16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
É necessário que os alunos apresentem as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos orais e escritos e importante que eles compreendam também informações implícitas nos textos.
Primeira aula - 1h e 40 min.
Professor/a,
Leve os alunos para o laboratório de informática da escola ou projete no quadro (utilizando data show) os vídeos indicados abaixo. Eles são uma coletânea de comerciais antigos de marcas de cigarro, nos quais o fumo é associado à liberdade, à pratica de esportes, à virilidade, ao charme, à juventude...
Vídeo 1
http://www.youtube.com/watch?v=YPnxqgFrpW8&feature=related - acesso em 19-10-10, propaganda do cigarro Vila Rica estrelada por Gerson.
Vídeo 2
http://www.youtube.com/watch?v=LHy7RXJ7W8Y&feature=related - acesso em 19-10-10, propagandas de várias marcas de cigarro.
Em seguida, converse com os alunos sobre os vídeos e faça-lhes, oralmente, as seguintes perguntas:
Espera-se os alunos percebam que as propagandas em questão têm como objetivo convencer homens e mulheres a consumirem as marcas de cigarro anunciadas, relacionando o fumo ao prazer, à liberdade, à virilidade e ao esporte. Eles também deverão concluir que os anúncios não são atuais, pois hoje a sua veiculação está proibida por lei.
Importante: As perguntas devem ser inseridas no decorrer da conversa da turma sobre os vídeos, e não apresentadas como um questionário.
Depois dessa conversa inicial, apresente um terceiro vídeo, dessa vez contrário ao fumo, coloque os alunos em pequenos grupos e peça que eles o analisem e o comparem com os vídeos anteriores. Proponha a produção de um parágrafo no qual os alunos deverão comentar as seguintes questões:
Espera-se que eles apontem os dois primeiros vídeos como propagandas enganosas das marcas de cigarro, devido ao fato de associarem o vício a coisas positivas e não às doenças provocadas pelo hábito de fumar. No primeiro, inclusive, Gerson afirma que o cigarro Vila Rica não irrita a garganta, dando a entender que apenas os outros fazem mal à saúde. Quanto ao terceiro vídeo, eles deverão perceber que o anúncio do Ministério da Saúde utiliza as ideias da liberdade e da juventude como recursos para convencer os jovens a não começarem a fumar.
Observação: Caso seja necessário, oriente os alunos sobre a organização dos parágrafos.
Vídeo 3
http://www.youtube.com/watch?v=XXXCTLZQ6JM&feature=related - acesso em 19-10-10, campanha do Ministério da saúde contra o tabagismo.
Professor/a, aproveite esta aula para enfatizar com os alunos os malefícios provocados pelo fumo.
Segunda aula - 50 min.
Disponha a turma em círculo e solicite que cada grupo apresente oralmente o parágrafo produzido na aula anterior. Ao final das apresentações, deixe que os alunos comentem as conclusões a que chegaram e exponham suas opiniões sobre a proibição da veiculação de propagandas de cigarro na mídia. Em seguida, distribua para cada um o texto indicado abaixo e peça que o leiam com atenção:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u638407.shtml - acesso em 19-10-10, Propaganda de cigarro já teve bebê e médico, mostra exposição em SP ( Folha de São Paulo)
Peça que cada aluno elabore três perguntas sobre o texto em uma folha avulsa. Terminada a atividade, recolha as folhas, corrija as perguntas e escolha as duas melhores de cada um para uma dinâmica a ser realizada na próxima aula.
Terceira aula - 1 h e 40
Entregue as perguntas, já corrigidas, para os alunos e peça que eles passem-nas a limpo, fazendo as alterações necessárias. Solicite que eles releiam o texto da aula anterior.
Em seguida, disponha-os novamente em círculo e proponha a seguinte dinâmica:
Faça mediações no jogo, comentando as perguntas e as respostas e sempre chamando atenção para o discurso presente nas propagandas de cigarro mencionadas no texto. Leve os alunos a perceber, através do texto que tal discurso é pautado na omissão de informações e na ambiguidade.
Em seguida, projete no quadro o texto indicado abaixo, leia-o e discuta o seu conteúdo com os alunos. Chame a atenção deles para as imagens:
Convide o professor de Ciências da escola para participar das discussões dessa aula, mais uma vez chamando a atenção dos alunos para os malefícios provocados pelo fumo.
http://veja.abril.com.br/230800/p_104.html - acesso em 19-10-10, Fumo sob fogo cerrado (O projeto de lei contra o anúncio de cigarros fortalece a cruzada antitabagista e desafiao poder da indústria).
Quarta aula - 1h e 40 min.
Proponha aos alunos a produção de um texto no qual eles respondam às seguintes questões:
Em seguida, solicite que os alunos leiam para você e os colegas os textos que produziram na aula anterior.
Peça que a turma escolha um dos textos para ser reescrito coletivamente e enviado para o site indicado abaixo.
http://www.cigarro.med.br/ - acesso em19-10-10, site dedicado à campanha antitabagista.
Faça a reescrita do texto no quadro com os alunos e solicite que o autor digite-o e o envie para o seu e-mail, a fim de uma última revisão.
Observação: Você deverá apenas conduzir a atividade de reescrita, caberá aos alunos fazerem as sugestões de reelaboração do texto.
Quinta aula - 1h e 40 min.
Inicie esta aula projetanto as imagens abaixo e pedindo que os alunos identifiquem por que são propagandas enganosas:
http://finanmaster.com.br/emprestimos.htm - acesso em 19-10-10
Espera-se que os alunos percebam que não há tranquilidade alguma em se fazer um empréstimo em uma financeira, pois isso representa uma dívida e não, como sugere a propaganda, a solução para os problemas.
http://www.jblog.com.br/rioacima.php?blogid=113&archive=2009-07 - acesso em 19-10-10
Neste caso, o problema é a total impossibilidade de que a promessa se cumpra.
Em seguida, coloque-os em grupos e distribua revistas femininas com muitas propagandas de champu, perfume, remédios e aparelhos para emagrecer, bermudas e cintas que mudam o corpo instantaneamente. Leve também panfletos de financeiras, revendedoras de carro, construtoras, cartomantes...
Solicite que cada grupo escolha uma propaganda para analisar, respondendo às seguintes questões:
Terminada a tarefa, os alunos deverão apresentar as propagandas analisadas e a as conclusões a que chegaram para os colegas.
Sexta aula - 1h e 40 min.
Mantenha os grupos formados na aula anterior e leve-os para o laboratório de informática.
Pesquisem textos e imagens sobre propagandas enganosas, utilizando o Google.
http://www.google.com.br/ - acesso em 08-12-10
Elabore, coletivamente com a turma, um roteiro para uma pequena apresentação oral (aproximadamente 10 minutos) sobre o tema propaganda enganosa.
Em seguida, ensaie com os grupos a apresentação.
Converse com os outros professores da escola e peça sua autorização para que os grupos apresentem a palestra às outras turmas.
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=702 - acesso em 19-10-10, texto sobre propaganda enganosa.
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/05/14/procon-rj-notifica-nestle-por-propaganda-enganosa-na-bebida-alpino-916584728.asp - acesso em 19-10-10, exemplo de ação contra propaganda enganosa.
Professor/a
Avalie os alunos durante todo o processo de desenvolvimento das atividades. Leve em conta seu comprometimento, a expressão oral e escrita e a compreensão das informações implícitas nos vídeos e imagens das propagandas.
Com relação à palestra organizada na última aula, avalie a participação dos grupos na apresentação e peça que os alunos da plateia também o façam, por escrito, levando em conta a clareza da apresentação.
Com as avaliações da plateia em mãos, converse com os alunos sobre os objetivos alcançados.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2012
Quatro estrelasMuito interessante o trabalho com a temática, visto que possibilita múltiplas reflexões quanto à escravidão de nossos jovens aos apelos da mídia...