01/12/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1) Conhecer a história da escola.
2) Resgatar elementos de sua história na escola.
3) Valorizar as situações vividas, as relações construídas, bem como as experiências de aprendizagem na escola.
4) Reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida.
5) Relembrar situações que tenham sido vividas pelo aluno na escola de forma prazerosa e desprazerosa.
Não são necessários conhecimentos prévios
1º Momento: Professor/a, introduza o tema da aula convidando os/as alunos/as para acompanharem a história: Turma da Mônica- Na escola, disponível em:
http://www.monica.com.br/comics/escola/welcome.htm
2º Momento: Explore a história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha, que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?
3º Momento: Após essa exploração do vídeo, proponha aos/as alunos/as a seguinte reflexão sobre a escola em que estudam:
1) Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
2) O que sei sobre a criação da minha escola?
3) Qual a idade da minha escola?
4) Quantos/as alunos/as tem em minha escola? Quantos professore/as e funcionários/as?
5) De onde vem os/as alunos/as que estudam aqui?
6) Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
7) Quem são os professores que trabalham aqui?
4º Momento: Professor/a, peça aos/às alunos/as que registrem em folha separada as respostas às questões. No momento da socialização, registre as informações dos/das alunos/as na lousa. Divida a turma em trios e solicite que pesquisem em materiais on-line e impressos, informações sobre a escola em que estudam.
5º Momento: Após essa exploração inicial, solicite aos/as alunos/as que estruturem uma entrevista para ser realizada com o/a diretor/a da escola buscando as principais informações sobre a história da sua escola. Se a escola tiver fotos antigas, solicite a cópia de tal material para posterior utilização. Oriente os/as alunos/as a fazer um relatório da entrevista e arquivá-lo em uma pasta.
6º Momento: Montar um painel em papel pardo do tamanho de um "outdoor" ou no formato de um "banner" com todas as informações sobre a escola e cópias de fotos (caso tenham) para ser exposto posteriormente em lugar de fácil acesso. Sugere-se como título do Banner: "A história da minha escola"
1º momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo "A Escola- Paulo Freire", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=dq3yHaELsjo&feature=related
2º Momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as: O que o vídeo retrata? Na sua percepção, escola é lugar de gente? De que "gente" Paulo Freire está falando? O que o autor quis dizer com "Nada de ilha cercada de gente por todos os lados"? Quem são as pessoas que compõem a sua escola? Será que tenho amigos/as na escola em que estudo? Será que a minha escola é lugar de felicidade?
3º Momento: Proponha um passeio pela escola a fim de que os alunos/as observem tanto o espaço físico, quanto o funcionamento da mesma. Oriente os/as alunos/as a registrarem suas principais observações. Caso seja possível, solicite aos/as alunos/as que fotografem cenas e espaços que lhes chamarem à atenção.
4º Momento: Ao retornar à sala, solicite aos/as alunos/as que procurem se lembrar dos espaços e cenas da escola que mais lhes marcaram e façam ilustrações por meio de desenhos.
5º Momento: Professor/a, leve para a sala materiais diversos para a construção de maquetes da escola. Sugestão de alguns materiais: isopor, palito de picolé, caixas de fósforos, palito de churrasco, cola, tesoura, cartolina, papel crepom, papelão, tinta, canetas hidrocor, dentre outros. Professor/a, no endereço abaixo você encontrará várias referências sobre construção de maquetes:
1º momento: Proponha aos/as alunos refletirem sobre a sua história na escola em que estudam, a partir das seguintes questões:
1) Como foi meu primeiro dia de aula nessa escola?
2) Qual/is o/s nome/s do/s meu/s primeiro/s professor/es?
3) Quais foram as situações prazerosas e não prazerosas que vivi nesse espaço?
2º Momento: Convide os/as alunos para conhecerem a letra da música: "A minha escola"- Bebê Lilly
A Minha Escola- Bebê Lilly
"Vou à escola aprender a ler, somar, contar e também escrever
Eu já sei: 1 e 1 são dois
O resto aprendo depois
Mamãe, mamãe na minha escola eu aprendi a escrever meu nome, soletrar Bebê Lilly
E também aprendi a ter educação
Já digo obrigada e perdão
E na cantina eu tomo vitaminas
Que fazem bem aos meninos e meninas
Dos materiais eu cuido direitinho
Pelos meus livros eu tenho muito carinho
Mamãe, mamãe na escola eu aprendi
A dizer o alfabeto do A até o Z
Com carinho para você uma carta escrevi
No fim mandei um beijo da Bebê Lilly
E na cantina eu tomo vitaminas
Que fazem bem aos meninos e meninas
Dos materiais eu cuido direitinho
Pelos meus livros eu tenho muito carinho
Mamãe, mamãe na minha escola eu aprendi
A escrever meu nome, soletrar Bebê Lilly
E também aprendi a ter educação
Já digo obrigada e perdão
Mamãe, mamãe na escola eu aprendi
A dizer o alfabeto do A até o Z
Com carinho para você uma carta escrevi
No fim mandei um beijo da Bebê Lilly"
2º Momento: Proponha aos/as alunos/as que façam um paralelo entre a letra da música e a sua experiência na escola em que estuda, a partir da seguinte questão: O que eu aprendo e aprendi na minha escola?
Após essa reflexão, os/as alunos/as deverão escrever uma poesia sobre a sua escola com o título: "A minha história nessa escola"
3º Momento: Propor aos/as alunos/as que confeccionem um memorial, semelhante ao álbum de fotos que os pais geralmente montam para seus/suas filhos/as quando nascem, registrando os principais fatos sobre a história da criança por meio de fotos e registros escritos. Nesse caso, os/as alunos/as poderão utilizar fotos que tenham sido tiradas na escola em atividades específicas, caso tenham, ou fazer desenhos ou ilustrações com recortes de revistas representando momentos marcantes vividos na sua escola.
Professor/a, acesse o endereço abaixo que você verá uma sugestão de memorial semelhante ao proposto:
http://www.fcc.org.br/pesquisa/minhaEscola/apresentacao/pagHtml/index.html
4º Momento: Organize juntamente com os alunos uma exposição intitulada "A história de minha escola e a minha história nessa escola", onde serão apresentados os memoriais dos alunos, contendo todas as etapas desenvolvidas no decorrer das aulas. Afixe em um mural, no espaço destinado à exposição, o banner "A história da minha escola" e, se possível, disponibilize os vídeos para que os visitantes possam assisti-los. Convide toda a comunidade escolar para visitarem a exposição e conhecerem o trabalho realizado.
Representação de escola e trajetória escolar, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65641997000100006&script=sci_arttext
Como elaborar o memorial? Disponível em:
http://www.tvescola.ufms.br/atividades4.htm
O ambiente escolar na visão das crianças através da fotografia, disponível em:
http://www.ufpel.edu.br/cic/2008/cd/pages/pdf/CH/CH_01879.pdf
A pré- escola na visão de crianças de 1ª série, disponível em:
Professor/a a avaliação deverá ser contínua. Observe ao longo das discussões se os/as alunos/as conseguiram reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida a partir da lembrança de situações vividas na escola. Solicite a eles/as que respondam individualmente à seguinte questão: No texto de Paulo Freire, " A escola", o autor faz a seguinte afirmação: "E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão."
Vocês concordam com essa afirmação? Se não, justifiquem a sua resposta. Se sim, respondam de que forma é possível efetivar o que Paulo Freire disse para que a escola seja melhor a cada dia.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2015
Cinco estrelasAdorei sua sequencia, sou professora de multisseriado do 1º ao 3º ano, vou aplicá-la com sucesso!!!!