Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que medo! - Produção e revisão de textos de contos de terror

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características de um conto de terror.

Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror.

Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor.  

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Prepare um ambiente de suspense e terror, com a sala de aula escura e à luz de velas, música de fundo com ruídos de janelas e portas rangendo ou batendo e tudo que você puder imaginar.

Apresente para a turma uma caixa toda preta e enfeitada com desenhos aterrorizantes, cheia de livros de terror e suspense.

Sugestões:

- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...

- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky

- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer

- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis

Aguce a curiosidade das crianças perguntando o que imaginam ter na caixa. Convide-os a abri-la e manusear os livros.

O professor poderá escolher um dos livros e fazer uma leitura “assombrosa”. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão.

Ao final, peça a opinião dos alunos sobre as personagens, o terror e como foi solucionado.

- O que despertou medo?

- E suspense?

Promova debates que ajudem os alunos a formular um banco de dados com as características dos contos de terror.

Faça também um levantamento de palavras ou frases que possam compor um conto de terror. Depois, anote as observações feitas, pois elas servirão como fonte de consulta.

2º momento:

Apresente a música “A Noite no Castelo” de Helio Ziskind

A noite no castelo é mal assombrada

Lá tem um fantasma que faz úúhúh...

E tem uma bruxa também que faz ÁhÁh...

E tem um vampiro também que faz...

Explore as onomatopéias e personagens que aparecem na história.

Fonte: C.D. Quero passear - Grupo Rumo - A Noite no Castelo - Faixa 9

Divida a turma em grupos e distribua tiras de papel com palavras e expressões destacadas no 1º momento que possam compor um conto de terror.

Apresente também objetos como morcegos, dentadura de vampiro, máscaras de monstros, líquido vermelho (sangue) etc.

Peça que, utilizando os objetos, as palavras e as expressões, criem uma história de terror.

3º momento:

Depois da criação, cada grupo deverá fazer uma revisão ortográfica e coerência textual.

Proponha um troca-troca de histórias para mais uma revisão. O outro grupo, estando distante da produção, poderá fazer uma nova revisão com olhar de leitor.

O professor deverá orientar os alunos nas revisões.

4º momento:

Faça uma dramatização das histórias.

O grupo também poderá eleger por votação a história mais aterrorizante e apresentar para outra turma.

Poderá também unir todas as histórias e criar um único conto de terror. Ou ainda criar uma música para cada história e fazer uma apresentação de “Contos Musicados de Terror”.                  

Recursos Complementares

- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stella_Carr 

http://br.gojaba.com/search/qau/STELLA+CARR  

- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatiana_Belinky 

http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=481020 

http://www.paulinas.org.br/imprensa/sl_press_release.aspx?ItemID=565 

- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer

http://www.casacruz.com.br/pg_detalhe.cfm?cod_variacao=24062  

http://www.hies.com.br/detalhe.asp?id_livro=13580 

- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giselda_Laporta_Nicolelis 

  

 

Avaliação

Durante todas as atividades, observe se as crianças perceberam os elementos que compõem uma história de terror e se utilizaram esses elementos na sua produção textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.