 5 ·
- Reservar esta aula para expor a composição coletiva, na escola;
- Explicar aos alunos que eles deverão, durante a exposição, conversar com a comunidade escolar, colhendo as impressões dos visitantes sobre o trabalho e, relatando o processo criativo do painel e a biografia do artista que fundamenta tais releituras, Sebastião Salgado.