26/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Professor, a princípio, não é necessário trabalhar algum conteúdo matemático específico. Para conhecer a habilidade de leitura e interpretação de operações envolvendo números, e também saber o contexto social em que o seu aluno se insere, aplique um questionário com as seguintes perguntas (exemplos):
1) Quantas pessoas moram com você?
2) Quantas dessas pessoas estudam?
3) Quantas dessas pessoas trabalham? E em quê?
4) Sua casa tem televisão? Quantas?
5) Sua casa tem computador? ( ) Sim ( ) Não
Se possui: Quantos?............. Tem acesso à internet? ..............
6) ...... (de acordo com a necessidade de cada turma)
NOTA Essas, e outras, perguntas fornecem subsídios para a elaboração de problemas e questionamentos que estarão ligados ao cotidiano do aluno, fazendo com que o conteúdo fique mais interessante próximo e a ele. |
ATIVIDADE 1
INTRODUÇÃO
NOTA O conteúdo de equações permite ao professor tratar de diversas situações-problemas de forma contextualizada e interdisciplinar. Por isso, consideramos importante a contextualização histórica do tema, pois, desse modo o aluno poderá perceber que as equações não surgiram do acaso, e, sim, como uma maneira de simplificar a linguagem dos problemas e possibilitar a sua interpretação e resolução de maneira mais ágil e eficaz. Além disso, a contextualização permite ao aluno fazer conexões entre diversos conceitos e diferentes pensamentos matemáticos. Este tema é também relevante, tanto no que diz respeito às suas aplicações dentro ou fora da Matemática, como à sua importância histórica no desenvolvimento da própria ciência. Nessa perspectiva, a Resolução de Problemas possibilita ao aluno compreender o fazer matemática. Ressaltamos ainda que o trabalho com resolução de problemas é um processo lento, porque requer análise, interpretação e decisão dos caminhos a serem seguidos.
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Para essa atividade, sugerimos a formação de grupos com 4 (quatro) alunos, o que possibilitará a discussão dos questionamentos feitos pelo professor a respeito dos textos dispostos e também do uso da linguagem matemática adequada aos problemas apresentados. É importante que o professor permita a socialização das respostas dos grupos.
NOTA Caso o professor tenha a oportunidade de utilizar o laboratório de informática, sugerimos que os grupos sejam de 2 (dois) alunos, para que os mesmos possam usar a internet para realizar pesquisas que auxiliem nas respostas do questionário que se segue após o texto abaixo. |
Nesse momento, o professor entregará o texto para que cada grupo faça a leitura e responda às questões que se seguem.
QUESTÕES (Podem, também, ser apresentadas em fichas, para que os alunos registrem suas ideias)
NOTA Ao socializar as respostas, o professor deverá explorar o conhecimento do aluno e estabelecer relação do papel do escriba daquela época com os atuais profissionais das diferentes áreas e a importância dos registros das situações citadas no texto, por exemplo: entre o papel do escriba em escrever tábuas de pesar e contratos comerciais com o de administrador ou contador; de contrato de casamento e o papel do tabelião e outros e, desse modo, enfatizar que os problemas ainda se mantêm atuais. |
Após a discussão, o professor deve pedir aos alunos que registrem, em caderno, qual seria o papel do escriba no cotidiano de cada um deles, o professor deve procurar contar a história (resumidamente) das equações, como se segue.
ATIVIDADE 2
HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU
NOTAS
I) Nesse momento, o professor mostrará a relação da atividade anterior com o conteúdo de equações. Para isso deve utilizar a história da equação e enfatizar a importância do seu uso nas situações estabelecidas anteriormente. II) Essa aula poderá ser apresentada utilizando-se Slides. A sugestão destes está a disposição do professor no endereço : http://www.zumodrive.com/share/7SkLMWRmYT III) Recomendamos que os alunos estejam dispostos em U ou em semicírculo, a fim de facilitar a sua participação. A aula deve ser dialogada, e as observações devem ser registradas. IV) Se necessário, o professor poderá pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a história das equações. Essa pesquisa deve ser socializada durante a apresentação à medida que os assuntos surgem. Indicamos o site: http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=582 (Acessado em 8/ 09/2010). V) O professor deve destacar, durante a apresentação, alguns itens importantes no contexto histórico, tais como: (A) O papiro de Rhind (cerca de 1650 anos a. C) é um texto matemático em forma de manual. Esse documento contém 85 problemas, sendo a principal fonte de informação da matemática egípcia antiga. Entre os problemas, há vários envolvendo equações, em que a incógnita é chamada de aha ou montão... Exemplo: um aha mais a sétima parte de aha é 19. qual o valor de aha? 1 (B) Usavam-se as equações para resolver problemas geométricos: gregos e egípcios. Os hindus também foram grandes algebristas, destacando al-khowarizmi 3 4.
[1] SOUZA, Joamir, PATARO, Patrícia M. Vontade de saber Matemática. São Paulo: FTD, 2009, p. 155. [2] GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3. [3] GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática: História da Equação do 2º grau. São Paulo: Ática, 1992, v. 3, p. 27-29. |
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Após as discussões pedir para os alunos fazerem o seguinte registro.
ATIVIDADE 3
PARTE 1: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O PROBLEMA
TENTE SOLUCIONAR O SEGUINTE PROBLEMA
A RESOLUÇÃO DOS ESCRIBAS
Ao final dessa atividade, o professor deve verificar com os alunos que resoluções desenvolvidas pelos grupos mais se aproximam do resultado dado pelo escriba e comentar as que se diferenciam.
PARTE 2
Após os comentários, o professor deve enfatizar a dificuldade que se tinha em resolver problemas usando apenas as operações matemáticas. Por isso, os matemáticos estudaram uma maneira de representar os problemas a fim de facilitar a sua resolução.
Por meio da História da Matemática, então, o professor vai destacar o termo “incógnita” e também como representar esse termo por meio das letras. Antes de retomar o problema acima citado, sugerimos apresentar, oralmente, alguns exemplos mais simples, tais como: 1) Eu tinha uma quantia, ganhei mais 4 reais e fiquei com 12 reais. Qual a quantia que eu tinha? O professor: – Qual é a incógnita? - Como podemos representar a incógnita?
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Professor, você poderá também complementar os estudos sobre equações do 1º grau, disponíveis em:
http://www.google.com.br/search?q=exerc%C3%ADcios+sobre+equa%C3%A7%C3%A3o+do+primeiro+grau&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a (Acesso em 11 de outubro de 2010)
Sugerimos também referências bibliográficas para o ensino-aprendizagem da Matemática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONJORNO, J. R et al. Matemática: Fazendo a diferença. São Paulo: FTD, 2006.
DANTE, José Roberto. Tudo é Matemática: sexta série. São Paulo: Ática, 2004. (Manual pedagógico do professor).
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e Comunicação. In: DINIZ, Maria I, SMOLE, Kátia S (orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
GIOVANNI, J. R et al. Matemática: Pensar e descobrir. São Paulo: FTD, v.2, 2005.
GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática: História da Equação do 2º grau. São Paulo: Ática, 1992, v. 3.
SOUZA, Joamir, PATARO, Patrícia M. Vontade de saber Matemática. São Paulo: FTD, 2009.
SOUZA, Julio C M . Matemática divertida e curiosa. São Paulo: Record, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, 1998. 148 p.
A avaliação será feita através da observação do professor ao verificar se o aluno:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2014
Cinco estrelasotima aula,me ajudou muito
27/04/2011
Quatro estrelasADOREI, CRIATIVA E OBJETIVA!