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Conhecendo e praticando o alfabeto Braille

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o alfabeto Braille de comunicação, utilizado pelos cegos;
  • compreender o funcionamento e as regras do alfabeto Braille;
  • produzir enunciados curtos que utilizem os sinais do Braille.
  • ler enunciados em Braille.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É relevante que os alunos saibam o que se entende por processo de "inclusão".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo o alfabeto Braille

http://www.bengalalegal.com/sbraille.php    Acessado em: 15 out. 2010. 

Professor, o Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille. Ele se aproveita da sensibilidade tática do ser humano, bem como da capacidade de distinguir, na polpa digital, pequenas diferenças de posicionamento entre pontos diferentes.

Por meio da presente aula, você demonstrará, de forma razoável, como se dá essa linguagem, responsável por diminuir o processo de inclusão dos deficientes visuais na sociedade.

Sugerimos que, primeiramente, peça uma pesquisa acerca de tal sistema. Em grupos de 4 ou 5 alunos, eles deverão pesquisar, na internet, os seguintes aspectos:

  • o surgimento do Brailles;
  • os seis pontos do alfabeto Braille;
  • a influência do sistema Braille na vida dos deficientes visuais;
  • os instrumentos utilizados para esse tipo de escrita (reglete e punção).

Observação: Reglete é uma régua dupla, que abre e fecha com apoio de dobradiças no canto esquerdo, e em cuja abertura é destinada ao papel (com uma gramatura equivalente ou superior a 120, sendo fixado entre a régua superior e a inferior. Na régua superior, encontramos retângulos vazados, cada um compreendendo 6 pontos, na disposição de uma “cela” Braille e, na inferior, podemos encontrar várias “celas” Braille todas em baixo relevo. O punção, instrumento furador com uma base de apoio e uma ponteira metálica, será colocado dentro de cada janela, e uma a uma, pressionam-se os pontos desejados para cada letra. Por esse motivo, a denominamos "escrita mecânica. A escrita é feita da direita para a esquerda, sendo que o relevo será encontrado ao retirar e virar a folha, já que quando apertamos o punção na folha, o relevo será formado na face contrária e ao retirá-la, a leitura processa normalmente: da esquerda para a direita.

http://www.braillu.com/2009/07/reglete-e-puncao-instrumentos-para.html     Acessado em: 16 out. 2010. 

Links sugeridos para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille 

http://www.lerparaver.com/braille_invencao.html 

http://saladeaula.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=58332&from=archive 

A pesquisa poderá ser desenvolvida em casa ou no laboratório de informática. Não será necessário que os alunos produzam cartazes ou uma parte escrita.

Cada grupo terá 5 minutos para dizer o que fora compreendido acerca do Braille. Suas falas deverão levar em consideração os pontos sugeridos.

ATIVIDADE 02

Compreendendo o Braille

Para essa atividade será necessário que todos os alunos possuam, em folha impressa, o alfabeto Braille:

http://www.senai.br/psai/braille_material.asp    Acessado em: 15 out. 2010 

Ao assistir ao vídeo, os alunos deverão observar o funcionamento das casas do sistema Braille:

  • são seis casas;
  • só serão preenchidas as casas necessárias para se escrever uma dada letra/sinal;
  • as pessoas que enxergam visualizam os sinais, os cegos os sentem com os dedos.

Exiba o seguinte vídeo para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=-t4IU_WJZs8    Acessado em: 15 out. 2010. 

É imprescindível que você compreenda o funcionamento do alfabeto Braille para que possa solucionar possíveis dúvidas. Se preferir, exiba o vídeo pausadamente e peça que os alunos observem o que foi dito em sua folha.

ATIVIDADE 03

Produzindo em Braille

Nessa atividade, os alunos produzirão enunciados ou parágrafos em Braille. Mas não se trata da forma utilizada pelos deficientes visuais, ou seja, com instrumentos próprios.

A atividade objetiva que os alunos "desenhem" pequenos enunciados, utilizando a lógica dos sinais do Braille.

Para tanto, indicamos a utilização de uma folha de caderno de caligrafia ou outra folha pautada.

Os alunos deverão:

  • respeitar o espaço entre uma célula de Braille e outra, ou seja, por mais que se utilize um único ponto, deixa-se o espaço equivalente aos seis utilizáveis;
  • utilizar o alfabeto Braille como recurso de pesquisa para essa produção textual;
  • pular uma linha, quando terminar cada uma delas (esse recurso é usado no Braille convencional para cegos para que exista um espaçamento entre as linhas).

Sugestões de enunciados que podem ser escritos:

  • "Meu nome é NOME DO ALUNO, na cidade de NOME DA CIDADE e estudo na escola NOME DA ESCOLA";
  • "Meu final de semana foi bem interessante, eu saí com meus amigos, fui ao cinema e comemos pizza";
  • Fragmentos de letras de músicas que os alunos gostem.

ATIVIDADE 04

Lendo e corrigindo os textos

Após as produções, recolha os textos e os distribua na turma, de modo que cada aluno pegue de outro colega.

O aluno irá:

  • escrever em uma folha, utilizando o alfabeto convencional, o que foi escrito pelo colega;
  • se necessário, apontar as possíveis correções e equívocos cometidos pelo produtor do texto.

Ao final da atividade, o corretor apresentará tais resultados, conferindo com o produtor do texto suas afirmações.

ATIVIDADE EXTRA

O Braille nos produtos do dia a dia

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT760642-1664,00.html    Acessado em: 17 out. 2010. 

Professor, há vários produtos no mercado, como remédios, cosméticos, alimentos, que trazem, em Braille, algumas informações do produto.

Você poderá sugerir que cada alunos traga um exemplo desse tipo de embalagem. Os cosméticos da marca Natura, os alimentos do Pão de Açúcar e quase todos os medicamentos podem ser indicados como sugestões.

É possível que nem todos consigam trazer o que fora pedido. Não há problema, trabalhe, a partir das embalagens trazidas, a "tradução" do Braille presente nelas.

Você poderá:

  • desenhar a escrita Braille no quadro e pedir que todos traduzam;
  • ou dividir as embalagens entre grupos de alunos que farão a tradução.

Se possível, discuta a importância social (inclusão) de tais informações estarem gravadas em produtos de consumo, levando em consideração os direitos constitucionais de todos em uma sociedade democrática.

http://www.lidifaria.com/2010/01/braille-em-embalagens/      Acessado em: 17 out. 2010. 

Recursos Complementares

Portal institucional do Governo Federal sobre o Braille:

http://www.ibc.gov.br/?itemid=397 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão do funcionamento e estrutura do alfabeto Braille de comunicação, utilizado pelos cegos;
  • produção de enunciados curtos que utilizem os sinais do Braille.
  • leitura de enunciados em Braille.
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