24/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Características essenciais do mangue.
1ª Atividade: Identificação do mangue
1º Momento: Professor leve os alunos a um mangue e realize uma observação da vegetação, verificando suas características. Essa atividade deve ser acompanhada da descrição falada e escrita. As crianças podem elaborar um roteiro que encaminhará a sua observação à vegetação. Como são as plantas do mangue (folhas, caules, raízes e sementes)? Por que a vegetação do mangue tem essas características? Os alunos registram e ao chegar à sala fazem a exposição oral e em seguida elaboram um texto descritivo com a observação realizada (texto pode ser produzido em duplas).
Alunos do 1º ano do NEI, 2010
2º Momento: Professor entregue cartelas com figuras de vegetação do mangue e solicite que as crianças em duplas façam a descrição e listem as características e confrontem os seus achados, para uma construção coletiva das características que permitem a identificação do mangue.
foto 1 http://www.escolakids.com/public/upload/file/vegetacao-mangue.jpg
foto 2 http://www.onlinephotographers.org/pics/4324_b.jpg
3º momento - Professor forneça textos aos seus alunos para que procurem as características da vegetação de mangue e construa um fichário para sua orientação em outras atividades. Em seguida, você reune todos os alunos e desenvolve a atividade da seguinte forma: os ajudam a construir a definição de vegetação de mangue; as crianças escrevem em uma cartela e faz a leitura, sublinhando as características da vegetação de mangue;
VEGETAÇÃO DO MANGUEZAL
http://www.manguezais.vilabol.uol.com.br/manguezal/vegetacao.html
A partir desses características você faz os seguintes exercícios.
a) Apresente duas fotos e peça que as crianças selecionem aquela que representa as características da vegetação de mangue.
b) A partir da escolha, os alunos devem justificar porque eles confirmam que a vegetação escolhida é de mangue.
c) Apresente três fotos, sendo que uma não é vegetação de mangue, uma é vegetação de mangue e outra não apresenta informação suficiente para saber se é vegetação de mangue ou não e os alunos dizem qual delas representa o mangue, qual delas não representa o mangue e qual delas não informa se é mangue ou não.
Atividade 2 - Classificação da vegetação do mangue.
1º Momento - Professor estude com os alunos os tipos da vegetação de mangue, discuta com eles que a vegetação de mangue tem algo comum, mas existem características que delimita a diferenciação entre varias plantas desse ecossistema. Para esse estudo você pode consultar livros, revistas, livro texto (didático) ou a nossa sugestão. Atente para as diferenças que as crianças podem encontrar, nas folhas e nas raízes para a identificação e classificação dos diferentes tipos de vegetação do mangue.
http://www.portogente.com.br/avesnoporto/florestamangue.php
2º Momento - Os alunos poderão procurar em livros, revistas e jornais, imagens que retratem a vegetação do mangue, para montar um grande painel, separando a vegetação pelas propriedades que distinguem um e outro tipo de vegetação.
Avaliar os alunos no início, durante e no final da aula, para verificar o conhecimento inicial e os avanços dos alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades. Desse modo o professor observa se no final eles conseguiram alcar os objetivos de - identificar e classificar a vegetação do mangue e se conseguiram desenvolver as habilidades de trabalhar em grupo e individual.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2011
Cinco estrelasamei! Com certeza farei com a minha turma. PARABÉNS.