19/11/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Tempo verbal presente simples em Inglês.
Produção textual em Inglês.
MOTIVAÇÃO
Para dar início a estas aulas o professor deverá formar grupos de cinco integrantes. Em seguida, deverá colar na testa de cada um dos integrantes do grupo uma etiqueta. Ao receber uma etiqueta o aluno não poderá ver seu significado. Cada etiqueta deverá conter com letras bem visíveis, as características da pessoa e que atitude o grupo deve tomar em relação à ele:
SOU SURDO (A) – GRITE COMIGO (I AM DEAF – SHOUT AT ME)
SOU IDOSO (A) – ME IGNORE (I AM OLD – IGNORE ME)
SOU DEFICIENTE FÍSICO – TENHA PENA (I AM HANDICAPPED – FELL PITY)
ESTOU DOENTE – EVITE-ME (I AM SICK – AVOID ME)
SOU CEGO (A) – RIA DE MIM (I AM BLIND – LAUGH AT ME)
Na sequência, os grupos serão orientados a discutir um tema polêmico qualquer proposto pelo educador durante 05 (cinco) minutos, levando em conta o conteúdo das etiquetas. Os alunos não devem, entretanto, saber o conteúdo das etiquetas que receberam. É muito provável que a discussão se tornará inviável.
Ao final do tempo proposto, os alunos deverão retirar a etiqueta e, sob a supervisão e orientação do professor debater sobre como se sentiram durante a dinâmica bem como sobre as dificuldades que os muitos rótulos que recebemos impõem às relações interpessoais. É importante levar os alunos a refletirem sobre a necessidade de buscar compreender melhor às pessoas, percebendo seus sentimentos, necessidades e emoções, colocando-se em seu lugar (no sentido abstrato).
Adaptado de: www.concepcionistas.com.br/material/dinamicas/rotulos.doc Acesso em 14 de outubro de 2010.
ATIVIDADE 1
Dando sequência às atividades de motivação, os alunos assistirão aos seguintes vídeos:
Vídeo 1: Deficientes e idosos sofrem com falta de acessibilidade (2:33 min)
http://www.youtube.com/watch?v=79ezXj7Pxms
Este vídeo apresenta uma reportagem que trata das dificuldades quanto à acessibilidade em Fortaleza. José, um cadeirante, se arrisca entre carros e tem dificuldades para se locomover.
Vídeo 2: Apenas 1% das calçadas estão adaptadas para deficientes em (2:57 min)
http://www.youtube.com/watch?v=T7beV4Ef17I
Este vídeo apresenta uma reportagem apresenta as dificuldades de cadeirantes e de João Carlos, um deficiente visual, para se locomoverem na cidade de São Paulo.
Vídeo 3: Ailton: Um sapateiro com deficiência física, competência e dignidade. (3:51 min)
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=461818 (Fig. 1)
Este Vídeo versa sobre Ailton, um homem que perdeu as duas pernas em um acidente, revela como vive na cidade.
Vídeo 4: FALA SERIO IDOSO (2:36 min)
http://www.youtube.com/watch?v=FZGmMfvug_Y
Neste vídeo Hamilton, um senhor de 63 anos, comenta as dificuldades que um idoso enfrenta para se locomover nas cidades.
Vídeo 5: Acessibilidade Surdos (3:07 min)
http://www.youtube.com/watch?v=WhgJ8ly40kU
Neste vídeo, são apresentadas algumas limitações de Pablo, um universitário surdo, para viver na cidade.
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: os vídeos poderão ser salvos em DVD para serem exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
Após assistirem aos vídeos, o professor proporá as seguintes questões, para serem debatidas nos grupos, preferencialmente em Inglês:
OBSERVAÇÃO: As questões poderão ser impressas na forma de folha atividade para os grupos ou projetadas na forma de transparência ou slide, para a visualização de todos os alunos.
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e organizando os debates.
ATIVIDADE 2
Como continuidade às atividades da aula, os alunos, ainda em grupos, escreverão pelo menos três frases sobre as pessoas retratadas nos vídeos assistidos. Para tanto, deverão associar características pessoais das pessoas retratadas nos vídeos a sentimentos e ações à partir das seguintes frases, que servirão como exemplo: Pablo is deaf but he feels happy because he studies.
Hamilton is old and he is sad because old people have difficulties to walk in the city.
Para a realização da atividade, os alunos poderão acessar os sites propostos abaixo, que apresentam listas e explicações sobre como usar os verbos de ação, os adjetivos e vocabulário para descrever características pessoais:
RECURSO - Sites para Pesquisa
http://bogglesworldesl.com/emotions_flashcards.htm
http://www.learnenglish.de/basics/appearances.htm
http://www.kids-pages.com/folders/flashcards/Feelings__Emotions/page1.htm
http://www.manythings.org/b/e/4470
http://www.examples-help.org.uk/parts-of-speech/action-verbs.htm
http://www.keepandshare.com/doc/12894/adjective-list (Fig. 2)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando e, se considerar necessário, exibir os vídeos novamente. Os alunos poderão utilizar dicionários Inglês-Português.
Ao final desta etapa, os grupos apresentarão pelo menos uma frase criada, escrevendo-a na lousa. O professor requisitará, em aula aberta, que expliquem quais das palavras que usaram que se referem à descrição de característica pessoal, a sentimentos e a ações e por que as usaram.
Por exemplo, um grupo poderá dizer:
Na frase “Pablo is deaf but he feels happy because he studies.” a palavra deaf (surdo) corresponde a uma descrição de característica pessoal, “happy” se refere ao sentimento da pessoa, que está feliz em razão de estudar (study).
ATIVIDADE 3
Nesta etapa, o professor sairá com a turma para um passeio pelo bairro, para que verifiquem quais as características do mesmo que interferem na mobilidade adequada de pessoas cadeirantes, cegas e idosas, por exemplo. É interessante que os alunos tirem fotos e/ou gravem vídeos das situações e áreas que consideram preocupantes, podendo entrevistar moradores da região, para serem utilizadas na próxima atividade.
ATIVIDADE 4
Novamente em sala de aula (sala de Informática), cada grupo deverá criar um blog, em Inglês, com o tema “Mobilty and assessibilty in my neighborhood – mobilidade e acessibilidade em meu bairro”. O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Tecnologias – tais como celulares e computadores.
Informações sobre como criar um blog (Fig. 3) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 3 – Imagem do Recurso
Sugerimos os seguintes sites para referência de informações à serem incluídas no blog:
RECURSO - Sites de Referência
http://www.jornaldacidadejatai.com/index.php?CodPagina=28&CodBloco=14&CodConteudo=742
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_Universal
http://www.slideshare.net/mra.almeida/mobilidade-e-acessibilidade-urbana
http://www.bengalalegal.com/mariogalvao.php
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=728945
http://www.cidadedemocratica.com.br/topicos/tags/289 (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
Ao final destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os blogs criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema proposto: necessidade de adequação dos espaços físicos às necessidades das pessoas com deficiência física ou pessoas com dificuldades de mobilidade (deficientes, idosos etc.).
SUGESTÕES
1. Divulgar os blogs criados pelos alunos na comunidade, visando que pela discussão do tema sejam propostas soluções de problemas que possam afetar a mobilidade dos alunos e de moradores da comunidade.
2. Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar sobre a urbanização dos espaços e transporte público.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como o uso adequado de vocabulário para descrever pessoas, expressar sentimentos sentimentos e descrever ações em Inglês, na construção de frases (e textos) para o blog.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!