26/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Introdução à estatística |
PROFESSOR, sugerimos que, inicialmente, se realize um estudo interdisciplinar com o conteúdo de Ciências. Para isso, convide o professor desta disciplina para fazer uma palestra sobre alimentos, seus nutrientes e suas funções no organismo. Converse também com o professor de Língua Portuguesa para a possibilidade de ensinar aos alunos a elaborar um relatório de pesquisa.
1ª ETAPA: SELEÇÃO DE MATERIAL COM DADOS ESTATÍSTICOS
Em aulas anteriores a esta primeira etapa, oriente os alunos a recolher notícias de jornais, revistas, internet e encartes de propagandas e/ou outro material em que foram usados dados estatísticos para serem apresentados no dia da aula sobre este conteúdo.
2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PELOS ALUNOS
Turma em Círculo
Cada aluno escolherá e apresentará um dos materiais recolhidos, a partir do qual o professor explorará os conhecimentos que a turma possui sobre o tema e já direcionando, por meio de questionamentos, para os conceitos estatísticos que utilizará nas próximas atividades, como, por exemplo, tabelas, gráfico, frequência etc.
Obs.: Os questionamentos dependem do material trazido pelo aluno e das dúvidas que surgirem.
3ª ETAPA: DISCUSSÃO SOBRE “A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA"
1º MOMENTO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA/SALA DE AULA COM DATA SHOW
I) Exibição do vídeo "A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA"
DISPONÍVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=jCzMPL7Ub2k
(ACESSADO EM: 17/10/2010)
A discussão (em grupo de 4 alunos) sobre o vídeo pode ser norteada utilizando, por exemplo, os seguintes questionamentos:
II) Socialização e discussão das respostas dos grupos.
2º MOMENTO: PESQUISA DE CAMPO – GRUPO DE 4 ALUNOS
Seria interessante, se possível, que a pesquisa fosse feita com alunos da mesma faixa etária da turma, para, no final do estudo, melhor se estabelecer comparação do resultado obtido com os hábitos alimentares dos alunos-pesquisadores.
MODELO DE FICHA PARA A PESQUISA
Neste quadro constam cinco grupos de alimentos. Na 2ª coluna, faça um traço, como no modelo, a cada preferência da
pessoa pesquisada.
A pesquisa deve ser agendada com antecedência com o pessoal envolvido: professores, direção, supervisão, professores e alunos, de preferência de outras turmas do mesmo ano. |
Ao entregar a ficha o professor deverá:
4ª ETAPA: CONSTRUÇÃO DE TABELA A PARTIR DOS DADOS PESQUISADOS
Cada grupo construirá no seu caderno, (orientado pelo professor), uma tabela, REGISTRANDO a frequência de cada grupo de alimentos citado em sua pesquisa.
Professor, este poderá ser o momento de explicar o conceito de tabela – Quadro feito de colunas e linhas onde são organizados os dados de uma pesquisa – e frequência – Quantidade de pessoas que escolheram determinado grupo de alimentos. Na primeira coluna, serão registrados os grupos de alimentos e, na segunda, a frequência. |
5ª ETAPA – CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO DE COLUNAS
Para essa etapa, os alunos continuarão com a mesma formação dos grupos da etapa anterior.
Professor, providencie uma cartolina ou uma folha e entregue para cada grupo, que fará a seguinte atividade sob suas orientações e explicações.
|
1. Traçar dois eixos: um horizontal, para representar os grupos de alimentos, e outro vertical, para o número da frequência de cada grupo de alimentos escolhido.
2) Colar a cartolina com os eixos no quadro.
Neste momento, professor, distribua para os grupos as fichinhas abaixo, todas do mesmo tamanho, coladas com os desenhos. Obs. Caso não seja possível conseguir a quantidade de desenhos dos grupos de alimentos para colar nas fichinhas, pode-se, para substituir os desenhos, escrever nas fichas: GRUPO 1, GRUPO 2, e assim por diante. Exemplos de desenhos para serem colados nas fichinhas de cartolina
|
3) Cada grupo pegará, para cada grupo de alimentos, o número de fichinhas correspondente ao número de pessoas que o escolheu, já registrado na tabela. Fixará todas as fichinhas em sua cartolina, nas colunas correspondentes, registrando a frequência no eixo vertical (ou acima da coluna).
6ª ETAPA: ANÁLISE COMPARATIVA DOS GRÁFICOS
Professor, promova uma interação com os alunos e juntos, oralmente, farão a análise de todos os gráficos. Analise cada gráfico, comparando-os. Essa análise deve ser feita não somente com os aspectos matemáticos, mas também com base na palestra assistida previamente, em relação à quantidade de alimentos necessários a uma alimentação saudável.
Para isso, podem ser feitos os seguintes questionamentos, que evidenciem a comparação das quantidades e também as operações com os números naturais:
7ª ETAPA: RELATÓRIO SOBRE AS CONCLUSÕES DO GRUPO A PARTIR DOS DADOS
ORIENTAÇÃO
A partir dos resultados, oriente os grupos a escreverem um relatório, estabelecendo um paralelo entre os dados obtidos e os hábitos alimentares das pessoas pesquisadas, considerando as informações obtidas na palestra sobre bons hábitos alimentares Explicitar também as conclusões.
Considerando o nível de conhecimento da turma, o professor poderá selecionar outras atividades a partir do endereço:
(Acessado em: 10/10/2010)
O trabalho de construção dos gráficos e organização das tabelas poderá ser feito no computador.
A avaliação da aula será qualitativa, por meio de observações, da participação dos alunos. As atividades propostas na forma da elaboração da tabela, do gráfico, das respostas aos questionamentos devem prover subsídios para que o professor verifique como o aluno mobilizou seus conhecimentos e aprendeu a:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2012
Cinco estrelasMuito boa esta sugestão de trabalho com gráficos. Vou aproveitá-la para trabalhar com meus alunos.
29/03/2012
Cinco estrelasParabéns Marcia pelas sugestões e dicas.
04/03/2011
Quatro estrelasOlá professoras! Adorei sua proposta de aula, quero dizer que ela poderá ser trabalhada também para o ensino médio, vou fazer algumas adaptações e aplicar para alunos de 3º ano. Abraços