Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRESERVAÇÃO DOS MANGUES.

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Mapear áreas de mangue no Brasil para compreender a localização desse espaço físico;
  • Estudar o ambiente físico dos mangues para entender a transição entre o ambiente terrestre e marinho;
  • Analisar a preservação dos mangues em diferentes regiões;
  • Expressar o entendimento da necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente.
Duração das atividades
3 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Áreas de Mangue no Brasil

- Ambiente físico dos Mangues

- Preservação dos Mangues

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Mapeando as áreas de mangue no Brasil.   

1º Momento: Professor  leve para sala de aula mapas  indicando  lugares do Brasil com mangues. Divida a sala em grupos, cada grupo de posse de um mapa do Brasil, procura  essas áreas e marcam no próprio mapa. Para dinamizar, o professor pergunta porque o mangue está presente somente nestas áreas e não em outros locais? E após as respostas dos grupos faz um aprofundamento sobre o tema.

Manguezais no Brasil

Localização: Localizam-se no encontro de rios e mares. Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172 000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km², distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina.

Em Pernambuco existem cerca de 270 quilômetros quadrados de manguezais; na Paraíba, cerca de 160 quilômetros quadrados; o Maranhão detém 85% dos manguezais da região norte-nordeste, o que equivale a 500 mil hectares. A ilha de Fernando de Noronha é a possuidora da menor extensão de manguezal no país.

Fonte:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:World_map_mangrove_distribution.png

 2º Momento: O professor solicita que os alunos façam leitura sobre o ambiente físico do mangue. Cada grupo estuda sobre este ambiente, para discutir no grande grupo sobre esse ecossistema.

Sugestão de texto:

  “O ecossistema manguezal”

http://vivimarc.sites.uol.com.br/manguezal2.htm   

OBS: Professor oriente os alunos o modo como devem organizar a discussão no grande grupo.

Ao final da leitura os alunos se organizam para tratar de situações dos mangues que podem ser discutidas. 

Atividade 2: Assistindo vídeos.

1º Momento: Professor escolha alguns vídeos que possam estar mostrando a preservação do mangue em diferentes regiões do Brasil. Os alunos assistem, fazem comentários e escrevem um texto ressaltando a importância da preservação do mangue.  

Sugestões:

http://www.youtube.com/watch?v=xEUNZ0EUByc; 

http://www.youtube.com/watch?v=jXOWycn6EqE;

Projeto mangue vivo -

 http://www.youtube.com/watch?v=We0lrNMWmWU;

http://www.youtube.com/watch?v=vPY8rsmTXKg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_KGHxk5s2y0   

Ao final, os alunos fazem uma campanha de preservação dos mangues. Planejam desde a confecção de cartazes e panfletos. Esse alerta poderá ser feito na escola e também em áreas de mangue da sua cidade, para os moradores próximos às áreas do mangue.

2º Momento: Professor realize a brincadeira do telefone sem fio, discutindo questões relacionadas a preservação. Nesse momento, acompanhe a expressão e o entendimento da necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente. Divida a turma em 4 grupos e cada um cria frases expressando a necessidade de preservação do mangue. Em seguida uma criança de um dos grupos inicia a brincadeira passando a mensagem que seguirá sucessivamente até o último aluno da roda, o qual expressará a mensagem em voz alta.

o

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Identificar as áreas de mangue no Brasil;

- Compreender a transição entre o ambiente terrestre e marinho dos manguezais;

- Familizarizar-se com a preservação dos mangues em diferentes regiões;

- Apropriar-se do conhecimento que pressupõe a necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dui, Aruba - disse:
    fgh543@tahooml.com

    26/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa e divertida!!!!Tudo de bom!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.