19/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Domínio básico da leitura e da escrita.
Estratégias e recursos da aula
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta as imagens abaixo, solicitando a leitura das mesmas e questionando o que elas representam.
OBS: Nesse momento o professor ouve as hipóteses dos alunos e não faz nenhum comentário.
http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=calend%C3%A1rio+ind%C3%ADgena&um=1&ie=
2) Após a leitura das imagens, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:
a) Todas as imagens apresentadas retratam calendários indígenas. Como eles se organizam?
b) O que retratam os calendários indígenas apresentados nas imagens?
c) Que épocas estão sendo retratadas?
d) Para que serve o calendário indígena ?
3) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
4) O professor solicita, para a próxima etapa da aula que os alunos tragam um calendário.
2ª ATIVIDADE:
1) Utilizando o calendário o professor solicita que, coletivamente, observem os elementos:
a) Datas passadas e futuras no mês em curso (por exemplo, do último fim de semana, do último dia do mês, dia da semana em que se iniciou o mês );
b) Seqüência dos meses do ano ( por exemplo, qual é o primeiro mês do ano, o último, o imediatamente anterior ao mês em curso, o imediatamente posterior);
c) Dias da semana e sua seqüência ( por exemplo, qual o primeiro dia da semana e o ultimo);
d) Dias dos meses ( por exemplo, explorando a quantidade pode variar podendo ser 28,29,30 e 31 dias).
2) Após a observação do calendário, o professor propõe que discutam as questões:
a) Quais as semelhanças e diferenças entre o nosso calendário e o indígena?
b) Qual a razão dessas diferenças?
3ª ATIVIDADE:
1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
INDIOS BRASILEIROS
Os índios brasileiros não tinham mais que rudimentos mínimos de um calendário, sem qualquer teorização ou padronização. Conheciam apenas as quatro fases da lua e sua repetição cíclica, e notavam algumas mudanças, como as épocas de calor, chuva, frio, cheias dos rios, piracema, amadurecimento dos frutos. Não dividiam o dia em horas. Algumas tribos, como a dos guaranis, conheciam duas estações: do Sol (coaraci-ara) e das chuvas (almana-ara). Os caingangues, no Sul do Brasil, contavam até dez dias passados ou futuros, usando os dez dedos das mãos. "Ningké" significa "mão" e "ten" quer dizer "com". Reunidos esses ordinais com a palavra Sol, obtinham os dias da semana, e com a palavra Lua, as semanas.
http://www.felipex.com.br/cal_indigena.htm
2) Em seguida, o professor propõe que o aluno diga que informação nova o texto trouxe para ele.
3) O professor propõe que a turma se organize em grupos e que escrevam uma notícia para ser colocada no jornal mural da escola sobre o calendário indígena: sua origem, como se organiza, curiosidades,etc...
4) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição das notícias no jornal mural.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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05/03/2012
Cinco estrelasadorei foi muto criativo....e me ajudou muito........ parabens...