13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os números naturais.
Professor, o entendimento da ordem e da classe dos números naturais é de suma importância para a compreensão do sistema de numeração decimal.
Providencie um exemplo em uma cartolina ou em um papel maior, com um número representativo para a turma como, por exemplo: quantidade de meninos (9) e de meninas da turma (13), total de alunos da turma (22), total de alunos da escola (648), respectivamente.
Veja:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, explique que a 1ª classe é a Classe das Unidades Simples. Ela é formada por três ordens: unidades, dezenas e centenas. Uma classe completa tem três ordens, mas existem numerais que não têm uma classe completa. Nesse sentido, de acordo com o exemplo acima, temos:
Numeral formado por um algarismo e uma classe incompleta.
Fonte: Acervo da autora
Numeral formado por dois algarismos e uma classe incompleta.
Fonte: Acervo da autora
Numeral formado por três algarismos e uma classe completa.
Fonte: Acervo da autora
Professor, após a explicação solicite que os alunos copiem os exemplos registrados na lousa. Elabore algumas atividades para que você possa solucionar possíveis dúvidas.
Veja nossas sugestões:
ATIVIDADES
1- Escreva ao lado de cada numeral, quantos algarismos ele possui:
603 ( ) 3 ( ) 81 ( ) 16 ( ) 900 ( ) 180 ( )
4 ( ) 78 ( ) 599 ( )
2- Pense e responda:
a- Qual é o maior numeral de dois algarismos diferentes? ____ (98)
b- Que numeral que corresponde a meia centena? ____ (50)
c- Qual é o menor numeral de dois algarismos iguais? ___ (11)
d- Qual é o maior numeral de uma classe simples completa? ____ (999)
e- Que numeral corresponde a uma dezena e duas unidades? ___ (12)
f- Qual é o numeral formado por seis dezenas e oito unidades? ___ (68)
Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu quais são as ordens que compõem a Classe das Unidades Simples.
Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhar.
Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:
Manuela tem 999 lápis. Marcela trouxe-lhe mais um lápis. Com quantos lápis Eliana ficou?
(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).
Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.
Em seguida faça o registro abaixo:
Para representar o número 1000 usamos 4 algarismos.
Esse número tem 4 ordens, que formam duas classes: a Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares, que está incompleta.
Veja:
Fonte: Acervo da autora
Então: 10 centenas = 1 unidade de milhar
1 unidade de milhar = 1000
Professor, elabore algumas atividades para verificar se os alunos entenderam o que foi explicado.
1- Escreva de 100 em 100 até 1000:
0- 100............
2- Escreva por extenso:
1000
2000
3000
4000
5000
6000
7000
8000
9000
3- Efetue:
Professor, retome a aula anterior e verifique se a turma compreendeu a Classe das Unidades Simples e a Classe dos Milhares.
Uma vez compreendido, apresente a Classe do Milhão.
Você poderá apresentar a seguinte Situação Problema:
Imaginemos que a cidade A tem 999.000 habitantes. Se nascesse uma criança nesse momento, quantos habitantes teria a cidade?
(Professor, faça questionamentos para que os alunos cheguem ao resultado. Questionem qual a forma que pensaram, que estratégias utilizaram para obter a resposta).
Escreva a situação problema na lousa e peça que os alunos a copiem.
Em seguida faça o registro abaixo.
Para representar o número 1000000 usamos 7 algarismos.
Esse número tem 7 ordens, que formam três classes: a Classe das Unidades Simples, a classe dos Milhares e a Classe dos Milhões, que está incompleta.
Veja:
Fonte: Acervo da autora
Professor, nesse momento, proponha as atividades de registro no caderno de Matemática. Sugerimos:
1 - Observe o numeral 12.247.865 e responda:
a) Quantos algarismos? ______
b) Quantas classes? ______
c) Quantas ordens? ______
d) Qual é o algarismo de 4ª ordem? ______
e) Qual é o algarismo de centena simples? ______
2 - Escreva os numerais correspondentes:
a) Vinte e dois mil, trezentos e quarenta e sete: ________________
b) Oito milhões: __________________
c) Cento e cinquenta e dois milhões e cem mil: ________________
d) Cento e quarenta e seis milhões, quatrocentos e vinte e nove mil: ____________
3 - Leia os desafios abaixo e escreva as respostas na cartela:
1) Algarismos que formam a 1ª classe do numeral 3597.
2) Numeral formado pela 3ª e a 2ª ordem do numeral 3287.
3) Numeral formado pelos algarismos da 1ª e 2ª ordens do numeral 8946.
4) Nome da ordem mais elevada do numeral 6259.
5) O maior numeral par, formado pelos algarismos 7, 4, 5 e 6.
6) O nome da maior classe do numeral 8400.
7) Sucessor do numeral 8799.
8) Soma do algarismo da 2ª ordem com o algarismo da 4ª ordem.
9) Algarismo qualquer que faz o número 6521, ficar com a 5ª ordem.
10) Antecessor do numeral 5400.
Fonte: Acervo da autora
Professor, nessa atividade, os alunos devem entender que uma sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem, assim na matemática é chamado de sequência numérica.
Problematize:
Professor, apresente algumas sequências numéricas. Veja:
Em seguida, providencie um jogo que estimule a escrita em sequência numérica, bem como a realização de operações. Sugerimos:
JOGO DA LOTERIA
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
COMO JOGAR:
Professor, após esse jogo, você poderá realizar o seguinte registro no caderno de matemática:
Mãos a obra:
É hora de curtição! Todos jogando!!
Na primeira jogada eu fiz ________ pontos
Na segunda jogada eu fiz ________ pontos
Na terceira jogada eu fiz ________ pontos
Na quarta jogada eu fiz ________ pontos
Na quinta jogada eu fiz ________ pontos
No total eu fiz ________ pontos
a) Qual é o menor numeral do quadro? _________
b) Qual é o maior? _________
c) copie os numerais da primeira coluna? O que você observou?
d) Agora, copie os numerais da 2ª linha. O que você percebeu?
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/Jogos/caca_numeros.html
http://www.escolakids.com/conhecendo-a-ordem-dos-numeros.htm
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito de ordem, classe e sequência numérica.
Cinco estrelas 10 classificações
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28/05/2015
Cinco estrelasOlha eu amei esta atividade proposta 100 por cento otima
31/07/2013
Cinco estrelasParabéns, as atividades testam bem os conceitos envolvidos no assuntos
14/06/2013
Cinco estrelasÓTIMA AULA!
31/03/2013
Cinco estrelasme ajudou muito a estudar
12/03/2013
Cinco estrelasParabéns pela sugestão das atividades propostas, dificil encontrar material de qualidade !!! Abraços
25/01/2013
Cinco estrelasSão boas estratégias de aula. Parabéns.
30/08/2012
Cinco estrelasGostei! Auxiliou muito!
16/08/2012
Cinco estrelasAtividades muito criativas, fazendo com que a criança sinta prazer em realizar. Parabéns!!!!!!!!!
15/05/2012
Cinco estrelasMaravilhosa explicação. agradeço pela postagem. Me ajdou muito.
25/03/2012
Cinco estrelasmuito boa a aula, esclarecedora...obrigado.