Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Se divertindo e exercitando a fala com os trava-línguas.

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- os trava-línguas uma das brincadeiras do folclore brasileiro.                    

- brincadeiras lúdicas com os “trava-línguas”, exercitando a fala e a leitura.                    

- cooperar com o colega para superar sua dificuldade e seguir a diante.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula, o professor trabalhará com um conteúdo folclore popularmente conhecido como Trava-Línguas. Existem diversas modalidades de parlendas, em prosas, versos, ou frases, ordenadas numa maneira que dificulta a pronuncia das pessoas, e como o próprio nome diz, fica difícil falá-las sem travar a língua. Este conteúdo ajudará o professor trabalhar a consciência fonológica, e a melhora da dicção e da leitura oral dos alunos, aliando tudo isso ao esforço físico.

Fonte: http://files.netbol.webnode.com.br/200000006-6cbc76db65/trava_linguas_FINAL_blog.jpg  

Antes do professor começar as atividades, ele poderá passar alguns vídeos divertidos sobre trava-lingua para os alunos. Vejam os exemplos a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=cADYXvMUvQE 

http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw 

Atividade 1 

Para primeira atividade o professor pedirá que a turma forme grupos de seis alunos. Em seguida, o professor explicará que o nome dessa brincadeira é “telefone sem fio”. Na primeira rodada, será escolhida uma frase para cada grupo, e esta frase estará dividida em seis partes, e distribuída uma parte para cada integrante do grupo. O professor indicará quem está com a primeira parte para começar, e este falará a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo deverá gravar a parte do colega e falar novamente para o novo colega ao seu lado, junto com a sua parte da frase. O terceiro colega deverá juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue até que o sexto aluno levante e fale para a turma a frase completa do grupo. O grupo que falar a frase certa marcará um ponto. O professor irá perceber que novos trava-línguas irão surgir, pois com certeza os alunos irão se confundir.

Veja abaixo as sugestões de trava-língua, divididas em seis partes, para esta atividade:

A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.

A Iara / agarra / e amarra / a rara / arara / de Araraquara.

Luzia lustrava / o lustre / listrado, / o lustre / listrado / Luzia.

O rato roeu / a roupa do rei / de Roma / e a rata roeu / a rolha da garrafa / da rainha.

O rato roeu / a roupa do Rei / da Rússia / que a Rainha, / com raiva, / resolveu remendar

Essa pessoa / assobia, / enquanto amassa / e assa / a massa /da paçoca de amendoim.

O cozinheiro / cochichou / que havia / cozido chuchu / chocho/ num tacho sujo.

O lavrador lavrense / estudou as livrilhas / e as lavrascas / no livro / do livreiro / de Lavras.

Pedro pediu / permissão para passar / pelo portão / para pegar / o pinto pelado / pelo pescoço.   

Atividade 2   

Mantendo os grupos da atividade anterior, o professor explicará que nessa atividade será realizada uma gincana. Os grupos estarão dispostos em colunas no final da quadra, e do outro lado da quadra, serão colocadas bexigas, contendo dentro delas, vários papéis com partes de frases de trava-línguas. O objetivo da gincana será correr até as bexigas, estourá-las, recolher os papéis, correr até a sua coluna, entregar para o responsável por montar os trava-línguas e quando todos estiverem corretos, deverão ser pronunciados por um integrante escolhido pelo grupo. Se em algum momento, o responsável por pronunciar o trava-língua errar a frase, ele deverá recomeçar da primeira frase. Vencerá o grupo que conseguir pronunciar corretamente todos os trava-línguas. Em cada papel deverá conter de um lado, uma parte da frase do trava-língua, e do outro lado, uma letra para identificar em qual trava-língua essa frase deverá ser colocado, e um número identificando a ordem que ela deverá entrar. Veja no exemplo a seguir:   

A1 - Pedro tem o peito preto

A2 - O peito de Pedro é preto;

A3 - Quem disser que o peito de Pedro é preto,

A4 - Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

B1 - Um ninho de mafagafos,

B2 -  com cinco mafagafinhos,

B3 - quem desmafagafizar os mafagafos,

B4 - bom desmafagafizador será.  

C1 - Três tigres tristes

C2 - para três pratos de trigo.

C3 - Três pratos de trigo

C4 - para três tigres tristes.

Atividade 3 

Para última atividade, os grupos irão se reunir e como desafio, terão que criar um trava-língua, seguindo os modelos dos trava-línguas das atividades anteriores, com sílabas e ritmos parecidos, no qual dificulta a pronuncia da pessoa. Esta criação devera ter certa coerência, isto é, a frase não poderá conter palavras “soltas”, sem ter sentido. Criado o trava-língua, os grupos irão trocar entre eles e depois pronunciarão os trava-línguas construídos.

No final, o professor reunirá a turma para uma avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:

1- qual foi a maior dificuldade encontrada para pronunciar os trava-línguas?

2- todos compreenderam o sentido da frase na primeira leitura, ou se preocuparam apenas com a pronuncia?

3- Qual foi a maior dificultade para criar um novo trava-língua?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.