22/11/2010
Raimunda Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidade.
Atividade 1 - Lendo cordéis
1º Momento - Selecione algumas histórias em folhetos. No momento da leitura, apresente aos seus alunos a forma de escrever e contar histórias em cordel. Procure discutir e descobrir com eles: o conteúdo, o autor e o ilustrador.
http://orkupido.ning.com/profiles/blogs/a-historia-do-pavao-misterioso
2º Momento - Discuta, com as crianças, como transformar a história de cordel contada em versos em uma história em prosa, de modo que fique semelhante a um conto. Em seguida, faça a diferenciação entre os gêneros: literatura de cordel e conto.
3º Momento - Traga para sala de aula uma notícia (jornal) sobre cordel, leia e analise o sentido atribuído pelas crianças. No momento da leitura, deve estimular e motivar os alunos a participar, com a finalidade de despertar o interesse por essa arte. Destacamos, como exemplo, a notícia da inauguração de uma Casa de Cordel (ver referência abaixo), nesse caso, é preciso criar um clima literário que chame a atenção das crianças para : o que é cordel, como se aprecia a forma de escrever histórias em versos. Destacar que, na literatura de cordel, dá para ler o texto rimando ou cantando. Na notícia, verificar o endereço da Casa de Cordel, o preço dos cordéis e o cordelista responsável. Posteriormente, pesquisar um cordelista na sua região e combinar para entrevistá-lo.
http://www.fja.rn.gov.br/fja_site/navegacao/ver_noticia.asp?idnoticia=55
A entrevista pode ser organizada previamente:
Atividade 2 - Reescrever um cordel
1º Momento - Nossa sugestão é a leitura do livro A semente da verdade . Após a leitura, proporcionar a reflexão sobre os conteúdos atitudinais presentes no cordel acerca dos valores humanos. Em seguida, reescreva coletivamente o cordel citado. Ao final, faça uma exposição do texto coletivo em cartaz na sala de aula.
http://mundocordel.blogspot.com/2007/10/literatura-de-cordel-e-educao.html ( sobre cordel)
Livro sugerido: PAIXÃO, F. A semente da verdade. Fortaleza: IMEPH; 2007.
2º Momento - Organize uma pesquisa bibliográfica sobre a vida do escritor Fernando Paixão, posteriormente escrever um texto retratando a biografia do mesmo. Ver sugestão do site a seguir:
http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Fernando+Paix%E3o
Recursos para organização da aula, textos para seu planejamento:
Ao final do estudo, verificar se o aluno ou aluna conseguiu:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!