05/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças devem ter desenvolvido a habilidade de realizar trabalhos manuais.
Atividade 1
Brincar de mapa do tesouro
1º Momento - Escrever em papel madeira um mapa com pistas de como achar o tesouro. O tesouro deve ficar em um espaço escolhido pelo professor. O professor planeja pontos para deixar as pistas - e dá o comando:
Assim, deve dar outras pistas de modo que permita mapear a escola e as crianças percebam as diferentes direções e os pontos onde se encontram as informações até chegar ao tesouro. O tesouro é justamente os cordéis. A quantidade de cordéis deve possibilitar as crianças fazerem leituras em duplas. Quando as crianças encontrarem o tesouro, os cordéis devem ser distribuídos para que façam o manuseio. Para encerrar à atividade se faz uma conversa sobre o conteúdo dos cordéis, sempre pontuando a questão da xilogravura que está expressa nas capas. Elas devem sentar juntas (em duplas) para fazer uma leitura e ao final da atividade, escolhem um folheto, tendo como procedimento a participação por intermédio do voto, em seguida o professor faz uma leitura dinâmica para a turma. .
http://1.bp.blogspot.com/_pBAMKZ4Zo38/So2zZvwnmXI/AAAAAAAAAeU/jpFIgw5IXBs/s400/Blog+Victtor.gif
2º Momento - Escolha um texto de cordel, leia em voz alta e escreva em um cartaz, deixe espaço para registrar os comentários dos alunos, a partir da audição dos versos. Professor discuta o tipo de linguagem dos cordéis e solicite que os alunos imaginem o espaço onde ocorreram os fatos, os personagens falados em versos e desenhem em pedaços de cartolinas brancas, com a finalidade de ilustrar os versos do cordel e em seguida devem construir um cenário em uma maquete que retrate o o cenário da história do cordel, essa atividade pode ser desenvolvida em dupla para ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho.
Septilha
Eu me chamo Zé Limeira Da Paraiba falada Cantando nas escrituras Saudando o pai da coaiada A lua branca alumia Jesus, Jose e Maria Três anjos na farinhada
|
Sextilha Quem inventou esse "S" Com que se escreve saudade Foi o mesmo que inventou O "F" da falsidade E o mesmo que fez o "I" Da minha infelicidade |
Quadra
E nesta constante lida Na luta de vida e morte O sertão é a própria vida Do sertanejo do Norte
|
3º Momento - A partir do trabalho realizado, o professor deve promover um diálogo sobre a arte de xilogravuras nas capas dos folhetos dos cordéis, motivando os alunos para despertar a curiosidade a cerca dessa arte. Em seguida ensine como fazer xilogravura na escola. O professor e as crianças assistem e verificam quais as ações acessíveis aos alunos e fazem o trabalho em parceria.
http://www.youtube.com/watch?v=4p96AWO5Kgw
Atividade 2 - Realizar uma exposição.
1º Momento - Realizar uma exposição de todos os cordéis contidos no tesouro, juntamente com o texto e a xilogravura construída por cada criança. Reserve um local da escola bem visitado pelos pais e por outros alunos para que as crianças expliquem todo o processo de trabalho realizado e sua importância para a ilustração dos cordéis.
Ao final do trabalho pedagógico, observar se o aluno ou aluna:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!