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Exposição oral temática

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a:

  • Planejar, realizar e avaliar uma apresentação oral sobre um determinado tema.
  • Ouvir e respeitar as formas de expressão oral manifestadas pelos colegas.  
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta sequência didática é indicada  para turmas composta por crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho e sempre contribua na produção de textos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem ajudar o outro a aprender.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pesquisando sobre as formigas

Objetivos: Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo trabalhado.                  

               Sistematizar o estudo realizado por meio de textos escritos e imagens

Proponha aos alunos o desafio de estudar sobre as formigas e apresentar o que aprenderam em uma feira de ciências. Caso não haja eventos como esse na escola, a apresentação pode ocorrer em uma reunião de familiares.     

1.1  Lançando questões. Distribua para a turma, aleatoriamente, seis perguntas relacionadas às formigas (elas devem estar numeradas). Sugerimos as seguintes:   

  1. Todas as formigas tem o mesmo trabalho no formigueiro? O que cada uma faz?
  2. De que as formigas se alimentam?
  3. Quanto tempo a formiga vive?
  4. Se as formigas não falam, como elas conversam?
  5. O que as formigas fazem para se defenderem dos inimigos?
  6. Como é o corpo da formiga? Quais as diferenças entre a rainha, a operária e a soldada?   

À medida que você sortear o número, a criança deverá ler a pergunta correspondente. Todos levantarão hipóteses sobre a questão (registre-as em seu caderno pessoal).

Ao final, deixe as perguntas registradas em um cartaz e fixe-o na parede.

As questões foram organizadas de forma que pudessem ser respondidas por meio de três fontes de pesquisa:

  • Perguntas 1, 2 e 3: Leitura de textos informativos
  • Perguntas: 4 e 5: Observação de campo
  • Pergunta 5 e 6 : Análise de imagem   

1.2  Pesquisa de campo.  

 a) Observação. Peça aos aprendizes que releiam as questões trabalhadas no item 1.1. Faça-lhes a proposta de ir ao jardim da escola, observar o comportamento das formigas e responder as questões 4 e 5: como as formigas conversam e como elas se defendem de seus inimigos. Você poderá incentivar os alunos a continuarem a observação em outros momentos, fora do horário escolar.

Durante a observação, quando os aprendizes se depararem com uma  trilha de formigas, uma seguindo a outra, faça a seguintes questões:

  • Por que as formigas conseguem seguir umas as outras e não perder o caminho? (Res: Para comunicar à “colega” o caminho a seguir, a formiga deixa um feromônio, como se fosse um “cheirinho pelo chão”, que orienta as demais. Assim, conseguem manter a fila certinha e seguir o mesmo caminho por meio de uma comunicação química.)
  • O que acontece se a gente “atrapalhar” a fila de formigas, friccionando os dedos em seu caminho? (Res: Ao fazer isso, as formigas ficarão perdidas, pois o cheirinho (feromônio), irá diminuir ou desaparecer. Depois que elas o acharem novamente, irão retomar o seu caminho.)
  • Por que quando chegamos bem perto das formigas, elas se movimentam mais rápido e de forma desorientada? (Res: Ao perceberem uma situação de perigo, elas lançam um feromônio (sinal químico) para alertar as colegas)  

b) Preparando a apresentação

De volta à sala, a turma fará um texto coletivo relatando as ações desenvolvidas em campo e as conclusões tiradas. Sugerimos que os estudantes o elaborem oralmente e você o registre em um cartaz. Ao final, faça a leitura do texto e peça que verifiquem se está completo.

Em seguida, proponha que o registro também seja feito por meio de ilustrações. Para isso, entregue um quarto de folha de ofício para cada aluno e peça que desenhem o que observaram. Junte todas as ilustrações em um cartaz, de modo que formem um bonito quadro.

Enfatize que todo esse trabalho será apresentado na feira de ciência.  

1.3  Pesquisa por meio de textos.  As perguntas 1, 2 e 3 podem ser respondidas por meio da leitura de textos informativos. Abaixo, apresentamos sugestões dos textos e das questões que poderão ser feitas aos estudantes:

a) TEXTO I

                                                                                      A VIDA DAS FORMIGAS  

Em um mesmo formigueiro convivem rainha, operárias e soldadas. Os machos aparecem uma vez por ano e têm o papel de reproduzir. Assim, na “casa das formigas”, moram apenas as fêmeas.

A rainha é uma formiga fértil que possui a função de colocar ovos e é alimentada pelas operárias. A maioria dos formigueiros tem apenas uma rainha.

As operárias são fêmeas que não podem ter filhos. Elas constroem e reformam os ninhos, nutrem e limpam a rainha, buscam água e alimentos. Além disso, alimentam, transportam e cuidam da higiene da cria.

Como o formigueiro apresenta risco de ser invadido por outros animais, algumas formigas são encarregadas de proteger o ninho do ataque inimigo. Elas são chamadas de soldadas.

(Texto adaptado do site: http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social-das-formigas.htm)     

Questões que demandam a localização de informações:  

  • Quem mora no formigueiro?
  • O que a rainha faz?
  • O que a operária faz?
  • Por que o formigueiro precisa da formiga soldada?

Questão que demanda a extrapolação do texto:   

  •  Por que podemos falar que a formiga é um inseto social, ou seja, vive em comunidade?         

Os aprendizes poderão responder essas perguntas em duplas e, em seguida, participar da correção coletiva da atividade.   

b) TEXTO II:                                              

                                                                            ALIMENTAÇÃO DAS FORMIGAS  

A formiga pode se alimentar de pequenos animais mortos, frutos, sementes, flores ou folhas de plantas, além de diversos itens presentes na alimentação humana, principalmente aqueles ricos em açúcar, como doces e massas. As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.            

(Texto adaptado do site: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u88.jhtm)         

Questões que demandam a localização de informações:   

  • De que as formigas se alimentam?
  • Você já viu formigas carregando folhas? Por que elas fazem isso?  

 c) TEXTO III:   

                                                                           TEMPO DE VIDA DAS FORMIGAS   

As formigas vivem entre 6 e 10 semanas, em média. Algumas rainhas vivem até 15 anos. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos. Em uma pesquisa, foi descoberto que a rainha que mais viveu foi da espécie  Pogonomyrmex owyheei. Ela atingiu uma idade de 30 anos. As formigas aparentemente vivem mais quando são alimentadas com o mel de rainha.

 ( Adaptado do site: http://pequenasformigas.blogspot.com/)    

Questões que demandam localização de informações:   

  • Quanto tempo a formiga rainha vive? E a operária?
  • Qual foi a maior idade que a formiga já atingiu? À qual espécie ela pertence?

d) Preparando a apresentação 

Para organizar o que foi estudado por meio da leitura dos textos e dar continuidade à construção do material a ser apresentado na feira de ciências, sugerimos  os procedimentos:

  • Organize a sala em trios e entregue a cada um a metade de uma cartolina.
  • Peça que escrevam, com letras grandes, a frase: “VOCÊ SABIA?”
  • Solicite que cada trio pense em uma curiosidade aprendida sobre a formiga e a diga oralmente.
  • Você deverá listá-las no quadro e incentivar os alunos a não repetir as informações.
  • Cada trio deverá eleger uma curiosidade, escrevê-la com letras grandes na cartolina e, em seguida, ilustrá-la.   É importante estar atento à escrita correta.

Enfatize que o material deverá ser guardado e ser apresentado na feira de ciências.   

1.4  Pesquisa por meio de imagens Propomos que as perguntas 5 e 6 sejam respondidas por meio da análise de imagens.

a) O corpo das formigas. A turma deverá observar as diferenças entre o corpo das operárias, da rainha e das soldadas.

(Imagem retirada do site: http://biologiaevolutiva.wordpress.com/2009/07/23/darwin-lamarck-e-formigas/)

Abaixo, sugerimos as perguntas que podem orientar as discussões:

  • Quais são as partes do corpo da formiga? (cabeça, tórax e abdômen)
  • O que elas têm em comum?
  • Que diferenças podem ser observadas entre a operária, a soldada e a rainha?
  • Por que somente a rainha tem asas e o seu corpo é maior? (Os alunos deverão relacionar a função da rainha às suas características físicas. As asas servem para ela voar e facilitar o encontro com o macho para o acasalamento. Seu corpo é maior devido ao tamanho do ovário.)
  • Por que uma das formigas se chama soldada? Qual deve ser o seu trabalho? Por que a sua cabeça é maior em relação às outras? ( Devido às suas mandíbulas maiores, que servem para atacar os inimigos.)

b) A defesa das formigas. A turma deverá observar como as formigas fazem para se defenderem de um inimigo:

(Retirada do site: http://www.alexanderwild.com/keyword/dracula%20ants/2/630014823_nNppC#630014823_nNppC)

Questões:   

  • Como as formigas se defendem de seus inimigos?
  • Elas o atacam em grupo ou individualmente? Por que?      

 c) Preparando a apresentação Divida a turma em grupos e distribua uma cartolina. Peça que cada um desenhe um tipo de  formiga, coloque o seu nome e registre as partes de seu corpo.  Tanto o desenho como o texto escrito deverão ser grandes, pois outras pessoas irão apreciar o trabalho durante a feira de ciências.       

Atividade 2: Experimentação: as formigas são companheiras? 

Objetivos: Levantar e confirmar hipóteses relacionadas ao tema de estudo                   

               Sistematizar a experiência realizada por meio de textos e ilustrações      

2.1 Realizando uma experiência. Separe três potes de plástico transparentes. Divida as formigas entre eles, de modo que no primeiro tenha apenas uma formiga, no segundo, três, e no terceiro, dez. Coloque em cada um, um copinho de xarope com um algodãozinho bem molhado para as formigas terem água.  

Além disso, faça furos com agulha para elas terem ar. Antes de realizar a experiência, peça aos alunos que preencham o quadro abaixo, levantando hipóteses para a pergunta nele lançada:

                                                                                                      EXPERIÊNCIA:   

                                                                       PERGUNTA: “Em qual dos grupos as formigas terão mais tempo de vida?”

HIPÓTESES INCIAIS

CONCLUSÕES

ILUSTRAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES FEITAS

                                                                                 

A turma deverá observar o experimento todos os dias, por uma semana. Incentive-a a analisar o comportamento das formigas, por meio das questões:

  • Quais as diferenças entre o comportamento da formiga que está sozinha e o das demais?
  • O que as formigas que estão em conjunto fazem?   

Ao final, espera-se que as formigas que estão em grupos vivam mais, pois, por serem insetos sociais, elas trocam alimentos entre si, regurgitando-o do estômago e passando para as “colegas”.             

Peça aos estudantes que completem o quadro, escrevendo as conclusões tiradas. Incentive-os a compararem com as hipóteses levantadas. O texto poderá ser feito coletivamente.

2.2 Preparando a apresentação.   

Lembre os aprendizes que essa experiência também será apresentada na feira de ciências.  Para isso, deverão preparar a apresentação.  

Divida a turma em grupos e proponha que relatem todo o processo por meio de pequenos textos escritos e ilustrações. Abaixo, uma proposta:

GRUPO I: O que queríamos saber

GRUPO II: O que observamos no início da semana

GRUPO III: O que observamos no meio da semana

GRUPO IV: O que observamos no final da semana

GRUPO V: Nossas conclusões

Antes do início do trabalho, peça à turma que elabore oralmente o que cada grupo deverá escrever e desenhar. Assim, eles terão um modelo de como poderá ser feito o cartaz. Os grupos deverão decidir quem será o escriba e quem fará as ilustrações. Durante a atividade, esteja à disposição para orientar os aprendizes.

Atividade 3: Apresentando o trabalho

Objetivos: Usar a fala em situação formal

3.1 Ensaiando a apresentação.

Apresente às crianças os trabalhos realizados por elas durante o estudo sobre as formigas:

  •  Texto coletivo, produzido no item 1.2
  • “Você sabia”, produzido no item 1.3
  • Ilustração do corpo das formigas, produzido no item 1.4
  • Experiência sobre a vida social das formigas, produzida na atividade 2.

Combine com a turma o local em que ficarão expostos os trabalhos e quem ficará responsável por apresentá-los.  Organize de forma que a maioria dos alunos participem. Durante o ensaio, cada um irá a frente da sala e fará a apresentação do cartaz. Os demais observarão os seguintes aspectos:

  • O colega lê em voz alta?
  • O colega fala olhando para o público?
  • Houve silêncio durante a apresentação?
  • Conseguimos entender o que ouvimos?
  • O que o público irá aprender com a sua fala?

3.2 Realizando e avaliando a apresentação.

 Durante a apresentação, observe a atuação dos alunos em relação a esses aspectos. Em outro dia, peça que avaliem a atuação dos colegas, identificando os pontos positivos e o que ainda precisa ser melhorado.

Recursos Complementares

Para leitura do professor sugerimos o artigo: "Exposição oral em sala de aula", localizado no site: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf

Avaliação

Propomos que você realize uma sequência didática semelhante a essa, focalizando o estudo de outro tema. Observe a atuação dos aprendizes, identificando o que já foi aprendido e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

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