Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CALENDÁRIO INDÍGENA

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o calendário indígena e escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.).
  •  Identificar, descrever e recuperar as origens das principais festividades e  outras tradições culturais da região.
  •  Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
  •  Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.  
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  •  Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
  •  Conhecer a contribuição de outros povos na formação cultural do Brasil.  
Duração das atividades
03 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio básico da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  •   Leitura de texto
  •   Discussão
  •   Interpretação de Texto
  •  Leitura de calendário
  • Leitura de imagens

DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE:     

1)    O professor apresenta as imagens abaixo, solicitando  a leitura das mesmas e questionando o que elas representam.  

 OBS: Nesse momento o professor ouve as hipóteses dos alunos e não faz nenhum comentário.

     

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=calend%C3%A1rio+ind%C3%ADgena&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=gAe6TJb-D8H98Aa4l7jUDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=2&ved=0CCcQsAQwAQ&biw=1339&bih=583 

  

 

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=calend%C3%A1rio+ind%C3%ADgena&um=1&ie=

UTF-8&source=univ&ei=gAe6TJb-D8H98Aa4l7jUDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=2&ved=0CCcQsAQwAQ&biw=1339&bih=583   

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=calend%C3%A1rio+ind%C3%ADgena&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei= gAe6TJb-D8H98Aa4l7jUDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=2&ved=0CCcQsAQwAQ&biw=1339&bih=583 

2)    Após a leitura das imagens, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:  

a)    Todas as imagens apresentadas retratam calendários indígenas. Como eles se organizam?

 b)    O que retratam os calendários indígenas apresentados  nas imagens?

 c)    Que épocas estão sendo retratadas?

d)    Para que serve o calendário indígena ?  

3)    O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.    

4) O professor solicita, para a próxima etapa da aula que os alunos tragam um calendário.

2ª ATIVIDADE:  

1) Utilizando o calendário o professor solicita que, coletivamente, observem os elementos: 

a)    Datas passadas e futuras no mês em curso (por exemplo, do último fim de semana, do último dia do mês, dia da semana em que se iniciou o mês );   

b)    Seqüência dos meses do ano ( por exemplo, qual é o primeiro mês do ano, o último, o imediatamente anterior ao mês em curso, o imediatamente posterior);

c)    Dias da semana e sua seqüência ( por exemplo, qual o primeiro dia da semana e o ultimo);

d)    Dias dos meses ( por exemplo, explorando a quantidade pode variar podendo ser  28,29,30 e 31 dias).  

2) Após a observação do calendário, o professor propõe que discutam as questões:   

a) Quais as semelhanças e diferenças entre o nosso calendário e o indígena?

b) Qual a razão dessas diferenças?     

  3ª ATIVIDADE:   

 1)    O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

   INDIOS BRASILEIROS   

Os índios brasileiros não tinham mais que rudimentos mínimos de um calendário, sem qualquer teorização ou padronização. Conheciam apenas as quatro fases da lua e sua repetição cíclica, e notavam algumas mudanças, como as épocas de calor, chuva, frio, cheias dos rios, piracema, amadurecimento dos frutos. Não dividiam o dia em horas. Algumas tribos, como a dos guaranis, conheciam duas estações: do Sol (coaraci-ara) e das chuvas (almana-ara). Os caingangues, no Sul do Brasil, contavam até dez dias passados ou futuros, usando os dez dedos das mãos. "Ningké" significa "mão" e "ten" quer dizer "com". Reunidos esses ordinais com a palavra Sol, obtinham os dias da semana, e com a palavra Lua, as semanas.

http://www.felipex.com.br/cal_indigena.htm   

2) Em seguida, o professor propõe que o aluno diga que informação nova o texto trouxe  para ele.

3) O professor propõe que a turma se organize em grupos e que escrevam uma notícia para ser colocada no jornal mural da escola sobre o calendário indígena: sua origem, como se organiza, curiosidades,etc...

4) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição das notícias no jornal mural.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mari ana, sandoval jose de almeida , São Paulo - disse:
    adriana-ferante@hotmail.com

    05/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei foi muto criativo....e me ajudou muito........ parabens...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.