Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Encontre seu par - Antônimos

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar pares de palavras e explicar o antagonismo existente entre eles.

Associar as palavras que possuem sentido contrário, formando pares.

Organizar pequenos textos com grupos de palavras antônimas

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Faça a leitura do poema “O frio pode ser quente?” de Jandira Masur.

As coisas têm muitos jeitos de ser,

depende do jeito que a gente vê.

O comprido pode ser curto

e o pouco pode ser muito.

O manso pode ser bravo

e o escuro pode ser claro.

O fino pode ser redondo

e o doce pode ser amargo.

O quente pode ser frio

e o que parece um mar

também pode ser um rio.

(...)

Quem já se queimou

num pedaço de gelo

e sentiu muito frio

depois de um banho quente

não pode se espantar

do frio poder queimar

e o quente também esfriar.

Uma árvore é tão grande

se a gente olha lá para cima

mas do alto de uma montanha

ela parece tão pequenina.

Grande ou pequena

depende do quê?

Depende de onde a gente vê.

O domingo é tão curto

os outros dias duram tanto,

nas horas eles são iguais

a diferença deve estar

naquilo que a gente faz.

O amanhã de ontem é hoje,

o hoje é o ontem de amanhã;

dentro dessa complicação

quem tem uma explicação?

Dá até para perguntar

se o amanhã nunca chega,

e também para pensar

hoje, ontem, amanhã

depende do quê?

Depende do jeito que você vê.

(...)

O pouco pode ser muito,

o quente pode ser frio,

será que tudo está no meio

e não existe só

o bonito ou só o feio?

O comprido pode ser curto,

o fino pode ser redondo,

parece mesmo que no fim

o bom pode ser ruim,

e neste caso por que não

o ruim pode ser bom?

Curto e comprido,

bom e ruim,

vazio e cheio,

bonito e feio

são jeitos das coisas ser,

depende do jeito da gente ver.

Ver de um jeito agora

e de outro jeito depois,

ou melhor ainda,

ver na mesma hora os dois.    

Explore o texto e analise as palavras que apresentam relações de antagonismo. Registre as palavras destacadas pelas crianças em cartões coloridos que serão utilizadas no outro momento.     

2º momento:

Utilize os cartões com as palavras coletadas e acrescente outras que também apresentem relações de antagonismo. Amarre um barbante em cada cartão e pendure no pescoço de cada criança.

Peça para as crianças encontrarem seu par, mas não explique qual o critério que deverão utilizar.

Se algum aluno descobrir como funciona a atividade e encontrar o par, você deve conferir se está correta a relação entre os cartões e avisar que eles precisam ficar juntos sem contar o segredo para os outros.

As crianças devem inferir como é formado o par, analisando os que já descobriram.

A brincadeira termina quando todos localizarem seu par.

Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual raciocínio estabeleceram para encontrar o par.

Explore com as crianças que as palavras apresentadas dão ideia de sentido contrário e apresente a palavra antônimo.   

3° momento:

Proponha um Bingo de Antônimos.

Divida a turma em grupos e entregue cartelas com espaços em branco para as crianças.

Peça que escrevam as palavras trabalhadas e escolhidas por elas nesses espaços.

Coloque as palavras num saquinho surpresa e peça que uma criança de cada grupo sorteie e “cante” as palavras para os grupos.

O grupo deverá marcar na cartela o antônimo das palavras sorteadas.

Ganha o grupo que completar a cartela primeiro.   

4º momento:

Com a turma dividida em grupos, sugira a elaboração de um pequeno texto, utilizando antônimos.

Cada grupo poderá apresentar o seu texto para a turma.

               

Recursos Complementares

Livro: O frio pode ser quente? - Jandira Masur

http://www.submarino.com.br/produto/1/30241/frio+pode+ser+quente,+o     

Avaliação

Avalie se as crianças conseguiram perceber o antagonismo entre as palavras, se formaram os pares das palavras, realizaram o bingo corretamente e utilizaram os antônimos na elaboração de textos. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.