19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer o conceito de célula tronco e os vários tipos existentes.
Conhecer o que é terapia de célula tronco.
Conhecer a importância das células tronco para o organismo e para a medicina.
Inicie a aula pedindo que os alunos leiam as reportagens sugeridas a seguir:
“Terapia com células-tronco podem curar a cegueira” http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3812504-EI8147,00.html
“Pesquisa com células-tronco obtém órgãos embrionários” http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/pesquisa-celula-tronco-obtem-orgaos-embrionarios-401361.shtml
“Células-tronco “buscam e destroem” câncer, diz estudo” http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/19/celulas-tronco-buscam-destroem-cancer-diz-estudo-755945653.asp
Questione os alunos sobre o que são as células-tronco, como são obtidas e qual sua importância para o organismo. Após a participação dos alunos peça que eles desenvolvam um mapa conceitual com o conhecimento que têm até o momento.
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula.
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Software CMap Tools (construção de mapas conceituais): http://cmap.ihmc.us/
ou: http://cmaptools.pt.malavida.com/d4086-download-gratis-windows
Tutorial em português do CMap Tools : http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Peça que os alunos salvem este mapa conceitual como sendo um mapa conceitual inicial.
Agora instrua-os a acessar os vídeos e objetos de aprendizagem sugeridos abaixo:
You tube: Células-tronco – http://www.youtube.com/watch?v=inbfCVNa1Uk&feature=related
Este vídeo mostra desde a fecundação in vitro até a obtenção de células tronco.
PORTAL DO PROFESSOR:
Divisão e diferenciação celular
Este objeto de aprendizagem mostra como os diferentes tipos celulares que existem no corpo se for maram. Questione os alunos sobre os tipos de células-tronco existentes, de que forma podem ser obtidas.
Depois da pesquisa feita pelos alunos peça que eles façam um novo mapa conceitual, ampliando os conceitos anteriormente listados, abrangendo: tipos de células-tronco, como são obtidas, relação com a embriologia e histologia, importância delas no corpo humano e relevância delas para a medicina.
ÉTICA E CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS
Promova um debate com os alunos sobre a obtenção das células-tronco embrionárias e a questão ética de usar embriões para este fim. Os professores de Sociologia e Filosofia poderão ajudar a aprofundar o tema pelo viés da ética.
Se necessário busque informações com geneticistas das faculdades de sua região.
Sugerimos duas webquest sobre o tema para o professor trabalhar com os alunos.
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2008-2/2-6/index.htm
Esta webquest traz como atividade a elaboração de enquetes sobre o tema células-tronco.
Esta webquest orienta os alunos para uma pesquisa direcionada e apresentação em slides para a turma.
http://educacao.uol.com.br/biologia/celulas-tronco-3.jhtm
http://educacao.uol.com.br/biologia/celulas-tronco-3.jhtm
Nome | Tipo |
---|---|
Divisão e diferenciação celular | Animação/simulação |
A avaliação se dará sobre a produção dos mapas conceituais dos alunos e produção das webquests sugeridas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2011
Quatro estrelasA pesquisa com células tronco é um tema muito atual no que se refere aos avanços na área da medicina. Portanto trata-se de um assunto de grande interesse dos alunos. A aula mostra as aplicações das pesquisas nessa área, os benefícios que poderiam trazer para a sociendade, além de mostrar vídeos interessantes, o que facilitaria a interação dos alunos duarnte a aula.