26/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Saber o que são seres vivos.
Entender o que são Relações entre seres vivos;
1ª Atividade: Conhecendo o mangue por meio de vídeos.
1º Momento: Professor inicie a aula mostrando os vídeos de manguezais para seus alunos e oriente-os a destacar a importância da fauna para o meio ambiente. Solicite que observem quais animais aparecem nestes vídeos. Em seguida, na roda vão listando o nome dos animais que observaram e fazem uma discussão em prol da preservação desses seres para o equilíbrio da vida na terra.
Sugestões:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LwqXQhuK4q0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DHNEtsBkyRg&feature=related
2º Momento: Oriente seus alunos para confrontar as necessidades dos seres vivos observados no vídeo e descobrir as semelhanças, como: alimentação, respiração e reprodução, destacando, assim, o que é comum entre os seres que fazem parte daquele ecossistema. Depois pode pedir que leiam um texto que trate da importância do mangue. Ao final das leituras, os alunos fazem uma discussão no grande grupo para socializar os seus achados. Poderão criar o seguinte quadro:
Gravura do animal |
Nome do animal |
Alimentação |
Respiração |
Reprodução |
|
|
|
|
|
Sugestão: Manguezal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal - Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atividade 2 - Ler e pesquisar características dos manguezais e das espécies que nele habitam.
1º momento – Inicie com a seguinte questão: o que encontramos nos manguezais? Todos os manguezais são iguais? Têm as mesmas espécies de seres vivos? Quais os seres vivos que podemos ver a olho nu nos manguezais. A partir dessa listagem os alunos podem agrupar os animais e vegetais pelas semelhanças. O procedimento para esse tipo de atividade será o seguinte:
Observação: o trabalho é realizado em duplas e o professor assiste cada dupla, ajudando na organização das informações.
2º momento - Professor ajude os alunos a construir uma ficha de orientação da atividade seguinte, a observação em um manguezal. Na ficha os alunos escrevem as características de cada tipo de manguezal, as características dos seres que poderão observar no manguezal (animais e plantas) e discutem a forma de utilizar a ficha para identificar o tipo de manguezal que vão observar e as espécies que poderão encontrar. Nessa atividade, ajude os alunos a fazer a diferenciação entre árvores e arbustos, para a identificação da vegetação do mangue de forma correta.
http://www.manguezais.vilabol.uol.com.br/manguezal/zonacao.html
Atividade 3 - Conhecendo o manguezal ao vivo
1º Momento: Professor realize uma aula passeio com os alunos. Você e os alunos podem ir ao manguezal para poder verificar os seres vivos observáveis no espaço físico do mangue e deduzir as relações nesse ecossistema. O professor deve ter conhecimento para que durante a aula-passeio ajude os alunos com a ficha orientadora, para que os alunos consigam realizar a atividade de identificação do manguezal e das espécies encontradas nesse espaço físico.
4º Momento: Nesse momento, as crianças escrevem um texto coletivo sobre a aula-passeio realizada ao mangue. Elabora-se o texto numa cartolina e colocam-se as fotos ao lado e expõem para que outras crianças saibam da importância do mangue e de sua preservação
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Apropriar-se da habilidade de comparar as necessidades dos seres vivos do mangue e encontrar as semelhanças, como: alimentação, respiração e reprodução;
- Apropriar-se de conhecimentos para compreender as relações estabelecidas por um conjunto de seres vivos entre si em um manguezal e sua interação com esse ambiente físico;
- Apropriar-se de conhecimentos para compreender o funcionamento de um manguezal, entendendo que os seres vivos e o ambiente sofrem mudanças ao longo do tempo.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2011
Uma estrelaeu acho que tinha que ter texto não figuras penssem mais