24/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
- Áreas de Mangue no Brasil
- Ambiente físico dos Mangues
- Preservação dos Mangues
1ª Atividade: Mapeando as áreas de mangue no Brasil.
1º Momento: Professor leve para sala de aula mapas indicando lugares do Brasil com mangues. Divida a sala em grupos, cada grupo de posse de um mapa do Brasil, procura essas áreas e marcam no próprio mapa. Para dinamizar, o professor pergunta porque o mangue está presente somente nestas áreas e não em outros locais? E após as respostas dos grupos faz um aprofundamento sobre o tema.
Manguezais no Brasil Localização: Localizam-se no encontro de rios e mares. Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172 000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km², distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. Em Pernambuco existem cerca de 270 quilômetros quadrados de manguezais; na Paraíba, cerca de 160 quilômetros quadrados; o Maranhão detém 85% dos manguezais da região norte-nordeste, o que equivale a 500 mil hectares. A ilha de Fernando de Noronha é a possuidora da menor extensão de manguezal no país. Fonte: |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:World_map_mangrove_distribution.png
2º Momento: O professor solicita que os alunos façam leitura sobre o ambiente físico do mangue. Cada grupo estuda sobre este ambiente, para discutir no grande grupo sobre esse ecossistema.
Sugestão de texto:
“O ecossistema manguezal”
http://vivimarc.sites.uol.com.br/manguezal2.htm
OBS: Professor oriente os alunos o modo como devem organizar a discussão no grande grupo.
Ao final da leitura os alunos se organizam para tratar de situações dos mangues que podem ser discutidas.
Atividade 2: Assistindo vídeos.
1º Momento: Professor escolha alguns vídeos que possam estar mostrando a preservação do mangue em diferentes regiões do Brasil. Os alunos assistem, fazem comentários e escrevem um texto ressaltando a importância da preservação do mangue.
Sugestões:
http://www.youtube.com/watch?v=xEUNZ0EUByc;
http://www.youtube.com/watch?v=jXOWycn6EqE;
Projeto mangue vivo -
http://www.youtube.com/watch?v=We0lrNMWmWU;
http://www.youtube.com/watch?v=vPY8rsmTXKg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_KGHxk5s2y0
Ao final, os alunos fazem uma campanha de preservação dos mangues. Planejam desde a confecção de cartazes e panfletos. Esse alerta poderá ser feito na escola e também em áreas de mangue da sua cidade, para os moradores próximos às áreas do mangue.
2º Momento: Professor realize a brincadeira do telefone sem fio, discutindo questões relacionadas a preservação. Nesse momento, acompanhe a expressão e o entendimento da necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente. Divida a turma em 4 grupos e cada um cria frases expressando a necessidade de preservação do mangue. Em seguida uma criança de um dos grupos inicia a brincadeira passando a mensagem que seguirá sucessivamente até o último aluno da roda, o qual expressará a mensagem em voz alta.
Avaliar se as crianças conseguiram:
- Identificar as áreas de mangue no Brasil;
- Compreender a transição entre o ambiente terrestre e marinho dos manguezais;
- Familizarizar-se com a preservação dos mangues em diferentes regiões;
- Apropriar-se do conhecimento que pressupõe a necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2012
Cinco estrelasMuito boa e divertida!!!!Tudo de bom!!!!