26/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- os trava-línguas uma das brincadeiras do folclore brasileiro.
- brincadeiras lúdicas com os “trava-línguas”, exercitando a fala e a leitura.
- cooperar com o colega para superar sua dificuldade e seguir a diante.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Nessa aula, o professor trabalhará com um conteúdo folclore popularmente conhecido como Trava-Línguas. Existem diversas modalidades de parlendas, em prosas, versos, ou frases, ordenadas numa maneira que dificulta a pronuncia das pessoas, e como o próprio nome diz, fica difícil falá-las sem travar a língua. Este conteúdo ajudará o professor trabalhar a consciência fonológica, e a melhora da dicção e da leitura oral dos alunos, aliando tudo isso ao esforço físico.
Fonte: http://files.netbol.webnode.com.br/200000006-6cbc76db65/trava_linguas_FINAL_blog.jpg
Antes do professor começar as atividades, ele poderá passar alguns vídeos divertidos sobre trava-lingua para os alunos. Vejam os exemplos a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=cADYXvMUvQE
http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw
Atividade 1
Para primeira atividade o professor pedirá que a turma forme grupos de seis alunos. Em seguida, o professor explicará que o nome dessa brincadeira é “telefone sem fio”. Na primeira rodada, será escolhida uma frase para cada grupo, e esta frase estará dividida em seis partes, e distribuída uma parte para cada integrante do grupo. O professor indicará quem está com a primeira parte para começar, e este falará a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo deverá gravar a parte do colega e falar novamente para o novo colega ao seu lado, junto com a sua parte da frase. O terceiro colega deverá juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue até que o sexto aluno levante e fale para a turma a frase completa do grupo. O grupo que falar a frase certa marcará um ponto. O professor irá perceber que novos trava-línguas irão surgir, pois com certeza os alunos irão se confundir.
Veja abaixo as sugestões de trava-língua, divididas em seis partes, para esta atividade:
A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.
A Iara / agarra / e amarra / a rara / arara / de Araraquara.
Luzia lustrava / o lustre / listrado, / o lustre / listrado / Luzia.
O rato roeu / a roupa do rei / de Roma / e a rata roeu / a rolha da garrafa / da rainha.
O rato roeu / a roupa do Rei / da Rússia / que a Rainha, / com raiva, / resolveu remendar
Essa pessoa / assobia, / enquanto amassa / e assa / a massa /da paçoca de amendoim.
O cozinheiro / cochichou / que havia / cozido chuchu / chocho/ num tacho sujo.
O lavrador lavrense / estudou as livrilhas / e as lavrascas / no livro / do livreiro / de Lavras.
Pedro pediu / permissão para passar / pelo portão / para pegar / o pinto pelado / pelo pescoço.
Atividade 2
Mantendo os grupos da atividade anterior, o professor explicará que nessa atividade será realizada uma gincana. Os grupos estarão dispostos em colunas no final da quadra, e do outro lado da quadra, serão colocadas bexigas, contendo dentro delas, vários papéis com partes de frases de trava-línguas. O objetivo da gincana será correr até as bexigas, estourá-las, recolher os papéis, correr até a sua coluna, entregar para o responsável por montar os trava-línguas e quando todos estiverem corretos, deverão ser pronunciados por um integrante escolhido pelo grupo. Se em algum momento, o responsável por pronunciar o trava-língua errar a frase, ele deverá recomeçar da primeira frase. Vencerá o grupo que conseguir pronunciar corretamente todos os trava-línguas. Em cada papel deverá conter de um lado, uma parte da frase do trava-língua, e do outro lado, uma letra para identificar em qual trava-língua essa frase deverá ser colocado, e um número identificando a ordem que ela deverá entrar. Veja no exemplo a seguir:
A1 - Pedro tem o peito preto
A2 - O peito de Pedro é preto;
A3 - Quem disser que o peito de Pedro é preto,
A4 - Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
B1 - Um ninho de mafagafos,
B2 - com cinco mafagafinhos,
B3 - quem desmafagafizar os mafagafos,
B4 - bom desmafagafizador será.
C1 - Três tigres tristes
C2 - para três pratos de trigo.
C3 - Três pratos de trigo
C4 - para três tigres tristes.
Atividade 3
Para última atividade, os grupos irão se reunir e como desafio, terão que criar um trava-língua, seguindo os modelos dos trava-línguas das atividades anteriores, com sílabas e ritmos parecidos, no qual dificulta a pronuncia da pessoa. Esta criação devera ter certa coerência, isto é, a frase não poderá conter palavras “soltas”, sem ter sentido. Criado o trava-língua, os grupos irão trocar entre eles e depois pronunciarão os trava-línguas construídos.
No final, o professor reunirá a turma para uma avaliação.
Sites: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/travalingua.htm
Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:
1- qual foi a maior dificuldade encontrada para pronunciar os trava-línguas?
2- todos compreenderam o sentido da frase na primeira leitura, ou se preocuparam apenas com a pronuncia?
3- Qual foi a maior dificultade para criar um novo trava-língua?
Quatro estrelas 2 calificaciones
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05/02/2015
Quatro estrelasAdorei esta aula. Pura diversão , sem contar que é uma boa estratégia para desenvolver a memorização e o raciocínio.
20/06/2014
Quatro estrelasMuito boa atividades para usar em gincanas, gostaria de mais material dessa natureza para desenvolver atividades no campo de Acompanhamrnto Pedagógico do Programa Mais Educação