Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VEGETAÇÃO DO MANGUE.

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a vegetação de mangue orientando-se pelas características essenciais; 
  •  Classificar a vegetação do mangue;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e individual.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características essenciais do mangue.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Identificação do mangue

1º Momento:  Professor leve os alunos a um mangue e realize uma observação da vegetação, verificando suas características. Essa atividade deve ser acompanhada da descrição falada e escrita. As crianças podem elaborar um roteiro que encaminhará a sua observação à vegetação. Como são as plantas do mangue (folhas, caules, raízes e sementes)? Por que a vegetação do mangue tem essas características? Os alunos registram e ao chegar à sala fazem a exposição oral e em seguida elaboram um texto descritivo com a observação realizada (texto pode ser produzido em duplas).

Alunos do 1º ano do NEI, 2010

2º Momento: Professor entregue cartelas com figuras de vegetação do mangue e solicite que as crianças em duplas façam a descrição e listem as características e confrontem os seus achados, para uma construção coletiva das características que permitem a identificação do mangue.

 

                               

foto 1  http://www.escolakids.com/public/upload/file/vegetacao-mangue.jpg                                                                                   

foto 2  http://www.onlinephotographers.org/pics/4324_b.jpg 

3º momento -  Professor forneça textos aos seus alunos para que procurem as características da vegetação de mangue e construa um fichário para sua orientação em outras atividades. Em seguida, você reune todos os alunos e desenvolve a atividade da seguinte forma: os ajudam a construir a definição de vegetação de mangue; as crianças escrevem em uma cartela e faz a leitura, sublinhando as características da vegetação de mangue;

VEGETAÇÃO DO MANGUEZAL

http://www.manguezais.vilabol.uol.com.br/manguezal/vegetacao.html 

A partir desses características você faz os seguintes exercícios.

a) Apresente duas fotos e peça que as crianças selecionem aquela que representa as características da vegetação de mangue.

b) A partir da escolha, os alunos devem justificar porque eles confirmam que a vegetação escolhida é de mangue.

c) Apresente três fotos, sendo que uma não é vegetação de  mangue, uma é vegetação de mangue e outra não apresenta informação suficiente para saber se é vegetação de mangue ou não e os alunos dizem qual delas representa o mangue, qual delas não representa o mangue e qual delas não informa se é mangue ou não.

Atividade 2 - Classificação da vegetação do mangue.

1º Momento - Professor estude com os alunos os tipos da vegetação de mangue, discuta com eles que a vegetação de mangue tem algo comum, mas existem características que delimita a diferenciação entre varias plantas desse ecossistema. Para esse estudo você pode consultar livros, revistas, livro texto (didático) ou a nossa sugestão. Atente para as diferenças que as crianças podem encontrar, nas folhas e nas raízes para a identificação e classificação dos diferentes tipos de vegetação do mangue.

VEGETAÇÃO DOS MANGUEZAIS

http://www.portogente.com.br/avesnoporto/florestamangue.php 

2º Momento - Os alunos poderão procurar em livros, revistas e jornais, imagens que retratem a vegetação do mangue, para montar um grande painel, separando a vegetação pelas propriedades que distinguem um e outro tipo de vegetação. 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar os alunos no início, durante e no final da aula, para verificar o conhecimento inicial e os avanços dos alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades. Desse modo o professor observa se no final eles conseguiram alcar os objetivos de  - identificar e classificar a vegetação do mangue e se conseguiram desenvolver  as habilidades de trabalhar em grupo e individual.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.