07/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a:
Esta sequência didática é indicada para turmas composta por crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.
Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho e sempre contribua na produção de textos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem ajudar o outro a aprender.
Atividade 1: Pesquisando sobre as formigas
Objetivos: Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo trabalhado.
Sistematizar o estudo realizado por meio de textos escritos e imagens
Proponha aos alunos o desafio de estudar sobre as formigas e apresentar o que aprenderam em uma feira de ciências. Caso não haja eventos como esse na escola, a apresentação pode ocorrer em uma reunião de familiares.
1.1 Lançando questões. Distribua para a turma, aleatoriamente, seis perguntas relacionadas às formigas (elas devem estar numeradas). Sugerimos as seguintes:
À medida que você sortear o número, a criança deverá ler a pergunta correspondente. Todos levantarão hipóteses sobre a questão (registre-as em seu caderno pessoal).
Ao final, deixe as perguntas registradas em um cartaz e fixe-o na parede.
As questões foram organizadas de forma que pudessem ser respondidas por meio de três fontes de pesquisa:
1.2 Pesquisa de campo.
a) Observação. Peça aos aprendizes que releiam as questões trabalhadas no item 1.1. Faça-lhes a proposta de ir ao jardim da escola, observar o comportamento das formigas e responder as questões 4 e 5: como as formigas conversam e como elas se defendem de seus inimigos. Você poderá incentivar os alunos a continuarem a observação em outros momentos, fora do horário escolar.
Durante a observação, quando os aprendizes se depararem com uma trilha de formigas, uma seguindo a outra, faça a seguintes questões:
b) Preparando a apresentação
De volta à sala, a turma fará um texto coletivo relatando as ações desenvolvidas em campo e as conclusões tiradas. Sugerimos que os estudantes o elaborem oralmente e você o registre em um cartaz. Ao final, faça a leitura do texto e peça que verifiquem se está completo.
Em seguida, proponha que o registro também seja feito por meio de ilustrações. Para isso, entregue um quarto de folha de ofício para cada aluno e peça que desenhem o que observaram. Junte todas as ilustrações em um cartaz, de modo que formem um bonito quadro.
Enfatize que todo esse trabalho será apresentado na feira de ciência.
1.3 Pesquisa por meio de textos. As perguntas 1, 2 e 3 podem ser respondidas por meio da leitura de textos informativos. Abaixo, apresentamos sugestões dos textos e das questões que poderão ser feitas aos estudantes:
a) TEXTO I
A VIDA DAS FORMIGAS
Em um mesmo formigueiro convivem rainha, operárias e soldadas. Os machos aparecem uma vez por ano e têm o papel de reproduzir. Assim, na “casa das formigas”, moram apenas as fêmeas.
A rainha é uma formiga fértil que possui a função de colocar ovos e é alimentada pelas operárias. A maioria dos formigueiros tem apenas uma rainha.
As operárias são fêmeas que não podem ter filhos. Elas constroem e reformam os ninhos, nutrem e limpam a rainha, buscam água e alimentos. Além disso, alimentam, transportam e cuidam da higiene da cria.
Como o formigueiro apresenta risco de ser invadido por outros animais, algumas formigas são encarregadas de proteger o ninho do ataque inimigo. Elas são chamadas de soldadas.
(Texto adaptado do site: http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social-das-formigas.htm)
Questões que demandam a localização de informações:
Questão que demanda a extrapolação do texto:
Os aprendizes poderão responder essas perguntas em duplas e, em seguida, participar da correção coletiva da atividade.
b) TEXTO II:
ALIMENTAÇÃO DAS FORMIGAS
A formiga pode se alimentar de pequenos animais mortos, frutos, sementes, flores ou folhas de plantas, além de diversos itens presentes na alimentação humana, principalmente aqueles ricos em açúcar, como doces e massas. As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
(Texto adaptado do site: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u88.jhtm)
Questões que demandam a localização de informações:
c) TEXTO III:
TEMPO DE VIDA DAS FORMIGAS
As formigas vivem entre 6 e 10 semanas, em média. Algumas rainhas vivem até 15 anos. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos. Em uma pesquisa, foi descoberto que a rainha que mais viveu foi da espécie Pogonomyrmex owyheei. Ela atingiu uma idade de 30 anos. As formigas aparentemente vivem mais quando são alimentadas com o mel de rainha.
( Adaptado do site: http://pequenasformigas.blogspot.com/)
Questões que demandam localização de informações:
d) Preparando a apresentação
Para organizar o que foi estudado por meio da leitura dos textos e dar continuidade à construção do material a ser apresentado na feira de ciências, sugerimos os procedimentos:
Enfatize que o material deverá ser guardado e ser apresentado na feira de ciências.
1.4 Pesquisa por meio de imagens Propomos que as perguntas 5 e 6 sejam respondidas por meio da análise de imagens.
a) O corpo das formigas. A turma deverá observar as diferenças entre o corpo das operárias, da rainha e das soldadas.
(Imagem retirada do site: http://biologiaevolutiva.wordpress.com/2009/07/23/darwin-lamarck-e-formigas/)
Abaixo, sugerimos as perguntas que podem orientar as discussões:
b) A defesa das formigas. A turma deverá observar como as formigas fazem para se defenderem de um inimigo:
(Retirada do site: http://www.alexanderwild.com/keyword/dracula%20ants/2/630014823_nNppC#630014823_nNppC)
Questões:
c) Preparando a apresentação Divida a turma em grupos e distribua uma cartolina. Peça que cada um desenhe um tipo de formiga, coloque o seu nome e registre as partes de seu corpo. Tanto o desenho como o texto escrito deverão ser grandes, pois outras pessoas irão apreciar o trabalho durante a feira de ciências.
Atividade 2: Experimentação: as formigas são companheiras?
Objetivos: Levantar e confirmar hipóteses relacionadas ao tema de estudo
Sistematizar a experiência realizada por meio de textos e ilustrações
2.1 Realizando uma experiência. Separe três potes de plástico transparentes. Divida as formigas entre eles, de modo que no primeiro tenha apenas uma formiga, no segundo, três, e no terceiro, dez. Coloque em cada um, um copinho de xarope com um algodãozinho bem molhado para as formigas terem água.
Além disso, faça furos com agulha para elas terem ar. Antes de realizar a experiência, peça aos alunos que preencham o quadro abaixo, levantando hipóteses para a pergunta nele lançada:
EXPERIÊNCIA:
PERGUNTA: “Em qual dos grupos as formigas terão mais tempo de vida?”
HIPÓTESES INCIAIS |
CONCLUSÕES |
|
|
ILUSTRAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES FEITAS |
|
A turma deverá observar o experimento todos os dias, por uma semana. Incentive-a a analisar o comportamento das formigas, por meio das questões:
Ao final, espera-se que as formigas que estão em grupos vivam mais, pois, por serem insetos sociais, elas trocam alimentos entre si, regurgitando-o do estômago e passando para as “colegas”.
Peça aos estudantes que completem o quadro, escrevendo as conclusões tiradas. Incentive-os a compararem com as hipóteses levantadas. O texto poderá ser feito coletivamente.
2.2 Preparando a apresentação.
Lembre os aprendizes que essa experiência também será apresentada na feira de ciências. Para isso, deverão preparar a apresentação.
Divida a turma em grupos e proponha que relatem todo o processo por meio de pequenos textos escritos e ilustrações. Abaixo, uma proposta:
GRUPO I: O que queríamos saber
GRUPO II: O que observamos no início da semana
GRUPO III: O que observamos no meio da semana
GRUPO IV: O que observamos no final da semana
GRUPO V: Nossas conclusões
Antes do início do trabalho, peça à turma que elabore oralmente o que cada grupo deverá escrever e desenhar. Assim, eles terão um modelo de como poderá ser feito o cartaz. Os grupos deverão decidir quem será o escriba e quem fará as ilustrações. Durante a atividade, esteja à disposição para orientar os aprendizes.
Atividade 3: Apresentando o trabalho
Objetivos: Usar a fala em situação formal
3.1 Ensaiando a apresentação.
Apresente às crianças os trabalhos realizados por elas durante o estudo sobre as formigas:
Combine com a turma o local em que ficarão expostos os trabalhos e quem ficará responsável por apresentá-los. Organize de forma que a maioria dos alunos participem. Durante o ensaio, cada um irá a frente da sala e fará a apresentação do cartaz. Os demais observarão os seguintes aspectos:
3.2 Realizando e avaliando a apresentação.
Durante a apresentação, observe a atuação dos alunos em relação a esses aspectos. Em outro dia, peça que avaliem a atuação dos colegas, identificando os pontos positivos e o que ainda precisa ser melhorado.
Para leitura do professor sugerimos o artigo: "Exposição oral em sala de aula", localizado no site: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf
Propomos que você realize uma sequência didática semelhante a essa, focalizando o estudo de outro tema. Observe a atuação dos aprendizes, identificando o que já foi aprendido e o que ainda precisa ser mais trabalhado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!