Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A construção da história a partir do improviso

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir textos individuais orais e escritos.

Perceber que as escolhas feitas ao elaborar uma história não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado.

Desenvolver, de forma reflexiva, a capacidade de produção de leitura de textos verbais e não-verbais.

Duração das atividades
4 aulas geminadas ( 1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.

Você pode acessar outra aula de minha autoria que trata em específico desse conteúdo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514  

É importante que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para utilização.

O aluno precisa compreender que a língua possui duas formas de se manifestar:

. A forma culta, formal, padrão que é a correspondente ao registro utilizado pela elite, é a linguagem do poder, expressa tanto na escrita quanto na fala.

. A forma coloquial, informal que se aproxima da manifestação oral. Além disso, tem uma organização própria e pode variar de acordo com as situações de comunicação e os interlocutores nelas envolvidos.

É importante ressaltar que, por uma questão de extensão territorial, o Brasil possui uma grande variedade linguística que deve ser respeitada, visto que não há como classificar a melhor em detrimento de outra. Não existe um modo correto ou incorreto de se expressar, mas o que é adequado ou não em dada situação de interlocução. Todos os falantes e suas variações linguísticas devem ser respeitados. 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Contar histórias é uma atividade que toda pessoa sabe fazer. Sempre contamos histórias sobre a nossa vida e sobre pessoas que conhecemos. Às vezes, também contamos fatos históricos, piadas, entre outras coisas. De certa forma, toda narração pode ser contada como uma história.

No ato de contar histórias, ressaltam-se o improviso, a cultura constituída na língua do dia-a-dia e a interação com o público. Quem narra deve produzir um efeito significativo e imprimir vivacidade e veracidade à cadência da história. Desse modo, o ato de contar histórias oralmente tem um importante valor para enaltecer sentimentos e valorizar o imaginário das pessoas.

Convide seus alunos para assistirem a um filme que revela o aspecto positivo dessa prática. Trata-se de um projeto social que além de oferecer entretenimento, oferece esperança e alegria através da história. Veja e conheça o projeto "Doutores da Alegria":

http://www.youtube.com/watch?v=weKtpnfgsTw&NR=1 (Acesso em 18/10/2010)   

Se os alunos se interessarem pelo restante do filme, apresente-o a eles. É uma linda lição de vida e de solidariedade. Há a sequência do filme disponível no site do Youtube. As referências dessa sequência do filme estão na seção dos Recursos Complementares.

Depois, ouça dos alunos as impressões que tiveram acerca do filme. Peça que eles escrevam a história que mais gostaram dentre todas apresentadas no filme. Verifique a habilidade dos alunos em recontarem uma história. Observe o vocabulário empregado e a coesão textual. Para complementar o trabalho, peça que os alunos façam as ilustrações do reconto da história também. Incentive o desenho lúdico dos palhaços.

Aula 2

Professor,

As histórias podem ser criadas a partir de variadas formas. Através de desenhos, filmes, músicas, imagens, fotos, sequência de ações. Há vídeos disponíveis que os alunos podem assistir e a partir deles, deixar fluir a imaginação e a capacidade de criar. Os vídeos abaixo estão em outro idioma. Convide o colega professor de Língua Estrangeira para auxiliar os alunos a compreender melhor o que será exibido.

Assista com seus alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=hgQEBbOQdB4&feature=related  (Acesso em 18/10/2010)     

http://kntz.com.br/archives/2287 (Acesso em 18/10/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=4C-Pj2ULj34&feature=related (Acesso em 18/10/2010) 

Professor,

Pergunte aos alunos que histórias poderiam ser criadas a partir das cenas assistidas?

Divida os alunos em duplas para a criação de uma história a partir da escolha de um dos vídeos que acabaram de assistir.

Depois dos trabalhos concluídos, leia os textos criados e verifique todos os aspectos do texto: ortografia, pontuação, coerência, coesão, vocabulário. Faça as indicações de correções e peça que os alunos retextualizem os textos elaborados.

Aula 3

Professor,

Faça a apresentação dos trabalhos. Peça que as duplas apresentem seus textos lendo oralmente as próprias criações, de forma que a leitura oral fique sincronizada às imagens do vídeo escolhido por cada uma.

Registre esse momento. Grave ou filme as apresentações das duplas.

Depois das apresentações, que outras histórias eles poderiam criar? Que outras histórias poderiam ser contadas? Um relato familiar, uma piada, um fato interessante... estimule-os a escreverem, a praticarem a "contação de histórias".

Crie momentos específicos para isso. Inscreva os alunos que quiserem contar histórias nessas horas. Pode ser um dia em específico, por exemplo: Quarta-Cultural, na hora do recreio de sua escola.

Aula 4

Professor,

Ainda imbuído do sentimento de solidariedade e de encantamento proporcionados pelo filme da primeira aula, leve seus alunos em alguma instituição para contar histórias.

Promova essa visita a uma creche, orfanato, casa de repouso ou asilo. A visita pode ser o início de um projeto social que a sua escola pode firmar parceria. É importante estimular a solidariedade e o voluntariado entre seus alunos e as pessoas assistidas.

Faça uma campanha em sua escola para arrecadação de livros, brinquedos, gibis, agasalhos para que os alunos levem na instituição que forem visitar. O que será levado dependerá do tipo de instituição escolhida.

Registre os momentos que passarão lá, desde a chegada até o momento da contação de histórias. Fotografe e filme e depois divulgue esse projeto na mídia de sua cidade e de sua escola.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de sites que poderão enriquecer as suas aulas:

http://www.doutoresdaalegria.org.br/ (Acesso em 18/10/2010) - Sobre o projeto Doutores da Alegria  

http://www.youtube.com/watch?v=fc4L5cEHfq8&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 2 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=RHfmYHQydd0&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 3 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=MkaP7JHdYFo&feature=related  (Acesso em 18/10/2010) - Parte 4 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=QDrTiRKRfkc&feature=related  (Acesso em 18/10/2010) - Parte 5 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=p7mfbAM9ccI&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 6 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=aO0okix13Ww&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 7 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=_ePdYOHJi14&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 8 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=PC2119OgWDI&feature=related (Acesso em 18/10/2010) - Parte 9 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=GmKpo_cYuyY&feature=related  (Acesso em 18/10/2010) - Parte 10 do filme 

http://www.youtube.com/watch?v=7ryw4FvxZuQ&feature=related  (Acesso em 18/10/2010) - Parte 11 do filme 

Avaliação

Professor,

O processo de avaliação dessa sequência de aulas deve ser feita de forma contínua e progressiva.

As atividades viabilizam avaliações das competências linguísticas individuais dos alunos. Possibilita também a verificação de como cada um produz seu texto, se identifica as modalidades formais da língua e se fazem as substituições propostas na revisão textual.

Deve-se observar e avaliar, principalmente,a capacidade dos alunos em transformarem os registros coloquiais em escritos, que critérios adotaram para tal conversão, se respeitaram ou privilegiaram as variantes linguísticas das histórias contadas.

É de suma importância ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.

Além disso, essa é uma prática para ajudar a desenvolver a visão crítica sobre suas ações em termos de propor uma avaliação do que foi positivo e como os pontos negativos devem ser aprimorados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.