30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar as características de um conto de terror.
Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror.
Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º momento:
Prepare um ambiente de suspense e terror, com a sala de aula escura e à luz de velas, música de fundo com ruídos de janelas e portas rangendo ou batendo e tudo que você puder imaginar.
Apresente para a turma uma caixa toda preta e enfeitada com desenhos aterrorizantes, cheia de livros de terror e suspense.
Sugestões:
- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...
- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky
- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer
- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis
Aguce a curiosidade das crianças perguntando o que imaginam ter na caixa. Convide-os a abri-la e manusear os livros.
O professor poderá escolher um dos livros e fazer uma leitura “assombrosa”. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão.
Ao final, peça a opinião dos alunos sobre as personagens, o terror e como foi solucionado.
- O que despertou medo?
- E suspense?
Promova debates que ajudem os alunos a formular um banco de dados com as características dos contos de terror.
Faça também um levantamento de palavras ou frases que possam compor um conto de terror. Depois, anote as observações feitas, pois elas servirão como fonte de consulta.
2º momento:
Apresente a música “A Noite no Castelo” de Helio Ziskind
A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um fantasma que faz úúhúh...
E tem uma bruxa também que faz ÁhÁh...
E tem um vampiro também que faz...
Explore as onomatopéias e personagens que aparecem na história.
Fonte: C.D. Quero passear - Grupo Rumo - A Noite no Castelo - Faixa 9
Divida a turma em grupos e distribua tiras de papel com palavras e expressões destacadas no 1º momento que possam compor um conto de terror.
Apresente também objetos como morcegos, dentadura de vampiro, máscaras de monstros, líquido vermelho (sangue) etc.
Peça que, utilizando os objetos, as palavras e as expressões, criem uma história de terror.
3º momento:
Depois da criação, cada grupo deverá fazer uma revisão ortográfica e coerência textual.
Proponha um troca-troca de histórias para mais uma revisão. O outro grupo, estando distante da produção, poderá fazer uma nova revisão com olhar de leitor.
O professor deverá orientar os alunos nas revisões.
4º momento:
Faça uma dramatização das histórias.
O grupo também poderá eleger por votação a história mais aterrorizante e apresentar para outra turma.
Poderá também unir todas as histórias e criar um único conto de terror. Ou ainda criar uma música para cada história e fazer uma apresentação de “Contos Musicados de Terror”.
- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stella_Carr
http://br.gojaba.com/search/qau/STELLA+CARR
- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatiana_Belinky
http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=481020
http://www.paulinas.org.br/imprensa/sl_press_release.aspx?ItemID=565
- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer
http://www.casacruz.com.br/pg_detalhe.cfm?cod_variacao=24062
http://www.hies.com.br/detalhe.asp?id_livro=13580
- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giselda_Laporta_Nicolelis
Durante todas as atividades, observe se as crianças perceberam os elementos que compõem uma história de terror e se utilizaram esses elementos na sua produção textual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!