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Narrativa da própria experiência: a elaboração de um Memorial

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer a diferença entre a técnica de escrita de um Memorial e uma narrativa histórica.

Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um memorial.

Produzir um registro de memórias, utilizando o foco narrativo em primeira pessoa.

Produzir textos, explorando as possibilidades de significação das palavras.

Perceber a importância de escolhas pessoais (léxico, estrutura de frases e textos) para a produção de sentidos.

Duração das atividades
5 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 500 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos:

. conheçam a estrutura de um texto biográfico e autobiográfico.

. tenham prática em participar de mesas redondas em sala de aula e de fazer registros de entrevistas.

. conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

O Memorial é um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para retomar não só recordações e lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.

É o resultado de uma narrativa da própria experiência retomada a partir dos fatos significativos que nos vêm à lembrança. Fazer um Memorial consiste, então, em um exercício sistemático de escrever a própria história, rever a própria trajetória de vida e aprofundar a reflexão sobre ela. Esse é um exercício de auto-conhecimento. 

Pergunte a seus alunos se já leram alguma Biografia ou Autobiografia. Que tipo de linguagem é utilizada e que elementos fazem parte de cada gênero?

Estabeleça a diferença entre os dois gêneros, apresentando os conceitos de cada um deles. Veja:

Biografia: é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De um modo geral, as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas na atualidade isso vem mudando.

Autobiografia: é a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência. O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia (Acesso em 19/10/2010) 

Depois, leve seus alunos ao laboratório de informática de sua escola para que acessem sites que contenham biografias e autobiografias. Assim, os alunos terão uma gama de possibilidades de leitura, que oferecerão a eles o conhecimento do gênero em questão e o entretenimento pelas histórias que lerão. Divida os alunos em duplas. Peça para que cada uma leia uma biografia e uma autobiografia, registrem os principais dados da personalidade lida, para uma socialização da leitura em sala de aula, em um momento posterior.

Sugiro os seguintes endereços eletrônicos que contém um leque de opções:

http://www.brasilescola.com/biografia/ (Acesso em 19/10/2010) 

http://educacao.uol.com.br/biografias/ (Acesso em 19/10/2010) 

Após a leitura das biografias e das autobiografias, retorne com os alunos para a sala de aula e promova a apresentação de cada dupla sobre a leitura que fizeram de uma biografia ou de uma autobiografia.

Peça para que cada dupla apresente os principais fatos e curiosidades da personalidade lida. Depois, confeccione com seus alunos, um painel contendo as informações de cada pessoa célebre, contendo fotos de cada um. Os alunos podem criar efeitos nas imagens que serão colocadas em exposição. Há um site que oferece múltiplas opções de alteração de imagem. Experimente-o, pois o efeito ficará interessante. Acesse:

http://home.mywebface.com/hp.pl (Acesso em 19/10/2010) 

Aula 2

Professor,

Converse com seus alunos sobre a importância das memórias, outro gênero literário e textual que compreende, além dos dados pessoais e biográficos, valiosos depoimentos históricos em que se registram fatos políticos e sociais, paisagens, costumes e tendências artísticas. O autor, quase sempre em prosa, relata o que recorda, tanto de sua vida como dos acontecimentos marcantes do contexto em que ela transcorreu. Apenas as lembranças são narradas.

Promova uma visita a um asilo ou a uma casa de convivência de idosos. Peça para os alunos conversarem  com os idosos, para que estes possam contar as suas memórias. Os alunos podem escrever o que ouvirem ou, simplesmente, fazer uma gravação das histórias. Além de atender a uma especificidade dessa sequência didática, será de suma importância estreitar esse vínculo afetivo entre duas gerações distintas.

No retorno ao ambiente escolar, peça para os alunos selecionarem os trechos mais relevantes dos relatos de memórias dos entrevistados e os transformem em registros escritos. Promova as trocas dos textos entre eles, para que uma primeira correção seja feita. Leia os registros já corrigidos e revisados, em uma última leitura de averiguação de sentido, coerência, coesão textual e de ortografia.

Reúna todas essas memórias selecionadas pelos alunos em um livro de Memórias. Peça que os alunos escolham o nome do livro, faça cópias e distribua entre eles, não se esquecendo de doar alguns exemplares para a biblioteca da escola.

Aula 3

Professor,

Ainda dentro da temática de fazer o registro da própria história, leve seus alunos ao laboratório de informática para que eles conheçam o Memorial da Educação. Oriente seus alunos na obtenção das informações mais importantes, tais como: Memória Oral, Memória Escolar e Histórias de escolas. Há também nesse site, um convite para o registro da história da própria escola. Incentive os alunos a realizarem tal registro. Acesse o site:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/memorial.php  (Acesso em 19/10/2010) 

Elabore, juntamente com seus alunos, um roteiro de entrevista a ser feita com a diretora da escola e com o(a) funcionário(a) mais antigo que trabalha na escola.

SUGESTÃO DE ROTEIRO DAS ENTREVISTAS:    

1 - Em que ano foi fundada a escola?   

2 - Quem a fundou?    

3 - Qual a origem do nome?    

4 - Quantos professores e alunos tinham em sua fundação?    

5 - Como era o funcionamento da escola no início?    

6 - Quais os acontecimentos que mais marcaram a história da escola?  

Organize uma mesa redonda em sua sala de aula e convide tanto a diretora, quanto o(a) funcionário(a) mais antigo que ainda trabalha na escola. Organize os alunos, de modo que um grupo fique encarregado de fazer as perguntas, o outro registre as respostas e por fim, mais um que registre a entrevista, por meio de fotos e de filmagem, se for possível.

http://files.dceufmtsinop.webnode.com.br/200000022-6f4ac7044a/mesa%20redonda.jpg  (Acesso em 08/12/2010)   

Aula 4

Professor,

Realizada a mesa redonda, é o momento dos alunos organizarem o texto da Memória da Escola. Que tipo de linguagem será utilizada? Será um registro mais formal ou nem tanto? Será sob a forma de um texto narrativo ou organizado em itens separados por uma ordem cronológica? Constará fotos antigas? Onde seria publicada?

Após as escolhas feitas pelos alunos, é o momento de elaborarem o texto. Como é a história, a Memória da escola que os alunos estudam, sugiro que o texto seja feito coletivamente. Atente aos fatos de que é importante a contribuição de todos os alunos, mesmos aqueles que se julgam tímidos para participarem oralmente em sala de aula.

O texto pronto deverá ser encaminhado à forma de divulgação escolhida pela maioria dos alunos. Além disso, é importante ter uma cópia em exposição na sala de aula.

Aula 5

Professor,

Nas aulas anteriores, os alunos leram biografias, autobiografias, escreveram as memórias de pessoas mais velhas e a memória da própria escola onde estudam. É chegada a hora de escreverem o próprio memorial. Em Recursos Complementares, há algumas referências do tema que podem ser utilizadas por você, professor, nesse momento.

É importante que o aluno escreva as próprias experiências escolares desde quando ingressaram na vida acadêmica. Peça que coloquem fotos, caso as tenham, para ilustrarem melhor os fatos narrados.

Leia os memoriais de cada aluno, à medida que eles forem escrevendo, orientando-os na melhor forma de se expressarem.

Após a retextualização dos próprios textos elaborados, reúna todos os memoriais e os encadernem com capa dura, a fim de que se torne o Livro do Ano da turma de 2010.

Promova a divulgação do Livro do Ano. Faça um momento de autógrafos dos alunos escritores. Convide familiares e a comunidade escolar. Aproveite o momento para fazer a exposição de todo o trabalho realizado nessa sequência didática.

Recursos Complementares

Sugestões de links para o enriquecimento de sua sequência didática:

http://adonaimedrado.pro.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=61 (Acesso em 19/10/2010) - Modelo de Memorial 

http://blogs.abril.com.br/cordel/2010/05/cordel-educacao.html (Acesso em 19/10/2010) - Memorial em forma de cordel 

Avaliação

Professor,

Não se esqueça de que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o quê e como aprenderam.

Lembre-se sempre  de que a avaliação deve:

1) ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem;

2) incorporar as habilidades e competências dos objetivos.

Pensando nisso, a produção de um texto do mesmo gênero daqueles textos trabalhados na aula é um bom procedimento para realizar essa verificação.

Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta, observe, principalmente: se o aluno compreendeu as características principais desse gênero específico e se ele está atento às condições de produção do texto (todas detalhadas e trabalhadas na sistematização da aula).

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