18/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Sala de multimídia;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar à aula, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) folhas de papel pardo ou papel metro, tinta guache e tinta-spray (a base de água) de diversas cores e fita adesiva.
O professor deverá instruir os alunos para que colem o papel pardo no corpo - à frente e atrás. É importante que os braços e pernas fiquem soltos para que possam se mexer e se locomover pela sala.
Estando todos prontos (com papel pardo no corpo – como se estivessem enrolados no papel), o professor deverá disponibilizar as tintas e pedir para que os alunos escrevam frases uns nos outros, desenhem, enfim, expressem-se por meio de frases e desenhos, "pichando" os colegas.
Quando todos tiverem terminado, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer a eles que o tema das aulas é: “Pichação, suas consequências e formas de se expressar”.
Para refletir sobre as implicações que a acão de pichar (prédios, muros etc.) têm na vida dos jovens, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo da música “Lembranças de Moleque", da banda Senhores Cafetões, de acordo com o link abaixo.
Link do vídeo da música “Señores - Lembranças de Moleque”:
http://www.youtube.com/watch?v=XbbxNnJQ0oQ Acessado em: 05 de Outubro de 2010.
Figura 1 – Imagem do vídeo da música “Lembranças de Moleque”.
Observação: Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em um DVD e apresentá-lo na sala de vídeo da escola.
A letra da música versa sobre a infância e juventude de uma pessoa que costumava pichar; retrata as experiências da pessoa enquanto pichador e, sobre a pichação ser um degrau para a criminalidade.
Sugerimos que o professor providencie cópias da letra da música, conforme o link abaixo, para que os alunos possam lê-la e discuti-la com autonomia.
Link da letra da música “Lembranças de Moleque”:
http://letras.terra.com.br/senhores-cafetoes/1120010/ Acessado em: 05 de Outubro de 2010.
Figura 2 – Letra da música “Lembranças de Moleque”.
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre a música em questão. Para isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá organizá-los em grupos de, no máximo, 4 componentes para a realização das próximas atividades.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir as consequências da pichação na vida dos joverns e dos proprietários de patrimônios pichados, sugerimos que o professor apresente as reportagens abaixo aos grupos.
1) Link da Reportagem “São Paulo aponta crime e vê pichação tramada”:
http://esportes.r7.com/futebol/times/sao-paulo/area-publica/noticias/sao-paulo-aponta-crime-e-ve-pichacao-tramada-20100831.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
2) Link da Reportagem “Pichadores caem de altura de 10 metros em São Paulo”:
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/pichadores-caem-de-altura-de-10-metros-em-sp-20100604.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
3) Link da Reportagem “Pichadores de BH terão que pagar multa”:
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/pichadores-de-bh-terao-que-pagar-multa-20100910.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
4) Link da Reportagem “Professor e Alunos da PUC-MINAS picham muro em MG”:
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/professor-e-alunos-da-puc-minas-picham-muro-em-mg-20091223.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
5) Link da Reportagem “São José (SP) cria serviço contra pichação”:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL15955-5605,00-SAO+JOSE+SP+CRIA+SERVICO+CONTRA+PICHACAO.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
6) Link da Reportagem “Pichação é crime”:
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL131965-9097,00.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
7) Link da Reportagem “Verba gasta para limpar pichação dá para reformar 30 praças, diz secretário”:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/verba-gasta-para-limpar-pichacao-da-para-reformar-30-pracas-diz-secretario.html Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
As reportagens versam sobre as pichações e as consequências trazidas por estas, para o proprietário do patrimônio, para o pichador ou mesmo para os cofres públicos.
O professor deverá entregar duas reportagens para cada grupo, como no exemplo abaixo.
Exemplo:
Grupo 1 – Reportagem 1 e 2;
Grupo 2 – Reportagem 2 e 3;
Grupo 3 – Reportagem 3 e 4;
Grupo 4 – Reportagem 4 e 5;
Grupo 5 – Reportagem 5 e 6;
Grupo 6 – Reportagem 6 e 7;
Grupo 7 – Reportagem 7 e 1.
E assim sucessivamente.
Após lerem e discutirem as reportagens, os grupos deverão, em aula aberta e sob a supervisão do professor, compartilhar as informações encontradas nas reportagens com os colegas de sala de aula.
É importante que os grupos que tiverem lido as mesmas reportagens possam complementar as informações, bem como confrontar a interpretação quando esta divergir daquela que está sendo socializada.
Ao término desta discussão, é importante que os alunos saibam das possíveis consequências da pichação na vida do jovem – favorecer uma possível entrada no mundo dos crimes, ser detido, cair de prédios altos, machucando-se etc., e tenham a consciência de que pichação é, além de um crime, um risco pessoal e social.
Para continuar o desenvolvimento da aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos pesquisem no dicionário (impresso ou virtual) o significado da palavra “vandalismo”.
Caso prefira, ele poderá escolher um aluno para ler o significado desta em voz alta.
Vandalismo:
1 Ação própria de vândalo.
2 Destruição do que é respeitável pelas suas tradições, antiguidade ou beleza.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=vandalismo Acessado em: 15 de Outubro de 2010.
Após terem lido o significado de Vandalismo, o professor poderá prosseguir com a próxima atividade.
Tendo como objetivo refletir sobre as diferentes formas de “se expressar” e sintetizar o que foi discutido em sala de aula, sugerimos que os alunos criem um panfleto para ser distribuído na comunidade.
Para a realização dessa atividade, o professor deverá pedir para que os alunos pensem, utilizando a técnica de brainstorming ( tempestade de idéias: procedimento utilizado para encontrar solução para um problema por intermédio de uma série de idéias. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=ingles-portugues&palavra=brainstorming Acessado em: 15 de Outubro de 2010.), nas diferentes formas que as pessoas podem se expressar, sem que isso seja um ato de vandalismo.
As pessoas podem, por exemplo, se expressar utilizando a música - seja tocando um instrumento ou escrevendo letras de música - ao invés de picharem as paredes de um patrimônio público.
O professor deverá escrever na lousa todas as formas de expressão, que não se configurem em vandalismo, apontados pelos alunos (Fig. 3). Após todos terem dado suas opiniões, os alunos deverão discutir se concordam ou não com o que foi anotado na lousa, isto é, se as formas de expressão apontadas por eles são ou não atos de vandalismo, excluindo, assim, as que tiverem tal característica (de vandalismo).
Em seguida, os grupos deverão escolher uma das formas de se expressar escrita na lousa, discutir entre si e pesquisar na Internet formas de praticá-la.
Figura 3 - Exemplo de Lousa com as formas de se expressar apontadas pelos alunos.
Fonte: do autor.
Os grupos deverão apresentar oralmente, em aula aberta, os resultados de suas pesquisas e discussões a todos da sala de aula. Para isto, se um grupo for falar sobre expressar-se, por exemplo, através do teatro (Fig. 4), deverá explicar sobre o que é o teatro, como funciona e como a pessoa pode fazer para começar a praticar essa atividade.
Figura 4 – Exemplo de pesquisa sobre teatro.
Fonte: do autor.
Com o intuito de facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
Após terem compartilhado as informações de suas pesquisas e discussões, os alunos deverão confeccionar um panfleto com as informações sobre a referida forma de se expressar (Fig. 5).
O objetivo de criar esse panfleto é de socializar as informações com a escola e a comunidade, de forma a propiciar reflexão sobre a pichação, bem como promover a conscientização de que há outras possíveis formas de se expressar, sem a necessidade de depredar patrimônios públicos e privados.
Figura 5 – Exemplo de panfleto informativo.
Fonte: do autor.
O professor deverá auxiliar os alunos neste momento, supervisionando e sanando possíveis dúvidas dos grupos.
Os panfletos, após serem revisados pelo professor, deverão ser distribuídos pela escola e comunidade na qual os jovens estão inseridos.
Sugestão de Atividade:
1) Tendo como objetivo refletir sobre pichação nas ruas, o professor poderá apresentar aos alunos o vídeo “Pichação pode deixar de ser vandalismo e virar arte de rua” (Fig.6), de 6 minutos e 38 segundos, de acordo com o link abaixo.
Link do vídeo “Pichação pode deixar de ser vandalismo e virar arte de rua”:
http://72.233.85.144/Video.aspx?124,28,139683,Entretenimento,Manha-Maior,Pichacao-pode-deixar-de-ser-vandalismo-e-virar-arte-de-rua Acessado em: 05 de Outubro de 2010.
Figura 6 – Imagem do vídeo.
Observação: Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em um DVD e apresentá-lo na sala de multimídia da escola.
Após ouvir os alunos, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
Ao término desta discussão, é importante que os alunos saibam diferenciar pichação (ato considerado vandalismo em que se escreve frases de insulto ou protesto, declarações usando tinta de difícil remoção) da grafitagem (esta difere-se da pichação por ser mais elaborada e complexa, sendo considerada uma arte urbana, não depredando, assim, o patrimônio público e ou privado) e conheçam outras formas de se expressar.
O professor poderá utilizar o trailer do documentário feito sobre Pichadores de São Paulo, que discute a pichação como forma de arte e vandalismo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u646655.shtml Acessado em: 05 de Outubro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática discutida em aula. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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19/01/2014
Cinco estrelasAdorei, a aula é muito bem elaborada, encadeada, estimula continuamente os conceitos abordados, nas diferentes atividades, de forma dinamica, criativa e eficaz. Obrigada , professor!