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Desenho e pintura - Sons e imagens possibilidades de composição

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber sons exteriores e interiores através do exercício de relaxamento;
  • Desenhar os sons percebidos, dando-lhes forma;
  • Criar uma composição com os desenhos dos sons;
  • Pintar e expor os trabalhos;
  • Avaliar o processo de transformar som em imagem.
Duração das atividades
• 04 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •   Sobre desenho;
  •   Sobre pintura.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Providenciar para esta aula colchões para que os alunos possam deitar, pranchetas em quantidade que atenda a todos os alunos, lápis HB, folhas de papel sulfite A4;
  • Antes do início da aula escolher no pátio da escola um lugar agradável, de pouca circulação, que tenha sombra e distribuir os colchões neste local;
  • Levar os alunos para um passeio no pátio da escola e dizer que esta aula será realizada neste local;
  • Conversar com os alunos, dizendo que esta aula exigirá deles muita atenção e silêncio, pois o exercício de relaxamento exigirá concentração, memória e apuração do sentido da audição;
  • Convidar os alunos a escolherem um colchão para deitar;
  • Dizer aos alunos que deverão permanecer em silêncio e acompanhar as orientações da professora;
  • Falar para os alunos fecharem os olhos e respirarem 3 vezes, profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente, de forma a relaxar o corpo até senti-lo pesado sobre o colchão;
  • Pedir aos alunos que fiquem atentos aos ruídos que vem de fora da escola;
  • Solicitar aos alunos que, dentre todos os ruídos, concentrem-se em um só, procurando identificar de onde vem e por qual objeto é, possivelmente, produzido, guardando este barulho na memória;
  •  Repetir este exercício, com os alunos, por 3 vezes, orientando-os guardarem na memória 3 ruídos diferentes;
  • Pedir  aos alunos que abram os olhos e desenhem ou escrevam na folha de papel sulfite, com lápis HB, os nomes dos 3 objetos que imaginem ter causados os ruídos identificados;
  • Solicitar aos alunos que desenhem  ou escrevam na folha sulfite como imaginam estes objetos, suas cores, seus tamanhos, seus usos e, principalmente, seus sons;
  • Falar para os alunos deitarem novamente sobre os colchões, para a realização da mesma atividade, com o intuito de captar os sons produzidos pelos seus próprios organismos, gravando as impressões na folha de papel sulfite;
  • Dedicar para este exercício, aproximadamente, um minuto e meio;
  • Escutar dos alunos os sons produzidos fora da escola e os produzidos por seus órgãos;
  • Solicitar aos alunos que falem sobre a experiência vivenciada e que troquem entre si as percepções obtidas;
  • Dizer aos alunos que recolham os colchões, levando-os para a sala de aula;
  • Arquivar as anotações dos alunos, as quais deverão estar devidamente assinadas e datadas.

 Aula 2 

  • Entregar para os alunos os registros em desenho e as anotações sobre os sons anotados na aula anterior;
  • Distribuir uma outra folha de papel sulfite para cada aluno e dizer que sobre esta eles deverão elaborar um desenho, tendo como referência as anotações dos seis sons registrados na aula anterior;
  • Acompanhar a elaboração dos desenhos dos alunos, orientando-os na sua construção imagética;
  • Aproveitar o momento de criação e conversar com os alunos sobre as dificuldades e facilidades que aparecerem no decurso do trabalho;
  • Reservar os desenhos para a próxima aula.

 

 Aula 3

  • Distribuir sobre as mesas da sala de aula telas para pintura no tamanho 30 x 20 cm, papel carbono amarelo, lápis, pincéis, potes com água, retalhos ou papel toalha, tinta acrílica de diferentes cores;
  • Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior, pedindo-lhes que os reproduzam sob a tela por meio de papel carbono amarelo;
  • Fixar uma das extremidades do desenho do aluno sobre uma das extremidades da tela, com fita adesiva, de modo que o desenho ocupe toda a área da tela do aluno;
  • Colocar entre o desenho e a tela a folha de carbono amarela, de forma a possibilitar a transposição da imagem para tela;
  • Falar para os alunos pintarem os desenhos, pintando primeiro o fundo da imagem;
  • Acompanhar a pintura dos alunos, orientando-os quanto às suas dúvidas durante o percurso da pintura.

 Aula 4 

Foto: Acervo Marileusa Reducino

  • Expor as pinturas, formando um painel nos corredores da escola para que seja apreciado pela comunidade escolar;
  • Solicitar aos alunos que, frente às pinturas, relatem sobre a experiência de transformar som em imagem, falem de suas dificuldades e facilidades e avaliem o resultado de seu trabalho, dizendo se o que imaginaram foi conseguido em seu produto final.  
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados pelo professor durante todo o processo compreendido entre o exercício de relaxamento, os desenhos dos sons percebidos, a criação de sua composição e o resultado da pintura em acrílica sobre tela. Além disso, os alunos se auto avaliarão durante a exposição das pinturas quando deverão relatar sobre o seus envolvimentos com o processo e a proximidade ou distanciamento entre as propostas e os resultados obtidos.
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