Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MANGUE: LITERATURA E ARTE.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre as condições do mangue mediante poesias de louvor e lamento;
  • Focar o mangue e fazer fotos, para montar um painel de exposição e discussão;
  • Criar histórias em quadrinhos, contando histórias de mangues.  
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Poesias de louvor e lamento;

- Histórias em quadrinho.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Conhecer poesias de louvor e lamento.

1º Momento: Professor ajude aos seus alunos a construir o significado de poesia de louvor e de lamento e apresente alguns exemplos dessas poesias. Inicie com o poema de louvor, uma exaltação ao mangue, pode falar das coisas que o mangue proporciona aos seres que nele habitam, como também, a sua importância para os humanos e para o nosso ecossistema etc. As crianças fazem a leitura dos versos e registram em uma cartolina discutem o sentido.

MANGUE

Luiz Tadeu Dias Medeiros

(Fortaleza - CE, 04/07/2003)  (louvor)

http://www.sudema.pb.gov.br/poesias.php 

2º momento:  Procure um poema de lamento, tratando da poluição do mangue. Um aspecto para discutir pode ser: sem a preservação o que acontecerá? Sugerimos o poema de pescadoras e  pescadores, que será usado como recurso didático para uma reflexão sobre as condições do mangue. Ao final os alunos coordenados pelo professor, em uma elaboração conjunta,  criam um poema de lamento, quando o poema estiver pronto, pode digitar  e depois ilustrar os versos e expor no painel da sala de aula.

Poema de pescadoras e Pescadores.

http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/18812 

http://projetomangue.files.wordpress.com/2008/10/1180989212_142_mangue.jpg 

3º momento:  Faça a sugestão dos alunos elaborarem  um livro de poesias de louvor e lamento. O procedimento será o seguinte:  cada aluno escolhe um poema de lamento ou de louvor e faz a sua criação. Ao final, o professor organiza estes poemas em forma de livro e como resultado será feito um sarau. Convidem outras turmas e leiam seus poemas sobre o mangue.

2ª Atividade: Fotografar o mangue.

1º Momento:  Ensine aos alunos como fotografar. Primeiro, demonstre como fazer o enquadramento do objeto. Corta-se  uma folha de papel sulfite em quatro partes, em um quarto, no centro,  corta-se um retângulo, ficando tipo uma janela, pede que cada criança olhe pela janela de papel e enquadre algum espaço da sala ou do pátio. Em seguida elas podem mirar um objeto, pela janela construída como se fosse uma maquina fotográfica.

2º Momento:  Os alunos trazem sua máquina fotográfica ou pode usar a  da escola, para que possam aprender a fotografar. Depois que todos tiverem a oportunidade de fazer uma foto, é hora de ver como  ficaram. Professor descarregue as fotos em um computador e com a turma analise se ficaram bem enquadradas ou o que foi priorizado em cada foto. Os alunos vão analisando, criticando e sugerindo.

3º Momento: Depois desta breve oficina, é hora de colocar em prática definitivamente o que aprenderam. Realiza-se uma aula-passeio  em um mangue da cidade ou o mais próximo e os alunos ao chegarem ao  local registram  fotografando o que conseguirem perceber no mangue. Depois poderão levar as fotos para revelar numa loja e construir um painel de fotos. Poderá expor e discutir a situação do mangue com outras crianças de outras turmas.

3ª Atividade: Criar  histórias em quadrinhos sobre o mangue.

1º Momento: Professor, inicialmente, questione sobre histórias em quadrinhos. Pergunte aos alunos: o que é uma história em quadrinho?Como é feita a sua organização? Como são expostas as ideias do autor? Qual a estrutura da linguagem?  Em seguida,  discuta os seguintes pontos:

  • Quando posso afirmar que uma história é em quadrinhos?
  • Qual a diferença de uma história em quadrinhos e outras histórias?
  • Como lemos as histórias em quadrinhos?
  • O que podemos escrever nas histórias em quadrinhos?
  • O que significa os balões nas histórias em quadrinhos? 

Faça um fechamento, tirando as dúvidas dos alunos e aprofundado um pouco mais sobre as histórias em quadrinhos.  

2º momento - Faça a distribuição de papel A4 dividido em seis quadros, para que os alunos possam criar uma história sobre o mangue e ao final eles compartilhem suas histórias no grande grupo. Poderá fazer um número de exemplares maior e distribuí-los na escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a participação, o  conhecimento e as habilidades que os alunos se apropriaram durante a aula, desse modo, o professor verifica se eles conseguiram atingir os objetivos: refletir sobre as condições do mangue mediante poesias de louvor e lamento; Focar o mangue e fazer fotos, para montar um painel de exposição e discussão; Criar histórias em quadrinhos, contando histórias de mangues.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.