Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Células-tronco

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito de célula tronco e os vários tipos existentes.

Conhecer o que é terapia de célula tronco.

Conhecer a importância das células tronco para o organismo e para a medicina.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula pedindo que os alunos leiam as reportagens sugeridas a seguir:

“Terapia com células-tronco podem curar a cegueira” http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3812504-EI8147,00.html

“Pesquisa com células-tronco obtém órgãos embrionários” http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/pesquisa-celula-tronco-obtem-orgaos-embrionarios-401361.shtml

“Células-tronco “buscam e destroem”  câncer, diz estudo” http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/19/celulas-tronco-buscam-destroem-cancer-diz-estudo-755945653.asp

Questione os alunos sobre o que são as células-tronco, como são obtidas e qual sua importância para o organismo. Após a participação dos alunos peça que eles desenvolvam um mapa conceitual com o conhecimento que têm até o momento.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula.

Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS.    Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm  e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf

Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/

Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf

http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php

Software CMap Tools (construção de mapas conceituais): http://cmap.ihmc.us/

ou: http://cmaptools.pt.malavida.com/d4086-download-gratis-windows

Tutorial em português do CMap Tools : http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf

Peça que os alunos salvem este mapa conceitual como sendo um mapa conceitual inicial.

Agora instrua-os a acessar os vídeos e objetos de aprendizagem sugeridos abaixo:

You tube: Células-tronco – http://www.youtube.com/watch?v=inbfCVNa1Uk&feature=related

Este vídeo mostra desde a fecundação in vitro até a obtenção de células tronco.

PORTAL DO PROFESSOR:

Divisão e diferenciação celular

Este objeto de aprendizagem mostra como os diferentes tipos celulares que existem no corpo se for maram. Questione os alunos sobre os tipos de células-tronco existentes, de que forma podem ser obtidas.

Depois da pesquisa feita pelos alunos peça que eles façam um novo mapa conceitual, ampliando os conceitos anteriormente listados, abrangendo: tipos de células-tronco, como são obtidas, relação com a embriologia e histologia, importância delas no corpo humano e relevância delas para a medicina.

 

ÉTICA E CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

Promova um debate com os alunos sobre a obtenção das células-tronco embrionárias e a questão ética de usar embriões para este fim. Os professores de Sociologia e Filosofia poderão ajudar a aprofundar o tema pelo viés da ética.

Se necessário busque informações com geneticistas das faculdades de sua região.

WEBQUEST

Sugerimos duas webquest sobre o tema para o professor trabalhar com os alunos.

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2008-2/2-6/index.htm

Esta webquest traz como atividade a elaboração de enquetes sobre o tema células-tronco.

http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5297&id_pagina=1

Esta webquest orienta os alunos para uma pesquisa direcionada e apresentação em slides para a turma.

http://educacao.uol.com.br/biologia/celulas-tronco-3.jhtm

http://educacao.uol.com.br/biologia/celulas-tronco-3.jhtm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Divisão e diferenciação celular Animação/simulação
Avaliação

A avaliação se dará sobre a produção dos mapas conceituais dos alunos e produção das webquests sugeridas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LIANA DE OLIVEIRA BARROS, NOEL HUGNEN DE OLIVEIRA PAIVA EEFM , Ceará - disse:
    liana_barros@hotmail.com

    17/05/2011

    Quatro estrelas

    A pesquisa com células tronco é um tema muito atual no que se refere aos avanços na área da medicina. Portanto trata-se de um assunto de grande interesse dos alunos. A aula mostra as aplicações das pesquisas nessa área, os benefícios que poderiam trazer para a sociendade, além de mostrar vídeos interessantes, o que facilitaria a interação dos alunos duarnte a aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.