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Estatística: Construção e leitura de gráficos.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marcia Aparecida Mendes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Introdução à estatística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Organizar dados em tabelas.
  •   Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas.
  •   Interpretar o gráfico de colunas.
  •   Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação  de números naturais, operações com números naturais.
  •   Conceituar frequência
Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operar com as quatro operações fundamentais com os números naturais.
  • Comparar números naturais.
  • Saber escrever um relatório.
Estratégias e recursos da aula

PROFESSOR, sugerimos que, inicialmente, se realize um estudo interdisciplinar com o conteúdo de Ciências. Para isso, convide o professor desta disciplina para fazer uma palestra sobre alimentos, seus nutrientes e suas funções no organismo. Converse também com o professor de Língua Portuguesa para a possibilidade de ensinar aos alunos a elaborar um relatório de pesquisa.

1ª ETAPA: SELEÇÃO DE MATERIAL COM DADOS ESTATÍSTICOS

Em aulas anteriores a esta primeira etapa, oriente os alunos a recolher notícias de jornais, revistas, internet e encartes de propagandas e/ou outro material em que foram usados dados estatísticos para serem apresentados  no dia da aula sobre este conteúdo.

2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PELOS ALUNOS

Turma em Círculo

Cada aluno escolherá e apresentará um dos materiais recolhidos, a partir do qual o professor explorará os conhecimentos que a turma possui sobre o tema e já direcionando, por meio de questionamentos, para os conceitos estatísticos que utilizará nas próximas atividades, como, por exemplo, tabelas, gráfico, frequência etc.

Obs.: Os questionamentos dependem do material trazido pelo aluno e das dúvidas que surgirem.

3ª ETAPA: DISCUSSÃO SOBRE “A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA"

1º MOMENTO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA/SALA DE AULA COM DATA SHOW

 I) Exibição do vídeo "A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA"

 DISPONÍVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=jCzMPL7Ub2k 

(ACESSADO EM: 17/10/2010)

A discussão (em grupo de 4 alunos) sobre o vídeo pode ser norteada utilizando, por exemplo, os seguintes questionamentos:

  • quais povos antigos já faziam uso da Estatística?
  • o termo Estatístico já era usado desde a antiguidade? Quando este termo foi criado?
  • em quais séculos a Estatística ganhou grande impulso e por quê?
  • por que a Estatística é importante na tomada de decisões?
  • que órgão brasileiro é importante em questões de Estatística?
  • Este órgão é responsável por quais pesquisas?

II) Socialização e discussão das respostas dos grupos.

2º MOMENTO: PESQUISA DE CAMPO – GRUPO DE 4 ALUNOS

Seria interessante, se possível, que a pesquisa fosse feita com alunos da mesma faixa etária da turma, para, no final do estudo,  melhor se estabelecer comparação do resultado obtido com os hábitos alimentares dos alunos-pesquisadores.

MODELO DE FICHA PARA A PESQUISA

Neste quadro constam cinco grupos de alimentos. Na 2ª coluna, faça um traço, como no modelo, a cada preferência da

pessoa pesquisada.

A pesquisa deve ser agendada com antecedência com o pessoal envolvido: professores, direção, supervisão, professores e alunos, de preferência de outras turmas do mesmo ano.

Ao entregar a ficha o professor deverá:

  •  orientar os alunos sobre como deverá ser conduzida a pesquisa (em termos logísticos e em termos pessoais):  quantos grupos e quais turmas serão pesquisadas, como deve se apresentar ao professor da turma pesquisada, etc.
  •  discutir o objetivo da pesquisa: conhecer os hábitos alimentares dos alunos de outras turmas.
  •  orientar a saída da sala de aula de acordo com um organograma feito pelo professor: qual grupo de alunos pesquisará, qual turma; em que horário, etc.

4ª ETAPA: CONSTRUÇÃO DE TABELA A PARTIR DOS DADOS PESQUISADOS   

          Cada grupo construirá no seu caderno, (orientado pelo professor), uma tabela, REGISTRANDO a frequência de cada grupo de alimentos citado em sua pesquisa.

Professor, este poderá ser o momento de explicar o conceito de tabela – Quadro feito de colunas e linhas onde são organizados os dados de uma pesquisa – e frequência – Quantidade de pessoas que escolheram determinado grupo de alimentos. Na primeira coluna, serão registrados os grupos de alimentos e, na segunda, a frequência.

5ª ETAPA – CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO DE COLUNAS   

Para essa etapa, os alunos continuarão com a mesma formação dos grupos da etapa anterior.

 Professor, providencie uma cartolina ou uma folha e entregue para cada grupo, que fará a seguinte atividade sob suas orientações e explicações.

1. Traçar dois eixos: um horizontal, para representar os grupos de alimentos, e outro vertical, para o número da frequência de cada grupo de alimentos escolhido.

2) Colar a cartolina com os eixos no quadro.

 Neste momento, professor, distribua para os grupos as fichinhas abaixo, todas do mesmo tamanho, coladas com os desenhos.             

  Obs. Caso não seja possível conseguir a quantidade de desenhos dos grupos de alimentos para colar nas fichinhas, pode-se, para substituir os desenhos, escrever nas fichas: GRUPO 1, GRUPO 2, e assim por diante. Exemplos de desenhos para serem colados nas fichinhas de cartolina

3) Cada grupo pegará, para cada grupo de alimentos, o número de fichinhas correspondente ao número de pessoas que o escolheu, já registrado na tabela. Fixará todas as fichinhas em sua cartolina, nas colunas correspondentes, registrando a frequência no eixo vertical (ou acima da coluna).

6ª ETAPA: ANÁLISE COMPARATIVA DOS GRÁFICOS

           Professor, promova uma interação com os alunos e juntos, oralmente, farão a análise de todos os gráficos. Analise cada gráfico, comparando-os. Essa análise deve ser feita não somente com os aspectos matemáticos, mas também com base na palestra assistida previamente, em relação à quantidade de alimentos necessários a uma alimentação saudável.

            Para isso, podem ser feitos os seguintes questionamentos, que evidenciem a comparação das quantidades e também as operações com os números naturais:

  1. Qual turma prefere mais o grupo 1 ...(grupo 2, ..., grupo 5) de alimentos?
  2. Na turma  ... O grupo de alimentos menos (e/ou mais) preferido é....?
  3. Na turma ...  a preferência  pelo grupo 3 é maior, menor ou igual ao que o grupo 2?
  4.  No geral, a preferência pelo grupo 1 é maior, do que pelo grupo 5?
  5. Qual a diferença entre a quantidade de pessoas que preferem o grupo 2 ao grupo 5?
  6.  Outras perguntas que ocorrerem ...   

7ª ETAPA: RELATÓRIO SOBRE AS CONCLUSÕES DO GRUPO A PARTIR DOS DADOS 

  ORIENTAÇÃO    

         A partir dos resultados, oriente os grupos a escreverem um relatório, estabelecendo um paralelo entre os dados obtidos e os hábitos alimentares das pessoas pesquisadas, considerando as informações obtidas na palestra sobre bons hábitos alimentares Explicitar também as conclusões.

Recursos Complementares

       Considerando o nível de conhecimento da turma, o professor poderá selecionar outras atividades a partir do endereço:

http://www.google.com.br/search?q=exercicios+usando+estat%C3%ADstica&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a 

(Acessado em: 10/10/2010)

O trabalho de construção dos gráficos e organização das tabelas poderá ser feito no computador.

Avaliação

A avaliação da aula será qualitativa, por meio de observações, da participação dos alunos. As atividades propostas na forma da elaboração da tabela, do gráfico, das respostas aos questionamentos devem prover subsídios para que o professor verifique como o aluno mobilizou seus conhecimentos e aprendeu a:

  • fazer uma pesquisa de campo;
  • organizar os dados da pesquisa em uma tabela;
  • especificar a frequência em uma tabela;
  • construir um gráfico de colunas;
  • analisar um gráfico de colunas;
  • comparar dados de um gráfico.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Maria da Conceição Oliveira, Colégio Democrático Prof. Rômulo Galvão , Bahia - disse:
    marabarreto30@hotmail.com

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa esta sugestão de trabalho com gráficos. Vou aproveitá-la para trabalhar com meus alunos.


  • Adriana Regina Perez Rech, NOVO HORIZONTE C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    adrirech@seed.pr.gov.br

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns Marcia pelas sugestões e dicas.


  • Maria Onice de Sousa, CE NASCIMENTO DE MORAES , Maranhão - disse:
    onice10@gmail.com

    04/03/2011

    Quatro estrelas

    Olá professoras! Adorei sua proposta de aula, quero dizer que ela poderá ser trabalhada também para o ensino médio, vou fazer algumas adaptações e aplicar para alunos de 3º ano. Abraços


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