26/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
É relevante que os alunos saibam o que se entende por processo de "inclusão".
ATIVIDADE 01
Conhecendo o alfabeto Braille
http://www.bengalalegal.com/sbraille.php Acessado em: 15 out. 2010.
Professor, o Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille. Ele se aproveita da sensibilidade tática do ser humano, bem como da capacidade de distinguir, na polpa digital, pequenas diferenças de posicionamento entre pontos diferentes.
Por meio da presente aula, você demonstrará, de forma razoável, como se dá essa linguagem, responsável por diminuir o processo de inclusão dos deficientes visuais na sociedade.
Sugerimos que, primeiramente, peça uma pesquisa acerca de tal sistema. Em grupos de 4 ou 5 alunos, eles deverão pesquisar, na internet, os seguintes aspectos:
Observação: Reglete é uma régua dupla, que abre e fecha com apoio de dobradiças no canto esquerdo, e em cuja abertura é destinada ao papel (com uma gramatura equivalente ou superior a 120, sendo fixado entre a régua superior e a inferior. Na régua superior, encontramos retângulos vazados, cada um compreendendo 6 pontos, na disposição de uma “cela” Braille e, na inferior, podemos encontrar várias “celas” Braille todas em baixo relevo. O punção, instrumento furador com uma base de apoio e uma ponteira metálica, será colocado dentro de cada janela, e uma a uma, pressionam-se os pontos desejados para cada letra. Por esse motivo, a denominamos "escrita mecânica. A escrita é feita da direita para a esquerda, sendo que o relevo será encontrado ao retirar e virar a folha, já que quando apertamos o punção na folha, o relevo será formado na face contrária e ao retirá-la, a leitura processa normalmente: da esquerda para a direita.
http://www.braillu.com/2009/07/reglete-e-puncao-instrumentos-para.html Acessado em: 16 out. 2010.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille
http://www.lerparaver.com/braille_invencao.html
http://saladeaula.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=58332&from=archive
A pesquisa poderá ser desenvolvida em casa ou no laboratório de informática. Não será necessário que os alunos produzam cartazes ou uma parte escrita.
Cada grupo terá 5 minutos para dizer o que fora compreendido acerca do Braille. Suas falas deverão levar em consideração os pontos sugeridos.
ATIVIDADE 02
Compreendendo o Braille
Para essa atividade será necessário que todos os alunos possuam, em folha impressa, o alfabeto Braille:
http://www.senai.br/psai/braille_material.asp Acessado em: 15 out. 2010
Ao assistir ao vídeo, os alunos deverão observar o funcionamento das casas do sistema Braille:
Exiba o seguinte vídeo para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=-t4IU_WJZs8 Acessado em: 15 out. 2010.
É imprescindível que você compreenda o funcionamento do alfabeto Braille para que possa solucionar possíveis dúvidas. Se preferir, exiba o vídeo pausadamente e peça que os alunos observem o que foi dito em sua folha.
ATIVIDADE 03
Produzindo em Braille
Nessa atividade, os alunos produzirão enunciados ou parágrafos em Braille. Mas não se trata da forma utilizada pelos deficientes visuais, ou seja, com instrumentos próprios.
A atividade objetiva que os alunos "desenhem" pequenos enunciados, utilizando a lógica dos sinais do Braille.
Para tanto, indicamos a utilização de uma folha de caderno de caligrafia ou outra folha pautada.
Os alunos deverão:
Sugestões de enunciados que podem ser escritos:
ATIVIDADE 04
Lendo e corrigindo os textos
Após as produções, recolha os textos e os distribua na turma, de modo que cada aluno pegue de outro colega.
O aluno irá:
Ao final da atividade, o corretor apresentará tais resultados, conferindo com o produtor do texto suas afirmações.
ATIVIDADE EXTRA
O Braille nos produtos do dia a dia
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT760642-1664,00.html Acessado em: 17 out. 2010.
Professor, há vários produtos no mercado, como remédios, cosméticos, alimentos, que trazem, em Braille, algumas informações do produto.
Você poderá sugerir que cada alunos traga um exemplo desse tipo de embalagem. Os cosméticos da marca Natura, os alimentos do Pão de Açúcar e quase todos os medicamentos podem ser indicados como sugestões.
É possível que nem todos consigam trazer o que fora pedido. Não há problema, trabalhe, a partir das embalagens trazidas, a "tradução" do Braille presente nelas.
Você poderá:
Se possível, discuta a importância social (inclusão) de tais informações estarem gravadas em produtos de consumo, levando em consideração os direitos constitucionais de todos em uma sociedade democrática.
http://www.lidifaria.com/2010/01/braille-em-embalagens/ Acessado em: 17 out. 2010.
Portal institucional do Governo Federal sobre o Braille:
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/11/2012
Cinco estrelasgostei bastante, porém necessito da parte de matemática e estou achando difícil de pesquisar.