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Maior ou menor? - Estimativa e antecipação de resultados

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estimar resultados aproximados.  

Comparar quantidades arranjadas de diferentes maneiras.

Operar mentalmente, criando estratégias próprias.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Com a turma em roda apresente cartões-desafios e proponha que os alunos respondam oralmente e sem fazer a conta armada às questões apresentadas nos cartões.

Explique que quem souber a resposta, deverá levantar a mão e esperar para que todos tenham tempo de resolver.

Exemplos:

a) O resultado de 455 + 265 é maior ou menor do que 700?

b) O resultado de 578 – 306 é maior ou menor que 300?

c) O resultado de 987 – 563 é maior ou menor que 400?

d) O resultado de 639 + 343 é maior ou menor que 800?

Peça que expliquem como pensaram cada caso e registre no caderno as diferentes estratégias.

Por exemplo:

- Sei que 400 + 200 = 600 e que o restante da soma deve ser maior que 100. Logo, 455 + 265 é maior que 700.

Leve o grupo a perceber que estimar é a estratégia muito utilizada no dia a dia para saber, por exemplo, quanto se gastará em um lanche na cantina da escola sem ter de somar o valor exato de cada produto.

2º momento:

Organize a turma em duplas e apresente cartões com outros números.

Peça para cada dupla sortear os cartões e estimar o resultado, fazendo o arredondamento.

Depois, faça o levantamento dos resultados encontrados e das estratégias utilizadas pelas duplas.

Proponha uma discussão coletiva e questione:

- A estratégia utilizada é valida e eficiente?

- A resposta está certa?

Entregue uma calculadora para cada dupla e sugira que confirmem as respostas. Registre no caderno as estratégias utilizadas.

3º momento:

Espalhe pelo pátio da escola cartões com uma sentença-desafio e três possíveis respostas, sendo somente uma a correta.

A criança deverá procurar o cartão e tentar encontrar o resultado correto de cada cálculo, sem fazer a conta armada.

Exemplos:

a) 432 + 176 =

(  ) 975   (  ) 718  (  ) 608

b) 867 + 108 =

(  ) 764  (  ) 975  (  ) 860

c) 646 - 328 =

(  ) 318  (  ) 456  (  ) 287 

Peça às crianças que justifiquem suas escolhas e expliquem por que descartaram as demais. Pergunte se há algumas ações que as ajudem a ter rapidez e agilidade de cálculo.

Por exemplo:

No item b, ao se somar 7 + 8, pode-se apoiar no conhecimento de que 7 + 7 = 14 e que mais 1 = 15.          

Recursos Complementares
Avaliação

Observe se as crianças resolveram as questões por estimativas e utilizaram diferentes possibilidades de soluções.

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