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Atletismo na Escola – Heptatlo

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender que o Heptatlo é uma competição de atletismo composta de sete provas e suas regras básicas;

Aprender a origem e a história do Heptatlo;  

Construção de materiais e adaptação de espaços para a prática do Heptatlo na escola.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O HEPTATLO

É uma modalidade olímpica de atletismo, praticada exclusivamente por mulheres.

http://www.baraoemfoco.com.br/barao/educacao/conceicao_geremias/heptatlo.htm 

O heptatlo consiste em sete provas:

Primeiro dia:

- 100 metros com barreiras

- Salto em altura

- Arremesso de peso

- 200 metros rasos

Segundo dia:

- Salto em distância

- Arremesso de dardo

- 800 metros rasos

As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizada 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. A ordem das provas também não pode ser alterada.

Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial.

O heptatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1984 em Los Angeles. A primeira campeã olímpica foi a australiana Glynis Nunn. 

AULA 1

ATIVIDADE I

Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras) ; quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto).

Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente.

Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro. Pode-se realizar mais vezes e propor variações como:

1 - Mudar a distância

2 - Mudar a forma de correr

3 - Variações dos obstáculos

ATIVIDADE II

Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade

Explicar aos alunos como a atividade natural de correr, se desenvolveu e adquiriu técnicas que buscam a melhoria do desempenho.

- Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;

- Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos).

Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.

Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.

ATIVIDADE III

Realizar com os alunos em uma pista corrridas de 100 m, 800 m e 100 m com barreiras. Pedir que os alunos observem a coordenação e perda da aceleração nestes percursos.

AULA 2

ATIVIDADE I

Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos pelo professor.

Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).

ATIVIDADE II

Na técnica de deslocamento linear (de costas) o aluno deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato, alguns professores recomendam usar o partir com o pé todo.

Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima o atleta precisa girar o tronco e ao ficar de frente para a área de arremesso realizar o bloqueio do lado contrário ao portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento para o implemento.

AULA 3

ATIVIDADE I

Analisar as possibilidades de saltos visando distâncias hotizontais e verticais. O aluno saltará executando o impulso em um setor delimitado e realizando a queda em um grande arco ou também em uma caixa de areia.

ATIVIDADE II

Salto em distância em equipe

O professor definirá o ponto de partida da corrida. Posiciona-se as equipes em fila. Cada participante inicia a corrida para o salto em distância quando o colega anterior realizar a queda.

A tarefa será  finalizada quando o último integrante da equipe executar a queda.

AULA 4

ATIVIDADE I

Salto em altura em equipe

O professor definirá o ponto de partida da corrida e colocará dois alunos segurando uma corda em uma altura ideal para transposição dos alunos e um colchão para absorver o salto e evitar contusão.

Posiciona-se as equipes em fila e cada participante inicia a corrida para o salto em altura quando o colega anterior realizar a queda.

A tarefa será finalizada quando o último integrante da equipe executar o salto e a queda.

ATIVIDADE II

Realizar com os alunos uma prova de heptatlo utilizando as provas do primeiro dia de competição:

- 100 metros com barreiras

- Salto em altura

- Arremesso de peso

- 200 metros rasos

ATIVIDADE III

Realizar com os alunos uma prova de heptatlo utilizando as provas do segundo dia de competição:

-  Salto em distância

- Arremesso de dardo

- 800 metros rasos.  

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar junto aos alunos as sete provas do Heptatlo e sua forma de disputa;

Relatar as principais habilidades físicas necessárias a cada uma das provas do Heptatlo.        

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