07/12/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Entender que o Heptatlo é uma competição de atletismo composta de sete provas e suas regras básicas;
Aprender a origem e a história do Heptatlo;
Construção de materiais e adaptação de espaços para a prática do Heptatlo na escola.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
O HEPTATLO
É uma modalidade olímpica de atletismo, praticada exclusivamente por mulheres.
http://www.baraoemfoco.com.br/barao/educacao/conceicao_geremias/heptatlo.htm
O heptatlo consiste em sete provas:
Primeiro dia:
- 100 metros com barreiras
- Salto em altura
- Arremesso de peso
- 200 metros rasos
Segundo dia:
- Salto em distância
- Arremesso de dardo
- 800 metros rasos
As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizada 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. A ordem das provas também não pode ser alterada.
Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial.
O heptatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1984 em Los Angeles. A primeira campeã olímpica foi a australiana Glynis Nunn.
AULA 1
ATIVIDADE I
Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras) ; quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto).
Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente.
Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro. Pode-se realizar mais vezes e propor variações como:
1 - Mudar a distância
2 - Mudar a forma de correr
3 - Variações dos obstáculos
ATIVIDADE II
Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade
Explicar aos alunos como a atividade natural de correr, se desenvolveu e adquiriu técnicas que buscam a melhoria do desempenho.
- Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;
- Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos).
Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.
Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.
ATIVIDADE III
Realizar com os alunos em uma pista corrridas de 100 m, 800 m e 100 m com barreiras. Pedir que os alunos observem a coordenação e perda da aceleração nestes percursos.
AULA 2
ATIVIDADE I
Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos pelo professor.
Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).
ATIVIDADE II
Na técnica de deslocamento linear (de costas) o aluno deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato, alguns professores recomendam usar o partir com o pé todo.
Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima o atleta precisa girar o tronco e ao ficar de frente para a área de arremesso realizar o bloqueio do lado contrário ao portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento para o implemento.
AULA 3
ATIVIDADE I
Analisar as possibilidades de saltos visando distâncias hotizontais e verticais. O aluno saltará executando o impulso em um setor delimitado e realizando a queda em um grande arco ou também em uma caixa de areia.
ATIVIDADE II
Salto em distância em equipe
O professor definirá o ponto de partida da corrida. Posiciona-se as equipes em fila. Cada participante inicia a corrida para o salto em distância quando o colega anterior realizar a queda.
A tarefa será finalizada quando o último integrante da equipe executar a queda.
AULA 4
ATIVIDADE I
Salto em altura em equipe
O professor definirá o ponto de partida da corrida e colocará dois alunos segurando uma corda em uma altura ideal para transposição dos alunos e um colchão para absorver o salto e evitar contusão.
Posiciona-se as equipes em fila e cada participante inicia a corrida para o salto em altura quando o colega anterior realizar a queda.
A tarefa será finalizada quando o último integrante da equipe executar o salto e a queda.
ATIVIDADE II
Realizar com os alunos uma prova de heptatlo utilizando as provas do primeiro dia de competição:
- 100 metros com barreiras
- Salto em altura
- Arremesso de peso
- 200 metros rasos
ATIVIDADE III
Realizar com os alunos uma prova de heptatlo utilizando as provas do segundo dia de competição:
- Salto em distância
- Arremesso de dardo
- 800 metros rasos.
Identificar junto aos alunos as sete provas do Heptatlo e sua forma de disputa;
Relatar as principais habilidades físicas necessárias a cada uma das provas do Heptatlo.
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2014
Cinco estrelasMe ajudou muito
24/03/2014
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