Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propagandas enganosas – a credibilidade do discurso

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • interpretar textos de propaganda;
  • perceber incoerências visíveis no discurso e as possíveis interpretações que podem ser feitas a partir da observação delas;
  • identificar incoerências subentendidas no texto, definindo o público-alvo e o conceito pré-estabelecido do consumidor.
Duração das atividades
seis aulas: cinco de 1hora e 40 minutos e uma de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos apresentem as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos orais e escritos e importante que eles compreendam também informações implícitas nos textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min.

Professor/a,

Leve os alunos para o laboratório de informática da escola ou projete no quadro (utilizando data show) os vídeos indicados abaixo. Eles são uma coletânea de comerciais antigos de marcas de cigarro, nos quais o fumo é associado à liberdade, à pratica de esportes, à virilidade, ao charme, à juventude...

Vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=YPnxqgFrpW8&feature=related  - acesso em 19-10-10, propaganda do cigarro Vila Rica estrelada por Gerson.

Vídeo 2

http://www.youtube.com/watch?v=LHy7RXJ7W8Y&feature=related  - acesso em 19-10-10, propagandas de várias marcas de cigarro.

Em seguida, converse com os alunos sobre os vídeos e faça-lhes, oralmente, as seguintes perguntas:

  1. Qual o objetivo dos comerciais apresentados nos vídeos?
  2. Para que público eles estavam direcionados?
  3. Que recursos foram utilizados nos dois primeiros vídeos para vender o produto?
  4. Os comerciais assistidos são atuais ou antigos?

Espera-se os alunos percebam que as propagandas em questão têm como objetivo convencer homens e mulheres a consumirem as marcas de cigarro anunciadas, relacionando o fumo ao prazer, à liberdade, à virilidade e ao esporte. Eles também deverão concluir que os anúncios não são atuais, pois hoje a sua veiculação está proibida por lei.

Importante: As perguntas devem ser inseridas no decorrer da conversa da turma sobre os vídeos, e não apresentadas como um questionário.

Depois dessa conversa inicial, apresente um terceiro vídeo, dessa vez contrário ao fumo, coloque os alunos em pequenos grupos e peça que eles o analisem e o comparem com os vídeos anteriores. Proponha a produção de um parágrafo no qual os alunos deverão comentar as seguintes questões:

  1. Qual, ou quais, dos vídeos apresentam propagandas enganosas sobre o cigarro? Expliquem.
  2. Que recursos o Ministério da Saúde utilizou para convencer os jovens a não fumarem?

Espera-se que eles apontem os dois primeiros vídeos como propagandas enganosas das marcas de cigarro, devido ao fato de associarem o vício a coisas positivas e não às doenças provocadas pelo hábito de fumar. No primeiro, inclusive, Gerson afirma que o cigarro Vila Rica não irrita a garganta, dando a entender que apenas os outros fazem mal à saúde. Quanto ao terceiro vídeo, eles deverão perceber que o anúncio do Ministério da Saúde utiliza as ideias da liberdade e da juventude como recursos para convencer os jovens a não começarem a fumar.

Observação: Caso seja necessário, oriente os alunos sobre a organização dos parágrafos.

Vídeo 3

http://www.youtube.com/watch?v=XXXCTLZQ6JM&feature=related - acesso em 19-10-10, campanha do Ministério da saúde contra o tabagismo.

Professor/a, aproveite esta aula para enfatizar com os alunos os malefícios provocados pelo fumo.

Segunda aula - 50 min.

Disponha a turma em círculo e solicite que cada grupo apresente oralmente o parágrafo produzido na aula anterior. Ao final das apresentações, deixe que os alunos comentem as conclusões a que chegaram e exponham suas opiniões sobre a proibição da veiculação de propagandas de cigarro na mídia. Em seguida, distribua para cada um o texto indicado abaixo e peça que o leiam com atenção:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u638407.shtml  - acesso em 19-10-10,  Propaganda de cigarro já teve bebê e médico, mostra exposição em SP ( Folha de São Paulo)

Peça que cada aluno elabore três perguntas sobre o texto em uma folha avulsa. Terminada a atividade, recolha as folhas, corrija as perguntas e escolha as duas melhores de cada um para uma dinâmica a ser realizada na próxima aula.

Terceira aula - 1 h e 40

Entregue as perguntas, já corrigidas, para os alunos e peça que eles passem-nas a limpo, fazendo as alterações necessárias. Solicite que eles releiam o texto da aula anterior.

Em seguida, disponha-os novamente em círculo e proponha a seguinte dinâmica:

  • ao centro do círculo deverá ser colocado um objeto comprido (uma régua por exemplo);
  • em uma das pontas deverá ter a letra P (de pergunta) e na outra a letra R (de resposta);
  • o objeto deverá ser girado para indicar quem fará a pergunta e quem responderá (como em um jogo da verdade);
  • caso o aluno não saiba responder, um colega poderá ajudá-lo.

Faça mediações no jogo, comentando as perguntas e as respostas e sempre chamando atenção para o discurso presente nas propagandas de cigarro mencionadas no texto. Leve os alunos a perceber, através do texto que tal discurso é pautado na omissão de informações e na ambiguidade.

Em seguida, projete no quadro o texto indicado abaixo, leia-o e discuta o seu conteúdo com os alunos. Chame a atenção deles para as imagens:

  •  pessoas com problemas graves de saúde provocados pelo tabagismo;
  •  propagandas, que mostram maços de cigarros antigos associando o fumo até à saúde.

Convide o professor de Ciências da escola para participar das discussões dessa aula, mais uma vez chamando a atenção dos alunos para os malefícios provocados pelo fumo.

http://veja.abril.com.br/230800/p_104.html - acesso em 19-10-10,   Fumo sob fogo cerrado (O projeto de lei contra o anúncio de cigarros fortalece a cruzada antitabagista e desafiao poder da indústria).

Quarta aula - 1h e 40 min.

Proponha aos alunos a produção de um texto no qual eles respondam às seguintes questões:

  • As propagandas de cigarro antigas influenciavam as pessoas a fumar?
  • Que recursos eram utilizados para que as campanhas tabagistas obtivessem êxito?
  • Por que atualmente a veiculação dessas propagandas é proibida por lei?

Em seguida, solicite que os alunos leiam para você e os colegas os textos que produziram na aula anterior.

Peça que a turma escolha um dos textos para ser reescrito coletivamente e enviado para o site indicado abaixo.

http://www.cigarro.med.br/ - acesso em19-10-10, site dedicado à campanha antitabagista.

Faça a reescrita do texto no quadro com os alunos e solicite que o autor digite-o e o envie para o seu e-mail, a fim de uma última revisão.

Observação: Você deverá apenas conduzir a atividade de reescrita, caberá aos alunos fazerem as sugestões de reelaboração do texto.

Quinta aula - 1h e 40 min.

Inicie esta aula projetanto as imagens abaixo e pedindo que os alunos identifiquem por que são propagandas enganosas:

http://finanmaster.com.br/emprestimos.htm - acesso em 19-10-10 

Espera-se que os alunos percebam que não há tranquilidade alguma em se fazer um empréstimo em uma financeira, pois isso representa uma dívida e não, como sugere a propaganda, a solução para os problemas.

http://www.jblog.com.br/rioacima.php?blogid=113&archive=2009-07 - acesso em 19-10-10 

Neste caso, o problema é a total impossibilidade de que a promessa se cumpra.

Em seguida, coloque-os em grupos e distribua revistas femininas com muitas propagandas de champu, perfume, remédios e aparelhos para emagrecer, bermudas e cintas que mudam o corpo instantaneamente. Leve também panfletos de financeiras, revendedoras de carro, construtoras, cartomantes...

Solicite que cada grupo escolha uma propaganda para analisar, respondendo às seguintes questões:

  • Qual o produto ou serviço anunciado?
  • Qual o público alvo da propaganda?
  • Que recursos foram utilizados para convencer o consumidor a adquirir aquele produto?
  • Ocorre, na propaganda analisada, omissão de informações, ambiguidades ou exageros? Se houver, explique.

Terminada a tarefa, os alunos deverão apresentar as propagandas analisadas e a as conclusões a que chegaram para os colegas.

Sexta aula - 1h e 40 min.

Mantenha os grupos formados na aula anterior e leve-os para o laboratório de informática.

Pesquisem textos e imagens sobre propagandas enganosas, utilizando o Google.

http://www.google.com.br/ - acesso em 08-12-10 

Elabore, coletivamente com a turma, um roteiro para uma pequena apresentação oral (aproximadamente 10 minutos) sobre o tema propaganda enganosa.

Em seguida, ensaie com os grupos a apresentação.

Converse com os outros professores da escola e peça sua autorização para que os grupos apresentem a palestra às outras turmas.

Recursos Complementares

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=702 - acesso em 19-10-10, texto sobre propaganda enganosa.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/05/14/procon-rj-notifica-nestle-por-propaganda-enganosa-na-bebida-alpino-916584728.asp - acesso em 19-10-10, exemplo de ação contra propaganda enganosa.

Avaliação

Professor/a

Avalie os alunos durante todo o processo de desenvolvimento das atividades. Leve em conta seu comprometimento, a expressão oral e escrita e a compreensão das informações implícitas nos vídeos e imagens das propagandas.

Com relação à palestra organizada na última aula, avalie a participação dos grupos na apresentação e peça que os alunos da plateia também o façam, por escrito, levando em conta a clareza da apresentação.

Com as avaliações da plateia em mãos, converse com os alunos sobre os objetivos alcançados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcia Betania, UERN , Rio Grande do Norte - disse:
    tabuleiro1970@yahoo.com.br

    03/10/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante o trabalho com a temática, visto que possibilita múltiplas reflexões quanto à escravidão de nossos jovens aos apelos da mídia...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.