09/12/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos.
2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina.
3. Analisar depoimentos de alunos quanto às sanções recebidas referentes a atos de indisciplina na escola.
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita. Sugerimos o acesso à aula “Indisciplina na sala de aula”, que busca ampliar o conceito de indisciplina, problematizando aspectos importantes relacionados a este tema.
Como atividade de sensibilização para o tema, inicie apresentando aos alunos a seguinte imagem:
Fonte: http://www.augustolaranja.com.br/midia_folhinhasala.htm (Matéria da Folha de São Paulo, caderno Cotidiano, 2007).
A seguir, pergunte: O que vocês acham desta mudança do espaço físico feita por esta escola para reduzir a indisciplina?
Após ouvir as opiniões dos alunos, proponha um momento para reflexão sobre as mudanças que vêm ocorrendo no contexto escolar ao longo do tempo, solicitando à turma que se divida em dois grupos. O grupo 1 deverá trocar ideias sobre como imagina a escola de ontem, de antigamente, tendo como referência leituras já feitas ou informações transmitidas por outras pessoas (avós, pais, tios etc) e o grupo 2 compartilhará opiniões acerca de como vê a escola de hoje, atual, ressaltando as mudanças que julgam mais significativas. Para isto, poderão considerar aspectos tais como: relação professor-aluno, relação entre alunos, relação entre professores, relação da direção com alunos e professores, espaço físico, papéis definidos ou não na escola; como a escola lida com a indisciplina (regras disciplinares, punições/sanções quanto aos atos de indisciplina); liberdade ou não de expressão, dentre outros.
Em seguida, pedir ao grupo 1 para montar uma cena representando a escola de ontem e ao grupo 2 caberá representar a escola atual. Para esta representação, poderão contar com a colaboração do professor de Educação Artística.
Na sequência, os grupos apresentam as cenas correspondentes a cada tipo de escola, sendo que professor e alunos poderão fazer comentários sobre o que sentiram, perceberam e pensaram em relação ao que assistiram.
Prosseguindo, o professor pergunta: A forma como a escola de vocês lida com a indisciplina se parece mais com a escola de antigamente, com a escola atual ou têm elementos semelhantes das duas?
Por fim, alunos e professor deverão fazer um paralelo entre a escola de ontem, a de hoje e a escola em que a turma estuda, destacando as punições/sanções praticadas em relação a atos de indisciplina. Esta produção poderá ser registrada em um cartaz a ser exposto na sala de aula.
Para ampliar a reflexão sobre o tema, o professor deverá solicitar aos alunos que se organizem em grupos. Proponha uma atividade com tirinhas em que o personagem Calvin vive situações consideradas como indisciplina em sala de aula. Para isto, distribua uma tirinha para cada grupo que deverá fazer a leitura e a discussão sobre a mensagem veiculada por ela e o que acham das atitudes das pessoas envolvidas em cada situação (Calvin, o personagem questionador e cheio de personalidade foi criado pelo cartunista norte-americano Bill Watterson, desde 1985).
TIRINHA 39
TIRINHA 57
TIRNHA 40
TIRINHA 47
TIRNHA 48
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml
Em seguida, cada grupo deverá socializar a sua tirinha e as discussões realizadas, podendo os colegas fazer comentários e acrescentar novos elementos ao debate.
Prosseguindo, o professor solicita à turma que destaquem as ideias comuns abordadas nas tirinhas apresentadas.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá fazer as seguintes perguntas: As atitudes de Calvin podem ser consideradas como indisciplinadas? Por quê? Houve sanções/punições para as atitudes de Calvin em sala de aula? Quais foram elas? Estas punições também são utilizadas em sua escola? Há outros tipos de punições usadas em sua escola? Quais? Quem conhece ou já ouviu falar sobre o regimento escolar? Vocês sabem o que é um regimento escolar? Para que serve? Vocês sabem quais são as regras disciplinares contidas no regimento de sua escola?
Anotar as hipóteses dos alunos em relação ao conceito e função do regimento escolar
Dando continuidade, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo “Regimento escolar”, disponível no link
http://www.youtube.com/watch?v=HV6JVZAnt78
Após a exibição, peça aos alunos que estabeleçam relações entre as informações sobre regimento escolar apresentadas no vídeo e as hipóteses levantadas anteriormente por eles.
Na sequência, sugira um encontro da turma com o/a diretor/a ou outro profissional da escola que responda pelas questões disciplinares, para conhecer melhor e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. Para isto, professor e alunos deverão formalizar o convite, com data, horário e local previamente estabelecidos por eles. Neste encontro, ao final da exposição do profissional da escola, os alunos poderão fazer perguntas, esclarecer dúvidas e realizar uma análise crítica das regras disciplinares e suas respectivas sanções contidas no regimento escolar.
Professor, para complementar ideias sobre regimento escolar, você poderá acessar os sítios abaixo:
http://www.kalilapinto.com/regimento_escolar.html Regimento Escolar
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?reg=2&p_secao=29 Roteiro Regimento
Dando prosseguimento, proponha para a turma investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras da escola quanto à indisciplina. Nesse sentido, deverão entrevistar alunos de outras turmas e professores de diferentes áreas de conhecimento da escola (poderão trabalhar com amostra referente a cada segmento a ser entrevistado). As respostas poderão ser registradas em folha, gravadas ou filmadas, tendo o consentimento dos entrevistados.
Sugestão de perguntas para a entrevista:
. Você conhece o Regimento Escolar de sua escola? Sabe quais são as regras disciplinares contidas neste regimento?
. Você concorda com as punições utilizadas pela escola em relação aos atos de indisciplina? Por quê?
. Você sugere outras formas de se lidar com a indisciplina na escola? Aponte-as.
Com a colaboração dos professores das áreas de Matemática e de Língua Portuguesa, a turma deverá fazer análises quantitativas e qualitativas das respostas obtidas, de forma a compreender como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. Esta análise deverá ser divulgada para toda a comunidade escolar em murais, no jornalzinho da escola e em “reuniões pedagógicas”, a fim de possibilitar discussões quanto aos princípios que regulam as proibições e as respectivas punições e encaminhamento de novas propostas para lidar com a indisciplina no contexto escolar.
O professor deverá solicitar aos alunos que formem duplas. Cada dupla receberá um depoimento de aluno referente às sanções recebidas devido a atos de indisciplina na escola, para ser analisado de forma crítica. Esta análise poderá considerar aspectos tais como: os atos de indisciplina, sanções recebidas, sentimentos decorrentes destas punições, dentre outros. Um mesmo depoimento poderá ser analisado por mais de uma dupla, possibilitando a expressão de diversos olhares para uma mesma situação.
Sugestão de depoimentos:
"Lá na minha escola, pela menor coisa, havia o castigo. Nós podíamos optar entre copiar tantas linhas, ou decorar. Uma coisa terrível!"
“Eu estava mal em matemática. Eu estava fazendo muita coisa errada na aula. O professor me mandou fazer 180 exercícios numa semana e eu tinha que fazer, se não me engano, 40 exercícios por dia. Eu ficava com a cabeça quente com tanto exercício...”
Fonte: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_PereiraMJ_1.pdf
“Só vai parar a bagunça quando cada um começar a se olhar. A gente só vai aprender quando começar a ser punido, precisa ser mais severo o professor. Só ser legal as pessoas não valorizam. O professor tem que ter mais autoridade. Tipos de punição: tirar a aula de Educação Física, chamar os pais, ir aumentando as punições. O mundo sem regras não funciona”.
“Muita conversa. Tem que conscientizar que estão errados. Tem que punir. Dar uma ocorrência. Chamar os pais. Dar três dias de suspensão. Tem que trazer o pai e colocar na classe na frente dos alunos e falar para eles”.
“Muita conversa. Deixar um aluno responsável para ver quem está conversando e avisar o professor para ele colocar para fora. Acho que os pais têm que vir assistir às aulas. Deve deixar sem Educação Física e sem recreio”.
“A gente quer parar de conversar. A gente quer, mas às vezes não dá. Se eu quiser parar, tentar, aí não dá porque os outros não param. Mas eu não tenho conseguido fazer isso. Sugestão: separar os alunos para melhorar”.
Fonte: http://www.uniube.br/propep/mestrado/revista/vol04/10/art02.htm
“Para mim a escola sempre foi um lugar de terror, porque sempre que não me comportava na sala de aula eu era surpreendida antes da saída para o intervalo, pois não poderia participar do recreio que era a parte que eu mais gostava, ouvia um sermão da professora depois ficava presa na sala escrevendo uma frase várias vezes: Se não me comportar na próxima aula ficarei sem intervalo”.
Fonte: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=878
Após este momento, cada dupla deverá socializar o depoimento lido e a análise realizada, podendo os colegas tecer comentários sobre o que foi apresentado. O professor deverá instigar a turma a discutir o posicionamento dos depoentes frente às sanções sugeridas por eles e recebidas de professores, de forma crítica.
Em seguida, o professor pergunta aos alunos: Vocês já vivenciaram na escola alguma situação parecida com as relatadas por estes alunos? Como foi? Como se sentiram? As punições recebidas na escola têm ajudado vocês a alterar os comportamentos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola? Por quê? Quais punições vocês consideram justas? E injustas? Quais atitudes contribuem com a disciplina na sala de aula e em outros espaços da escola? O que ainda é preciso fazer para se evitar atos de indisciplina na escola?
Prosseguindo, professores e alunos poderão propor um momento para compartilhar com a comunidade escolar o tema tratado em sala de aula. Assim, em um local apropriado da instituição, poderão apresentar as cenas criadas por eles em relação à escola de antigamente e a escola atual. Ao final da apresentação, abrir espaço para debate sobre este tema tão polêmico!
Neste momento, poderão sugerir outros encontros com a comunidade escolar, para discutir de maneira mais ampla a forma como a escola tem lidado com a indisciplina e se necessário, rever o Regimento Escolar, tendo em vista que a escola é um espaço de aprendizagem, de discussão, de investigação de novas possibilidades, em que deve ser preservada a postura ética no trabalho cotidiano.
Professor, sugerimos abaixo links relacionados a textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-25551998000200011&script=sci_arttext A indisciplina e a escola atual
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/indisciplina-desafio-em-sala-de-aula-e-na-escola/23657/ INDISCIPLINA: DESAFIO EM SALA DE AULA E NA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/fala-mestre-yves-la-taille-466838.shtml Yves de La Taille: "Nossos alunos precisam de princípios e não só de regras"
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/indisciplina-escolar.htm Indisciplina Escolar
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-pertinencia-relacao-professor-x-alunouma-analise-.htm A pertinência da relação Professor X Aluno – Uma análise disciplinar
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplina-autoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml Como se resolve a indisciplina?
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/repensar-indisciplina-gestao-equipe-comportamento-respeito-autonomia-504350.shtml Projeto institucional: repensar a indisciplina
http://www.canalcolaborativo.com.br/bap/detalharProjetoAction.do?actionType=iniciar&idBap=416&origem=telaPrincipalEducador Projeto: Indisciplina! O que fazer?
http://www.youtube.com/watch?v=wcuUwCnfjBo Ana Aragão - A confusão das regras no combate à indisciplina. Neste vídeo, a professora Ana Aragão, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da Unicamp, relata e analisa três casos de conflito na escola conduzidos de maneira equivocada por professores e gestores.
http://www.youtube.com/watch?v=rPrrUnBteho&feature=related Disciplina na escola
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/10/mae-obrigada-acompanhar-filha-nas-aulas-teve-que-deixar-emprego.html Reportagem TV Globo – 15/10/2010
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: representar a escola de antigamente e de hoje; realizar análise crítica das regras disciplinares e suas respectivas sanções contidas no regimento escolar; investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina; realizar análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos nas entrevistas; analisar depoimentos de alunos quanto às sanções recebidas referentes a atos de indisciplina na escola; participar de forma crítica dos debates referentes ao tema.
Quatro estrelas 7 calificaciones
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04/03/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa sugestão de aula. Irei procurar trabalhar este tema com os meus alunos, pois é visível a falta de disciplina na minha nova turma de diretor de turma. Parabéns pelo belíssimo tema e as orientações bastante rica e conscientizadoras para a nossa educação atual.
02/10/2012
Cinco estrelasadorei a sugestao da aula. vou usa-la com uma turma de alunos da 7 º serie que é muito complicada. vou mudar algumas coisas (adaptaçao ao nivel da turma). mas é muito bom esse portal. Adorei. Obrigada
10/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a orientação. Aplicável e com resultados excelentes. Foi uma ótima discussão e até com ótimas ideias dos alunos para acrescentarmos no plano diretor/regimento da escola.
29/02/2012
Cinco estrelasO tratamento dado ao tema, que está por toda parte, é rico e permite o envolvimento de todos os interessados.As estratégias, recursos da aula e complementare são muito interessantes ! Gostei muito!!!!
02/08/2011
Cinco estrelasSábias palavras colocadas nessa matéria, devemos sempre aproveitar espaços liberados á leitura de conhecimentos e aproveitando para reflexão de atos pessoal que nos engrandecem como profissional e ser humano...Obrigada. Abraço
19/05/2011
Quatro estrelasAchei a aula da professora Gláucia interessante,pois aborda um tema muito importante na vida escolar que é o regimento. Gostei da forma como foi abordado o tema.Obrigada.
19/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da proposta de trabalho apresentada pela profa. Gláucia. Farei algumas adaptações para tratar desta questão tão importante com meus alunos. Obrigada.