26/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
- Poesias de louvor e lamento;
- Histórias em quadrinho.
1ª Atividade: Conhecer poesias de louvor e lamento.
1º Momento: Professor ajude aos seus alunos a construir o significado de poesia de louvor e de lamento e apresente alguns exemplos dessas poesias. Inicie com o poema de louvor, uma exaltação ao mangue, pode falar das coisas que o mangue proporciona aos seres que nele habitam, como também, a sua importância para os humanos e para o nosso ecossistema etc. As crianças fazem a leitura dos versos e registram em uma cartolina discutem o sentido.
MANGUE Luiz Tadeu Dias Medeiros (Fortaleza - CE, 04/07/2003) (louvor) |
2º momento: Procure um poema de lamento, tratando da poluição do mangue. Um aspecto para discutir pode ser: sem a preservação o que acontecerá? Sugerimos o poema de pescadoras e pescadores, que será usado como recurso didático para uma reflexão sobre as condições do mangue. Ao final os alunos coordenados pelo professor, em uma elaboração conjunta, criam um poema de lamento, quando o poema estiver pronto, pode digitar e depois ilustrar os versos e expor no painel da sala de aula.
Poema de pescadoras e Pescadores.
http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/18812
http://projetomangue.files.wordpress.com/2008/10/1180989212_142_mangue.jpg
3º momento: Faça a sugestão dos alunos elaborarem um livro de poesias de louvor e lamento. O procedimento será o seguinte: cada aluno escolhe um poema de lamento ou de louvor e faz a sua criação. Ao final, o professor organiza estes poemas em forma de livro e como resultado será feito um sarau. Convidem outras turmas e leiam seus poemas sobre o mangue.
2ª Atividade: Fotografar o mangue.
1º Momento: Ensine aos alunos como fotografar. Primeiro, demonstre como fazer o enquadramento do objeto. Corta-se uma folha de papel sulfite em quatro partes, em um quarto, no centro, corta-se um retângulo, ficando tipo uma janela, pede que cada criança olhe pela janela de papel e enquadre algum espaço da sala ou do pátio. Em seguida elas podem mirar um objeto, pela janela construída como se fosse uma maquina fotográfica.
2º Momento: Os alunos trazem sua máquina fotográfica ou pode usar a da escola, para que possam aprender a fotografar. Depois que todos tiverem a oportunidade de fazer uma foto, é hora de ver como ficaram. Professor descarregue as fotos em um computador e com a turma analise se ficaram bem enquadradas ou o que foi priorizado em cada foto. Os alunos vão analisando, criticando e sugerindo.
3º Momento: Depois desta breve oficina, é hora de colocar em prática definitivamente o que aprenderam. Realiza-se uma aula-passeio em um mangue da cidade ou o mais próximo e os alunos ao chegarem ao local registram fotografando o que conseguirem perceber no mangue. Depois poderão levar as fotos para revelar numa loja e construir um painel de fotos. Poderá expor e discutir a situação do mangue com outras crianças de outras turmas.
3ª Atividade: Criar histórias em quadrinhos sobre o mangue.
1º Momento: Professor, inicialmente, questione sobre histórias em quadrinhos. Pergunte aos alunos: o que é uma história em quadrinho?Como é feita a sua organização? Como são expostas as ideias do autor? Qual a estrutura da linguagem? Em seguida, discuta os seguintes pontos:
Faça um fechamento, tirando as dúvidas dos alunos e aprofundado um pouco mais sobre as histórias em quadrinhos.
2º momento - Faça a distribuição de papel A4 dividido em seis quadros, para que os alunos possam criar uma história sobre o mangue e ao final eles compartilhem suas histórias no grande grupo. Poderá fazer um número de exemplares maior e distribuí-los na escola.
Avaliar a participação, o conhecimento e as habilidades que os alunos se apropriaram durante a aula, desse modo, o professor verifica se eles conseguiram atingir os objetivos: refletir sobre as condições do mangue mediante poesias de louvor e lamento; Focar o mangue e fazer fotos, para montar um painel de exposição e discussão; Criar histórias em quadrinhos, contando histórias de mangues.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!