30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Estimar resultados aproximados.
Comparar quantidades arranjadas de diferentes maneiras.
Operar mentalmente, criando estratégias próprias.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
1º momento:
Com a turma em roda apresente cartões-desafios e proponha que os alunos respondam oralmente e sem fazer a conta armada às questões apresentadas nos cartões.
Explique que quem souber a resposta, deverá levantar a mão e esperar para que todos tenham tempo de resolver.
Exemplos:
a) O resultado de 455 + 265 é maior ou menor do que 700?
b) O resultado de 578 – 306 é maior ou menor que 300?
c) O resultado de 987 – 563 é maior ou menor que 400?
d) O resultado de 639 + 343 é maior ou menor que 800?
Peça que expliquem como pensaram cada caso e registre no caderno as diferentes estratégias.
Por exemplo:
- Sei que 400 + 200 = 600 e que o restante da soma deve ser maior que 100. Logo, 455 + 265 é maior que 700.
Leve o grupo a perceber que estimar é a estratégia muito utilizada no dia a dia para saber, por exemplo, quanto se gastará em um lanche na cantina da escola sem ter de somar o valor exato de cada produto.
2º momento:
Organize a turma em duplas e apresente cartões com outros números.
Peça para cada dupla sortear os cartões e estimar o resultado, fazendo o arredondamento.
Depois, faça o levantamento dos resultados encontrados e das estratégias utilizadas pelas duplas.
Proponha uma discussão coletiva e questione:
- A estratégia utilizada é valida e eficiente?
- A resposta está certa?
Entregue uma calculadora para cada dupla e sugira que confirmem as respostas. Registre no caderno as estratégias utilizadas.
3º momento:
Espalhe pelo pátio da escola cartões com uma sentença-desafio e três possíveis respostas, sendo somente uma a correta.
A criança deverá procurar o cartão e tentar encontrar o resultado correto de cada cálculo, sem fazer a conta armada.
Exemplos:
a) 432 + 176 =
( ) 975 ( ) 718 ( ) 608
b) 867 + 108 =
( ) 764 ( ) 975 ( ) 860
c) 646 - 328 =
( ) 318 ( ) 456 ( ) 287
Peça às crianças que justifiquem suas escolhas e expliquem por que descartaram as demais. Pergunte se há algumas ações que as ajudem a ter rapidez e agilidade de cálculo.
Por exemplo:
No item b, ao se somar 7 + 8, pode-se apoiar no conhecimento de que 7 + 7 = 14 e que mais 1 = 15.
Observe se as crianças resolveram as questões por estimativas e utilizaram diferentes possibilidades de soluções.
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