30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Selecionar pares de palavras e explicar o antagonismo existente entre eles.
Associar as palavras que possuem sentido contrário, formando pares.
Organizar pequenos textos com grupos de palavras antônimas
Não há necessidade de conhecimentos prévios
1º momento:
Faça a leitura do poema “O frio pode ser quente?” de Jandira Masur.
As coisas têm muitos jeitos de ser,
depende do jeito que a gente vê.
O comprido pode ser curto
e o pouco pode ser muito.
O manso pode ser bravo
e o escuro pode ser claro.
O fino pode ser redondo
e o doce pode ser amargo.
O quente pode ser frio
e o que parece um mar
também pode ser um rio.
(...)
Quem já se queimou
num pedaço de gelo
e sentiu muito frio
depois de um banho quente
não pode se espantar
do frio poder queimar
e o quente também esfriar.
Uma árvore é tão grande
se a gente olha lá para cima
mas do alto de uma montanha
ela parece tão pequenina.
Grande ou pequena
depende do quê?
Depende de onde a gente vê.
O domingo é tão curto
os outros dias duram tanto,
nas horas eles são iguais
a diferença deve estar
naquilo que a gente faz.
O amanhã de ontem é hoje,
o hoje é o ontem de amanhã;
dentro dessa complicação
quem tem uma explicação?
Dá até para perguntar
se o amanhã nunca chega,
e também para pensar
hoje, ontem, amanhã
depende do quê?
Depende do jeito que você vê.
(...)
O pouco pode ser muito,
o quente pode ser frio,
será que tudo está no meio
e não existe só
o bonito ou só o feio?
O comprido pode ser curto,
o fino pode ser redondo,
parece mesmo que no fim
o bom pode ser ruim,
e neste caso por que não
o ruim pode ser bom?
Curto e comprido,
bom e ruim,
vazio e cheio,
bonito e feio
são jeitos das coisas ser,
depende do jeito da gente ver.
Ver de um jeito agora
e de outro jeito depois,
ou melhor ainda,
ver na mesma hora os dois.
Explore o texto e analise as palavras que apresentam relações de antagonismo. Registre as palavras destacadas pelas crianças em cartões coloridos que serão utilizadas no outro momento.
2º momento:
Utilize os cartões com as palavras coletadas e acrescente outras que também apresentem relações de antagonismo. Amarre um barbante em cada cartão e pendure no pescoço de cada criança.
Peça para as crianças encontrarem seu par, mas não explique qual o critério que deverão utilizar.
Se algum aluno descobrir como funciona a atividade e encontrar o par, você deve conferir se está correta a relação entre os cartões e avisar que eles precisam ficar juntos sem contar o segredo para os outros.
As crianças devem inferir como é formado o par, analisando os que já descobriram.
A brincadeira termina quando todos localizarem seu par.
Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual raciocínio estabeleceram para encontrar o par.
Explore com as crianças que as palavras apresentadas dão ideia de sentido contrário e apresente a palavra antônimo.
3° momento:
Proponha um Bingo de Antônimos.
Divida a turma em grupos e entregue cartelas com espaços em branco para as crianças.
Peça que escrevam as palavras trabalhadas e escolhidas por elas nesses espaços.
Coloque as palavras num saquinho surpresa e peça que uma criança de cada grupo sorteie e “cante” as palavras para os grupos.
O grupo deverá marcar na cartela o antônimo das palavras sorteadas.
Ganha o grupo que completar a cartela primeiro.
4º momento:
Com a turma dividida em grupos, sugira a elaboração de um pequeno texto, utilizando antônimos.
Cada grupo poderá apresentar o seu texto para a turma.
Livro: O frio pode ser quente? - Jandira Masur
http://www.submarino.com.br/produto/1/30241/frio+pode+ser+quente,+o
Avalie se as crianças conseguiram perceber o antagonismo entre as palavras, se formaram os pares das palavras, realizaram o bingo corretamente e utilizaram os antônimos na elaboração de textos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2012
Cinco estrelasgostei muito dessa aula