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O relato e a argumentação no gênero reportagem

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá avaliar o gênero reportagem em termos de tema, estilo e composição. Irá selecionar e analisar sequências  de relato e sequências de argumentação. Finalmente, aprenderá o que é ‘focalização’, um dos fatores de coerência textual. 

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 1° ano do ensino médio, familiarizados com o gênero reportagem.      

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2   

Professor: conduza seus alunos ao Laboratório de Informática. Promova uma motivação relacionada à campanha eleitoral, fazendo perguntas, como:

a) Quais foram os candidatos mais votados?

b) O que acharam dos programas na TV?

c) Assistiram a algum debate?

d) Que episódio mais chamou a atenção durante o 1º turno?

e) Sabem o que é o “ficha-limpa”?   

A seguir, projete imagens dos três candidatos mais votados: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Peça aos alunos que os identifiquem, informem o partido político de cada um deles e relatem alguma informação sobre cada candidato.  Nos endereços das fotos você encontra algumas informações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Serra

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva

Após a participação espontânea dos alunos, pergunte:

a) Qual foi o resultado das eleições?

b) Por que Marina Silva foi considerada um fenômeno das urnas?

c) Por que tanto PSDB quanto PT estão disputando o apoio de Marina?

d) Vocês acham que o eleitor de Marina votaria em um candidato apoiado por ela no segundo turno? 

Professor: feita essa discussão, peça aos alunos que acessem o texto Para onde vai Marina?  no site

http://www.istoe.com.br/reportagens/105219_PARA+ONDE+VAI+MARINA+

Espere até que todos visualizem o texto; leiam o título, o lide, vejam as fotos, o box.

Em seguida, aplique a atividade oral, abaixo. 

Atividade 1   

a) Onde foi publicado o texto? (Resp.: na revista ISTOÉ)

b) Quando? (Resp.: em 13/10/2010; após o 1º turno das eleições)

c) Reparem a foto de Marina. Ela sorri, escancaradamente, por quê?

d) O que diz a legenda da foto?

e) O que é fisiologismo? Tente responder considerando o próprio contexto linguístico da legenda.

(Resp.: “Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que as ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologismo  )    

f) Na legenda, a palavra ‘coerência’ está ligada às atitudes de Marina? Por quê?

g) De quem é a ‘voz’ dessa legenda? ( Resp.: da repórter que assina o texto)

h) Há outras fotos ilustrativas? (Resp.: sim, uma foto de José Serra)

i) Na legenda dessa outra foto também aparece a ‘voz’ da repórter? (Resp.: não, há uma fala do próprio Serra, extraída de um debate.)

j) Além das fotos, há outras ilustrações? (Resp.: sim, um box)

k) Qual é o título desse box? O que quer dizer ‘bandeiras’ nesse contexto?

(Resp.: refere-se aos principais pontos da campanha da candidata. Professor: faça a leitura desses pontos e verifique se seus alunos os compreenderam.)

l) Qual é o título do texto?

m) É possível compreendê-lo mesmo antes de lê-lo?

n) A palavra ‘onde’ sugere um lugar? (Resp.: literalmente, não, mas sugere caminho, escolha. ‘Onde’ diz respeito ao apoio de Marina a um partido/ candidato.)  

o) Vocês sabem o que é o lide? Identifique-o. Qual é a sua função?   

(Resp.: o lide acrescenta mais informação, fornece um breve resumo do texto, além de expressar uma opinião do repórter ao fato relatado. Na diagramação, ele fica logo abaixo do título.)

p) O lide esclarece melhor o título?

q) Após a leitura do lide e do box já é possível saber qual será o fato discutido?

(Resp.: sim, a discussão será em torno do apoio de Marina a um dos candidatos, no 2º turno. Segundo a repórter, há, por um lado, a pressão de partidários do PV que desejam apoiar o PSDB em troca de cargos; e de outro, a origem da formação política de Marina, que a impediria de aceitar essa barganha.)   

r) Considerando a sua experiência de leitor, qual é o gênero desse texto? (Resp.: uma reportagem).

s) A reportagem apenas relata, informa um fato? Ou também apresenta opinião?

(Resp.:a reportagem pode ter caráter opinativo, apresentando versões e opiniões diferentes sobre um mesmo fato.)

Professor: passe, agora, à leitura do corpo da reportagem, em voz alta. Como ela possui sete parágrafos, reserve os dois primeiros para você ler. Faça pausas, para discussão e compreensão.

Ao final do 1º parágrafo, pergunte:   

a) Como Marina manifestou o seu repúdio à oferta do PSDB?

(Resp.: ela disse: “Quem estiver oferecendo cargo não entendeu nada do que as urnas disseram”.)   

b) A partir dessa fala da candidata, que leitura os políticos deveriam ter feito?

(Resp.: que o povo está insatisfeito com o comportamento de muitos dos atuais políticos; rejeita conchavos, etc)   

c) Segundo a repórter, desde que Marina mantenha uma coerência com sua trajetória política, o que mais aquela fala pode representar?

( Resp.: que ela está mais próxima do pensamento do governo Lula.)     

d) Essa interpretação da fala de Marina é uma opinião da repórter ou um simples relato? (Resp.: é uma opinião da repórter.)   

e) Como ela sustenta essa opinião? (resp.: ela diz que analistas internacionais já anotaram esse possível desfecho, dando exemplo do jornal “Le Figaro”.)   

Ao final do 2º parágrafo, pergunte:   

a) No 2º parágrafo, a repórter, inicialmente, relata a crise no PV. O que está acontecendo nesse partido?   

b) Que consequência essa crise trará, segundo a repórter?

(Resp.: com essa crise, segundo opinião da repórter, Marina não poderá optar pela neutralidade, sob a pena de estar corroborando a adesão fisiológica do PV aos tucanos.)   

Professor: nesse ponto, chame a  atenção dos alunos para o fato de que a reportagem possui tanto sequências de relatos quanto sequências argumentativas. E que isso é perfeitamente normal, já que os textos são heterogêneos, ou seja, um único gênero pode apresentar sequências tipológicas diversas (narrativas/ relato, descritivas, argumentativas, injuntivas, expositivas, dialogais).     

Escolha cinco alunos para continuarem a leitura. A cada parágrafo lido, solicite que o próprio aluno manifeste o seu entendimento. Caso não queira ou tenha dificuldade, ajude-o formulando questões.

Por exemplo:   

Após o 3º parágrafo:    

a) O que é discutido nesse parágrafo? (Resp.: as questões que aproximam Marina das bandeiras do PT.)

b) Cite pelo menos um exemplo.

Após o 4º parágrafo:   

a) Qual é a ideia veiculada nesse parágrafo? (Resp.: ainda apresenta sinais que aproximam Marina do PT, porém, agora, os de ordem afetiva/emocional.)

b) Cite um exemplo.

Após o 5º parágrafo:   

a) Os 3º e 4º parágrafos apresentaram pontos de contato entre Marina e o PT. E agora, no 5º parágrafo, o que se discute?

(Resp.: pontos que distanciam Marina do candidato Serra.)

b) Dê um exemplo. (Resp.: a política tucana está atrelada aos líderes ruralistas do DEM.O Dem é um partido político; DEM é uma redução da palavra DEMOCRATA. Essa colocação deixa clara a ideia de que não há entendimento entre os ambientalistas e a bancada ruralista.)

c) Qual foi o ato falho (descuido) cometido por Serra?

(Resp.: ele admitiu que Marina e Dilma têm muita coisa parecida. Essa fala foi muito desfavorável a ele mesmo, que agora precisa do apoio de Marina.) 

Após o 6º parágrafo:

a) O que pensa o teólogo Leonardo Boff sobre os dois projetos em ação?

(Resp.: Serra representa um ideário de injustiças, da exclusão e da fome; o projeto do PT produziu inclusão e diminuiu o fosso entre ricos e pobres.)   

Após o 7º parágrafo:  

a) Esse parágrafo relata, especialmente, uma importante decisão tomada dentro do PV. Qual é ela?

(Resp.: debater pontos programáticos para levar aos candidatos do segundo turno.)

b) Cite um exemplo do que o PV pretende discutir com os candidatos.

Aulas 3 e 4

Professor : nesse início de aula explique aos seus alunos o que é 'focalização'. Use as informações abaixo.

 

Focalização:

A focalização tem a ver com a concentração dos usuários (produtor e receptor) em apenas uma parte do seu conhecimento e com a perspectiva da qual são vistos os componentes do mundo textual. Seria como uma câmera que acompanhasse tanto o produtor como o receptor no momento em que um texto é processado. O primeiro fornece ao segundo determinadas pistas sobre o que está focalizando, ao passo que o segundo terá de recorrer a crenças e conhecimentos partilhados sobre o que está sendo focalizado, para poder entender o texto (e as palavras que o compõem) de modo adequado. Devido ao Princípio da Cooperação, ambos os interlocutores vão agir como se estivessem focalizados semelhantemente...

Diferenças de focalização podem causar problemas sérios de compreensão, impedindo, por vezes, o estabelecimento da coerência. [...] (p. 72)

(Obs.: O Princípio da Cooperação, proposto por Grice, preconiza que "Quando duas pessoas interagem por meio da linguagem,

elas se esforçam por fazer-se compreender e procuram calcular o sentido do texto, partindo das pistas que ele contém e ativando seu conhecimento de mundo, da situação, etc." (p.80)

            (KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual.São Paulo: Contexto, 2001)

 

É certo que quase todos os fatores de coerência entram em ação quando lemos um texto: conhecimento de mundo, o conhecimento compartilhado (aquele que é comum entre os interlocutores), a situação de produção (por exemplo, o contexto imediato, referente às eleições; o contexto político-ideológico, que pressupõe as crenças assumidas pela revista que publicou a reportagem e pela repórter que a escreveu; as crenças dos leitores, das personalidades selecionadas que dão parecer, etc). E também a focalização.

Quando lemos a reportagem selecionada para essa aula, o tempo todo foi preciso estar atento às pistas fornecidas pelo produtor (repórter) para produzir o sentido. Por exemplo, o título e o lide, de imediato são responsáveis pela focalização, porque ativa e/ou seleciona conhecimentos de mundo arquivados na memória, criando expectativas sobre o conteúdo do texto.

Professor: na sequência, distribua a atividade abaixo, para ser feita em dupla, por escrito, em folha à parte. Recolha ao final da aula, para correção. Antes, discuta, oralmente, as questões propostas com os alunos.

Atividade 2

1) No primeiro parágrafo, em dado momento, a repórter diz que Marina vai tomar "o caminho da coerência com tudo que ela apresentou aos eleitores durante a campanha à Presidência". Essa colocação da repórter se deu em virtude de uma frase proferida por Marina. A frase foi a seguinte: "Quem estiver oferecendo cargo não entendeu nada do que as urnas disseram."

a) Quem estaria oferecendo cargos a Marina e ao PV?

b) Por que isso se deu?

c) O que Marina sinalizou com essa frase? (Resp.: que ela repudiou a oferta)

d) Para que a repórter, e nós, leitores, pudéssemos fazer essa interpretação foi necessário lançar mão da focalização?

(Resp.: sim. A frase proferida contém esse conteúdo implícito. Para compreendê-la, é preciso lançar mão do conhecimento de mundo, da situação de produção, da intenção da candidata. Quando fazemos isso, estamos em busca de um foco comum que vai permitir a compreensão da mensagem implícita.)

e) A frase de Marina leva a repórter a emitir uma opinião. Qual é ela?

(Resp.: mantendo coerência com sua trajetória política, Marina estará mais próxima do pensamento do governo Lula.)

f) Que argumento ela usou para sustentar essa opinião, nesse parágrafo?

2) Assinale, abaixo, outras questões que aproximam Marina das bandeiras do PT e que servem de sustentação à opinião da repórter.

(   ) A senadora Marina Silva sempre ressaltou, mesmo durante os debates, que o governo Lula foi o que mais criou políticas públicas voltadas para a erradicação da miséria e a sustentabilidade socioambiental.

(   ) Marina e seus amigos ambientalistas comungam dos mesmos ideais da bancada ruralista do DEM.

(   ) Marina ajudou a fundar o PT e sempre fez questão de deixar clara sua admiração pelo presidente, dizendo que Lula foi e ainda é inspiração para ela.

Recursos Complementares

Leia o artigo de Ruth de Aquino publicado na revista Época

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI174473-15230,00.html

Avaliação

Leia o fragmento abaixo retirado da reportagem.

A Marina participou dos dois programas de governo do PT, em 2002 e 2006, e o partido conservou os núcleos de meio ambiente que ela alimentava”, disse à ISTOÉ o coordenador de políticas públicas do Greenpeace, Nilo D’Ávila. “Suas ideias não são novas no PT e poderão ser mais rapidamente executadas num governo Dilma.” Assim, D’Ávila considera natural a aliança da senadora com a ex-ministra da Casa Civil.

a) Que opinião Nilo D'Ávila defende?

b) Como ele a sustenta.

2) Releia o que disse Leonardo Boff:

De acordo com uma das estrelas da campanha de Marina, o teólogo Leonardo Boff, há dois projetos em ação: “Um que tem como contrapartida o aumento vertiginoso das injustiças, da exclusão e da fome. José Serra representa esse ideário. O outro projeto é o da democracia social e popular do PT. Ora, o governo Lula produziu uma inclusão social de mais de 30 milhões e uma diminuição do fosso entre ricos e pobres nunca assistidas em nossa história”. Na visão de Boff, Dilma representa exatamente o aprofundamento e a continuidade deste projeto.

a) Essa fala de Boff apenas relata um fato, ou trata-se de manifestação de opinião? Se se tratar de opinião, qual é ela e como Boff a sustenta?

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