11/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há pré-requesito.
Atividade 1 - Ouvir e ler cordéis que tragam animais e sua relação com o meio ambiente.
1º Momento - Professor escolha um cordel que trate da temática do meio ambiente. A sugestão é o livro: Os Bichos Têm Razão de Antônio Francisco, no qual o texto é escrito em forma de cordel. Leia o texto encontaradodo no site: http://cordeljoseaugusto.blogspot.com/2010/02/os-animais-tem-razao_1374.html e estabeleça um diálogo com as crianças. Exemplo: Leia o primeiro verso do cordel e descubra o sentido que as crianças atribuem as palavras em negrito, registre para acompanhar o processo de aprendizagem de cada uma.
1º verso
OS ANIMAIS TÊM RAZÃO
Quem já passou no sertão
E viu o solo rachado,
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado
Pra ficar olhando o verde
Do juazeiro copado.
2
E sair dali pensando:
Como pode a natureza
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa
Com tanta adversidade
Criar tamanha beleza
3
O juazeiro, seu moço,
É pra nós a resistência,
A força, a garra e a saga,
O grito de independência
Do sertanejo que luta
Na frente da emergência.
.
juazeiro
http://2.bp.blogspot.com/_KafQpwsq4TA/StlrAKJCpcI/AAAAAAAAENU/jSnvRs31WP4/s320/arvores-cabreuva.jpg
solo rachado caatinga
http://4.bp.blogspot.com/_1hcM5E4xIy0/TFXnUuQGyXI/AAAAAAAAACU/cI6qw0QIjt0/s1600/sertao_brasil.jpg
http://www.cactos.com.br/br/images/caatinga/515x380_sertao_bahia.jpg
2º Momento - Após a leitura do texto com a entonação de cordel, destaque o 4º e 5º versos, para construir o sentido das palavras em negrito.Solicite que as crianças façam uma pesquisa de imagens dos animais com seus nomes encontrados nos versos e tragam para a escola
4º verso
Nos seus galhos se agasalham
Do periquito ao cancão.
É hotel do retirante
Que anda de pé no chão,
O general da caatinga
E o vigia do sertão
5º verso
E foi debaixo de um deles
Que eu vi um porco falando,
Um cachorro e uma cobra
E um burro reclamando,
Um rato e um morcego
E uma vaca escutando.
Quem ja viu um periquito? Um morcego? Um burro? Um pássaro chamado cancão? Uma cobra cascavel? O professor deve copiar as respostas em cartaz e logo depois confere no glossário do livro ou em dicionário convencional as palavras destacadas. Em seguida verifica com os alunos as respostas, refletindo com eles sobre o resultado. Destaca algumas palavras, escreve em cartões (cartolina) e distribui pela turma. Faz a Releitura do texto e, durante a leitura, a criança que estiver com a palavra lida deverá identificá-la no texto.
Atividade 2 - Construção do painel com o cordel e seus personagens.
Cada aluno escolhe um personagem para ilustrar e reescrever as falas dos mesmos. Ressaltamos a importância do professor fazer a mediação para que todos os personagens do cordel sejam desenhados e a história do cordel seja composta por inteiro. Posteriormente, organizar um painel e fazer uma exposição - o texto lido com as ilustrações dos alunos.
Atividade 3 - Refletir sobre a relação entre os animais e os homens.
O professor e os alunos refletem sobre o tema do cordel e a postura dos homens em relação aos animais e discutem sobre a impotância dos homens e de outros seres para a preservação do meio ambiente.
FRANCISCO, Antônio. Os animais têm razão. Fortaleza: IMEPH, 2010.
http://ilustrasrafael.blogspot.com/2009/06/os-animais-tem-razao-editora-imeph.html
PAIXÃO, Fernando. A semente da verdade. Fortaleza, IMEPH, 2007.
visite o site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Brasileira_de_Literatura_de_Cordel
Ao final das atividades, perceber:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2014
Cinco estrelasExcelente um trabalho dinâmico,interdiciplinar .posso trabalhar educação ambiental. Juntando fauna flora e regiões seus solos.etc
29/05/2011
Cinco estrelasGostei do recurso. pode-se trabalhar, questões contempóeanea do meio ambiente de maneira interdisciplinar