13/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Nenhum.
Para que esta aula sobre natação caminhe de forma prazerosa e segura o professor deverá observar a profundidade da piscina (ou se ela possui mais de uma profundidade) e se existem alunos do ensino médio que não sabem nadar (ou que nunca entraram em uma piscina). O tempo de duração das atividades propostas nesta aula pode variar segundo estas informações e até mesmo serem necessários adaptações.
Caso algum aluno tenha medo, incentivá-lo a entrar na piscina e participar da aula.
Atividade 1
Deixar que os alunos reconheçam o meio aquático e o explorem. O professor pedirá aos alunos que entrem na piscina e se desloquem livremente. Em seguida o professor deverá inserir materiais como pranchas, aquatubos, bolas de isopor, objetos que afunde (como tampinhas de garrafas), entre outros criados ou desenvolvidos para auxiliar os alunos em uma aula de natação e deixar que eles, também, os reconheçam dando continuidade à exploração do meio aquático.
Atividade 2
O professor deverá organizar a turma em duplas, posicionar os alunos nas laterais da piscina (colocando os colegas de duplas um de frente para o outro em lados opostos da piscina) e propor a seguinte atividade: cada dupla deverá escolher dentre os materiais disponibilizados na atividade anterior objetos que poderão ajudá-los no fundamento de flutuação (fundamento referente à capacidade de manter o corpo flutuando ou boiando na superfície da água). A atividade consiste em os alunos que estão no lado esquerdo da piscina deverão levar o objeto escolhido para seus colegas de dupla, em seguida, seus colegas deverão retornar com o objeto para o lado esquerdo da piscina novamente. Vence a brincadeira a dupla que concluir a travessia primeiro (o caráter competitivo é meramente motivacional, se o perfil da turma não necessitar desse estímulo a vivência pode ser meramente exploratória).
Atividade 3
Jogar objetos que afundem e permaneçam submersos na piscina. Pedir que peguem os objetos. Se não conseguirem afundar, pedir que um colega os ajudem. Nesta atividade o alunos será obrigado a abrir os olhos dentro d'água e bloquear a respiração.
Atividade 4
Pedir aos alunos que tentem ficar sentados e ou deitados no fundo da piscina.
Atividade 5
Afundar agachando e soltando o ar pela boca e ou pelo nariz alternadamente. Em seguida, fazer esta atividade saltando com os dois pés e atravessando a piscina.
Atividade 6
Dividir a turma em dois grupos e propor que joguem o pólo aquático. A marcação do gol pode ser feita com quatro cones, dois de cada lado da piscina. A princípio deixar que os alunos coloquem os pés no chão e depois pedir que eles, com o auxílio de objetos que flutuam, não coloquem mais os pés no chão.
Links sobre natação:
http://br.oocities.com/aquabarra_aabb/Artigos/Adaptacao/Texto_04.pdf 06/11/2010;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_aqu%C3%A1tico 06/11/2010;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!