Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O MANGUE: UM ECOSSISTEMA PRODUTIVO.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que os seres vivos do mangue têm necessidades semelhantes, como: alimentação, respiração e reprodução;
  • Deduzir quais as relações estabelecidas por um conjunto de seres vivos entre si em um manguezal e sua interação com esse ambiente físico;
  • Interpretar o funcionamento de um manguezal, para compreender que os seres vivos e o ambiente sofrem mudanças ao longo do tempo.  
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que são seres vivos.

Entender o que são Relações entre  seres vivos;

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Conhecendo o mangue por meio de vídeos.

1º Momento: Professor inicie a aula mostrando os vídeos de manguezais para seus alunos e oriente-os a destacar a  importância da fauna para o meio ambiente. Solicite que  observem quais animais aparecem nestes vídeos. Em seguida, na roda vão listando o nome dos animais que observaram e fazem uma discussão em prol da preservação desses seres para o equilíbrio da vida na terra.

Sugestões:

 http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=LwqXQhuK4q0&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=DHNEtsBkyRg&feature=related

2º Momento:  Oriente seus alunos para confrontar as necessidades dos seres vivos observados no vídeo e descobrir  as semelhanças, como: alimentação, respiração e reprodução, destacando, assim, o que é comum entre os seres que fazem parte daquele ecossistema. Depois pode pedir que leiam um texto que trate da importância do mangue. Ao final das leituras, os alunos fazem uma discussão no grande grupo para socializar os seus achados. Poderão criar o seguinte quadro:

Gravura do animal

Nome do animal

Alimentação

Respiração

Reprodução

Sugestão: Manguezal

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atividade 2 -     Ler e pesquisar características dos manguezais e das espécies que nele habitam.

 1º momento –  Inicie com a seguinte questão: o que encontramos nos manguezais? Todos os manguezais são iguais? Têm as mesmas espécies de seres vivos?  Quais os seres vivos que podemos ver a olho nu nos manguezais. A partir dessa listagem os alunos podem agrupar os animais e vegetais pelas semelhanças.  O procedimento para esse tipo de atividade será o seguinte:   

  • Ler o texto Manguezais: zonação e marés;
  •  Destacar as características dos manguezais e diferenciá-los pela localização, pelo tipo de sedimentação, pela fauna, pela flora;
  • Destacar as características da vegetação: mangue vermelho, tinteira,  siriúba e  de botão;
  • Agrupar os animais pelas características comuns.  

Observação: o trabalho é realizado em duplas e o professor assiste cada dupla, ajudando na organização das informações.

2º momento - Professor ajude os alunos a construir uma ficha de orientação da atividade seguinte, a observação em um manguezal. Na ficha os alunos escrevem as características de cada tipo de manguezal, as características dos seres que poderão observar no manguezal (animais e plantas) e discutem a forma de utilizar a ficha para identificar o tipo de manguezal que vão observar e as espécies que poderão encontrar. Nessa atividade, ajude os alunos a fazer a diferenciação entre árvores e arbustos, para a  identificação da vegetação do mangue de forma correta.  

http://www.manguezais.vilabol.uol.com.br/manguezal/zonacao.html 

Atividade 3 - Conhecendo o manguezal ao vivo

1º Momento:  Professor realize uma aula passeio com os alunos. Você e os alunos podem ir ao manguezal para poder verificar os seres vivos observáveis no espaço físico do mangue e deduzir as relações nesse ecossistema. O professor deve ter conhecimento para que durante a aula-passeio ajude os alunos com a ficha orientadora, para que  os alunos consigam realizar a atividade de identificação do manguezal e das espécies  encontradas nesse espaço físico.   

4º Momento:  Nesse momento, as crianças escrevem um texto coletivo sobre a aula-passeio realizada ao mangue. Elabora-se o texto numa cartolina e colocam-se as fotos ao lado e expõem para que outras crianças saibam da importância do mangue e de sua preservação

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Apropriar-se da habilidade de comparar as necessidades dos seres vivos do mangue e encontrar as semelhanças, como: alimentação, respiração e reprodução;

- Apropriar-se de conhecimentos para compreender as relações estabelecidas por um conjunto de seres vivos entre si em um manguezal e sua interação com esse ambiente físico;

- Apropriar-se de conhecimentos para compreender o funcionamento de um manguezal, entendendo que os seres vivos e o ambiente sofrem mudanças ao longo do tempo.

Opinião de quem acessou

Uma estrela 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.