25/11/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Entender que o Decatlo é uma competição de atletismo composta de dez provas;
Aprender a origem e a história do Decatlo;
Possibilitar a construção de materiais e adaptação de espaços para a prática do Decatlo.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
DECATLO
É uma competição de atletismo composta por dez provas. Nos Jogos Olímpicos, é praticada exclusivamente por homens. O equivalente feminino desta prova é o heptatlo, com sete provas.Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades:
1º dia
100 metros rasos
salto em distância
arremesso de peso
salto em altura
400 metros rasos
2º dia
110 metros barreiras
lançamento de disco
salto com vara
lançamento de dardo
1500 metros
A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado o atleta mais completo do mundo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução dos recordes mundiais. A primeira versão foi usada entre 1912 e 1936, quando o decatlo ainda era disputado em três dias. A partir de 1964, as tabelas passaram a valorizar o atleta que apresenta desempenho equilibrado em todas as provas da competição.
ATIVIDADE 1
Os alunos divididos em trios. Posiciona-se dois alunos um de frente do outro. O terceiro deverá alcançar o o mais distante dele, sendo que o outro faz uma proteção para que este não consiga pegá-lo.
ATIVIDADE II
Dois a dois, um aluno realiza a corrida em velocidade objetivando tocar no outro colega que iniciará a corrida no momento em que aquele que se aproxima alcançar determinado ponto.
ATIVIDADE III
Os alunos realizaram uma corrida de transposição de diferentes obstáculos(cones, banco sueco, colchões e etc...) de forma livre ou orientados pelo professor, e em diferentes velocidades e direções.
ATIVIDADE IV
Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos pelo professor. Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).
ATIVIDADE V
Na técnica de deslocamento linear (de costas) o aluno deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato, alguns professores recomendam usar o partir com o pé todo.Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima o atleta precisa girar o tronco e ao ficar de frente para a área de arremesso realizar o bloqueio do lado contrário ao portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento para o implemento.
ATIVIDADE VI
Arremessar ou lançar diferentes objetos na maior altura possível, parado e com deslocamento, e de diferentes posições. Devem-se modificadas as condições de execução do arremesso possibilitando diferentes experiências. Pode-se colocar uma barra transversal ou corda que deverá ser transposta ou pode-se marcar o ponto de alcance do objeto.
ATIVIDADE VII
Arremessar diferentes objetos (pesos, bolas de borracha, bola medicinibol, troncos, bastões, mini dardos e etc.) na maior distância possível. Cada aluno executa um determinado número de tentativas, considerando a maior pontuação ou o somatório.
ATIVIDADE VIII
Analisar a possibilidade dos alunos saltarem visando distâncias horizontais e verticais. Saltar executando o impulso em um setor delimitado-zona de impulso. No caso da medição, a mesma é feita do local de impulso até o ponto da queda.
ATIVIDADE IX
Andar, movimentando os braços alternadamente, em movimento pendular, para frente e para trás sem deixar que cruzem na frente do corpo, tendo os músculos em total descontração corpo estático e descontraído, pernas juntas em afastamento ântero posterior, semiflexionadas, com o tronco inclinado para frente e os braços flexionados em posição de corrida (90 graus).
Movimentar os braços alternadamente em movimento pendular, para frente e para trás.
ATIVIDADE X
1) Correr elevando a coxa horizontal, de forma que os quadris permaneçam altos e o pé eleve-se contra a coxa, por baixo, em trajetória vertical e flexionada. Deve-se evitar que os quadris se abaixem, levar a cabeça atrás, desunir os pés e contrair os ombros;
2) Corrida com elevação exagerada do joelho à frente, insistindo em manter alto os quadris, o corpo inclinado adiante e os ombros baixos; o pé que se eleva deve estar fletido.
Evitar que os quadris se abaixem e que se incline a cabeça para trás, porque isto leva o corpo junto.
ATIVIDADE XI
Realizar com os alunos uma prova de decatlo utilizando as provas do primeiro dia de competição. 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos.
ATIVIDADE XII
Realizar com os alunos uma prova de decatlo utilizando as provas do segundo dia de competição. 110 metros barreiras lançamento de disco salto com vara lançamento de dardo 1500 metros.
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Identificar as provas do Decatlo e as características físicas necessárias a sua prática.
Pedir que os alunos apontem adaptações possíveis para a realização das provas do declato na escola, quanto as regras, as formas de disputa e a adaptações físicas possíveis.
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