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Compreendendo a ordem dos numerais

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Compreender a sequência numérica;
  •   Perceber a escrita dos algarismos;
  •   Realizar adições e subtrações;
  •   Estimular o raciocínio lógico-matemático;
  •   Registrar a atividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os números naturais.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, o entendimento da ordem e da classe dos números naturais é de suma importância para a compreensão do sistema de numeração decimal.

Providencie um exemplo em uma cartolina ou em um papel maior, com um número representativo para a turma como, por exemplo: quantidade de meninos (9) e de meninas da turma (13), total de alunos da turma (22), total de alunos da escola (648), respectivamente.

Veja:

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, explique que a 1ª classe é a Classe das Unidades Simples. Ela é formada por três ordens: unidades, dezenas e centenas. Uma classe completa tem três ordens, mas existem numerais que não têm uma classe completa. Nesse sentido, de acordo com o exemplo acima, temos:

Numeral formado por um algarismo e uma classe incompleta. 

Fonte: Acervo da autora

  

Numeral formado por dois algarismos e uma classe incompleta.  

Fonte: Acervo da autora

  Numeral formado por três algarismos e uma classe completa. 

Fonte: Acervo da autora

Professor, após a explicação solicite que os alunos copiem os exemplos registrados na lousa. Elabore algumas atividades para que você possa solucionar possíveis dúvidas.

Veja nossas sugestões:

ATIVIDADES

  1- Escreva ao lado de cada numeral, quantos algarismos ele possui:

603 (   )                      3 (     )                  81 (   )                16 (   )             900 (    )               180 (    )          

 4 (     )                       78 (   )                  599 (   )

2- Pense e responda:

a- Qual é o maior numeral de dois algarismos diferentes? ____ (98)

b- Que numeral que corresponde a meia centena? ____ (50)

c- Qual é o menor numeral de dois algarismos iguais? ___ (11)

d- Qual é o maior numeral de uma classe simples completa? ____ (999)

e- Que numeral corresponde a uma dezena e duas unidades? ___ (12)

f- Qual é o numeral formado por seis dezenas e oito unidades? ­­___ (68)

2ª atividade:

Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu quais são as ordens que compõem a  Classe das Unidades Simples.

Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhar.

Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:

Manuela tem 999 lápis. Marcela trouxe-lhe mais um lápis. Com quantos lápis Eliana ficou?

(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).

Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.

Em seguida faça o registro abaixo:

Para representar o número 1000 usamos 4 algarismos.

Esse número tem 4 ordens, que formam duas classes: a Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares, que está incompleta.

Veja:

 

Fonte: Acervo da autora

Então: 10 centenas = 1 unidade de milhar

1 unidade de milhar = 1000   

Professor, elabore algumas atividades para verificar se os alunos entenderam o que foi explicado.

1- Escreva de 100 em 100 até 1000:

 0- 100............   

2- Escreva por extenso:

1000

2000

3000

4000

5000

6000

7000

8000

9000

3- Efetue:    

3ª atividade:

Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu a  Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares.

Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhão.

Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:

Imaginemos que a cidade A tem 999.000 habitantes. Se nascesse uma criança nesse momento, quantos habitantes teria a cidade?  

(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).  

Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.

Em seguida faça o registro abaixo.   

Para representar o número 1000000 usamos 7 algarismos.

Esse número tem 7 ordens, que formam três classes: a Classe das Unidades Simples, a classe dos Milhares e a Classe dos Milhões, que está incompleta.

Veja:

Fonte: Acervo da autora

Professor, nesse momento, proponha as atividades de registro no caderno de Matemática. Sugerimos:

1 - Observe o numeral 12.247.865 e responda:  

a)  Quantos algarismos? ______

b)  Quantas classes? ______

c)  Quantas ordens? ______

d)  Qual é o algarismo de 4ª ordem? ______

e)  Qual é o algarismo de centena simples? ______

2 -  Escreva os numerais correspondentes:

a)  Vinte e dois mil, trezentos e quarenta e sete: ________________

b)  Oito milhões: __________________

c)  Cento e cinquenta e dois milhões e cem mil: ________________

d)  Cento e quarenta e seis milhões, quatrocentos e vinte e nove mil: ____________

3 -  Leia os desafios abaixo e escreva as respostas na cartela:   

1)  Algarismos que formam a 1ª classe do numeral 3597.  

2)  Numeral  formado pela 3ª e a 2ª ordem do numeral 3287.  

3)  Numeral formado pelos algarismos da 1ª e 2ª ordens do numeral 8946.

4)  Nome da ordem mais elevada do numeral 6259.   

5)  O maior numeral par, formado pelos algarismos 7, 4, 5 e 6.  

6)  O nome da maior classe do numeral 8400.

7)  Sucessor do numeral 8799.   

8)  Soma do algarismo da 2ª ordem com o algarismo da 4ª ordem.

9)  Algarismo qualquer que faz o número  6521, ficar com a 5ª ordem.

10)  Antecessor do numeral 5400.

Fonte: Acervo da autora

4ª Atividade:

Professor, nessa atividade, os alunos devem entender que uma sequência  é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem, assim na matemática é chamado de sequência numérica.  

 Problematize:

  •         Vocês conhecem alguma sequência numérica?
  •          Qual?

 

Professor, apresente algumas sequências numéricas. Veja:

  •      Sequência dos numerais pares: 0, 2, 4, 6, 8, 10...
  •      Sequência dos numerais ímpares: 1, 3,  5,  7,  9,  10 ...
  •      Sequência dos numerais que começam com a letra D: 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, 200.

Em seguida, providencie um jogo que estimule a escrita em sequência numérica, bem como a realização de operações. Sugerimos:  

JOGO DA LOTERIA

  •          Complete a tabela abaixo com os numerais que estão faltando:

Fonte: Acervo da autora

  •         Escolha e pinte 15 quadrinhos com as cores que você quiser.
  •         Você e seus colegas vão construir um conjunto de 51 fichas. Cada uma receberá um número escrito, de 0 até 50.
  •          As fichas deverão ser colocadas dentro de um saquinho para serem sorteadas durante o jogo. Para tanto,   entregue uma folha para cada aluno e faça 50 quadradinhos.

Fonte: Acervo da autora

  •          Cada jogador deve trazer 5 pedrinhas para a sala de aula, ou poderá marcar com o próprio lápis.

COMO JOGAR:

  •         Alguém da turma sorteia 5 fichas e você marca com as pedrinhas ou com o lápis, na sua tabela, cada numeral sorteado.
  •         Cada vez que for sorteado um numeral da casa colorida, você ganha 1 ponto. Depois do sorteio dos 5 numerais, cada participante conta e anota seus pontos.
  •         O jogo prossegue por mais 4 rodadas. No final, cada um conta seu total de pontos. O vencedor será aquele que obtiver maior quantidade de pontos.

Professor, após esse jogo, você poderá realizar o seguinte registro no caderno de matemática:

Mãos a obra:

É hora de curtição! Todos jogando!!

Na primeira jogada eu fiz  ________ pontos

Na segunda jogada eu fiz ________ pontos

Na terceira jogada eu fiz  ________ pontos

Na quarta jogada eu fiz  ________ pontos

Na quinta jogada eu fiz  ________ pontos

No total eu fiz ________ pontos

  • Leia o quadro de numerais e dê o que se pede:

a) Qual é o menor numeral do quadro? _________

b) Qual é o maior? _________

c) copie os numerais da primeira coluna? O que você observou?

d) Agora, copie os numerais da 2ª linha. O que você percebeu?

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito de ordem, classe e sequência numérica.  

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