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Conhecendo Olavo Bilac

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça poemas de Olavo Bilac e identifique as características centrais desse gênero textual.  
  • Compreenda e reflita sobre a estrutura e a função social do texto biográfico.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham iniciado o reconhecimento das unidades fonologias da língua, como sílabas e terminações de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Propomos que a sequência didática abaixo seja desenvolvida com crianças em fase inicial de alfabetização. No entanto, na atividade 1 será necessária a colaboração de  outra turma, constituída por alunos que já têm autonomia para ler e compreender textos.

Atividade 1: Conhecendo as poesias de Olavo Bilac   

Objetivos: Ler e compreender textos poéticos                               

               Avançar na apropriação do sistema de escrita             

Converse com a professora da turma convidada para participar da atividade e faça-lhe a proposta de alguns de seus alunos declamarem poesias de Olavo Bilac para sua turma. Sugerimos que você entregue as poesias abaixo à professora e combine com ela um prazo para que os aprendizes se preparem para a sua declamação. Lembre-a de enfatizar a necessidade de os alunos manterem um tom de voz adequado e lerem (ou falarem de cor) os poemas com a entonação precisa.

        A BONECA

Deixando a bola e a peteca,

Com que inda há pouco brincavam,

Por causa de uma boneca,

Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira : “É minha!”

— “É minha!” a outra gritava;

E  nenhuma se continha,

Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)

Era a boneca. Já tinha

Toda a roupa estraçalhada,

E amarrotada a carinha.

Tanto puxavam por ela,

Que a pobre rasgou-se ao meio,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o recheio.

 E, ao fim de tanta fadiga,

Voltando a bola e a peteca,

Ambas, por causa da briga,

Ficaram sem a boneca ...

A AVÓ 

A avó, que tem oitenta anos,

Está tão fraca e velhinha!...

Teve tantos desenganos !

Ficou branquinha, branquinha, C

om os desgostos humanos.

Hoje, na sua cadeira,

Repousa, pálida e fria,

Depois de tanta canseira:

E cochila todo o dia,

E cochila a noite inteira.

Às vezes, porém, o bando

Dos netos invade a sala ...

Entram rindo e papagueiando :

Este briga, aquele fala,

Aquele dança, pulando ...

A velha acorda sorrindo.

E a alegria a transfigura;

Seu rosto fica mais lindo,

Vendo tanta travessura,

E tanto barulho ouvindo.

Chama os netos adorados,

Beija-os, e, tremulamente,

Passa os dedos engelhados,

Lentamente, lentamente,

 Por seus cabelos doirados.

Fica mais moça, e palpita,

E recupera a memória,

Quando um dos netinhos grita :

“Ó vovó ! conte uma história!

Conte uma história bonita!"

Então, com frases pausadas,

Conta histórias de quimeras,

Em que há palácios de fadas,

E feiticeiras, e feras,

E princesas encantadas ...

E os netinhos estremecem,

Os contos acompanhando,

E as travessuras esquecem,

- Até que, a fronte inclinando

Sobre o seu colo, adormecem ...     

A BORBOLETA

Trazendo uma borboleta,

Volta Alfredo para casa.

Como é  linda! é toda preta,

Com listas douradas na asa.

Tonta, nas mãos de criança,

Batendo as asas, num susto,

Quer fugir, porfia, cansa,

E treme, e respira a custo.

Contente, o menino grita:

“É a primeira que apanho,

Mamãe!vê como é bonita!

Que cores e que tamanho!

Como voava no mato!

Vou sem demora pregá-la

Por baixo do meu retrato,

Numa parede da sala.”

Mas a mamãe, com carinho,

Lhe diz: “Que mal te fazia,

Meu filho, esse animazinho,

Que livre e alegre vivia?

Solta essa pobre coitada!

Larga-lhe as asas, Alfredo!

Vê como treme assustada...

Vê como treme de medo...

Para sem pena espetá-la

Numa parede, menino,

É necessário matá-la:

Queres ser um assassino?”

Pensa Alfredo... E, de repente,

Solta a borboleta... E ela

Abre as asas livremente,

E foge pela janela.

“Assim, meu filho! perdeste

A borboleta dourada,

Porém na estima crescente

De tua mãe adorada...

Que cada um cumpra a sorte

Das mãos de Deus recebida:

Pois só pode dar a Morte

Aquele que dá a Vida.”  

(Poemas retirados do site: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00292400#page/24/mode/1up)

1.1 Escutando Olavo Bilac

Explique aos estudantes que eles escutarão algumas poesias de Olavo Bilac, um escritor importante que nasceu em 1865 e morreu em 1919. Elas serão declamadas por alunos de outra sala. Combine também as regras necessárias para que seja possível ouvir e apreciar as poesias. Ao final da declamação de cada uma, as crianças deverão comentar suas impressões sobre o seu conteúdo.   

1.2 Estudando a poesia: “A boneca”

Nesta intervenção, propomos que você desenvolva com as crianças tanto atividades que buscam analisar a estrutura e o conteúdo da poesia “A boneca”, como tarefas de alfabetização. Sugerimos as seguintes intervenções:     

a) Leitura e apreciação da poesia. Leia novamente a poesia para os alunos e peça a eles que a ilustrem em uma folha de papel ofício. Além disso, deverão recortar de jornais e revistas as letras que formam o nome da poesia para montá-lo como título do trabalho. Em seguida, escolha alguns aprendizes para apresentar o desenho feito e relacioná-lo à história contada no poema. Ao final, fixe os trabalhos no mural juntamente com uma cópia da poesia.   

b) Análise da estrutura da poesia. Entregue a poesia aos alunos e peça que localizem o seu título e o autor. Em seguida, explique que a poesia é formada por versos e peça que contem quantos versos tem a poesia “A boneca”. Após esse momento, leia os três primeiros versos e solicite que identifiquem, com lápis de cor, aqueles que rimam (as últimas palavras que têm um som igual ou muito parecido). Eles também deverão dizer por que os poetas usam rimas em seus poemas.  Geralmente, objetivam conferir à poesia uma bonita melodia.   

c) Completando a poesia. Entregue aos alunos a poesia incompleta. À medida que você declamá-la, eles deverão completar com as palavras adequadas. Sugerimos o exemplo abaixo:

A BONECA                                                   

              OLAVO BILAC

DEIXANDO A BOLA E A _______________,

COM QUE INDA HÁ POUCO BRINCAVAM,

POR CAUSA DE UMA BONECA,

DUAS ________________BRIGAVAM.

DIZIA A PRIMEIRA : “É MINHA!”

— “É MINHA!” A OUTRA GRITAVA;

E  NENHUMA SE CONTINHA,

NEM A _____________ LARGAVA.

QUEM MAIS SOFRIA (________________!)

ERA A BONECA. JÁ TINHA

TODA A ________________ ESTRAÇALHADA,

 E AMARROTADA A ____________.

TANTO PUXAVAM POR _________,

QUE A POBRE RASGOU-SE AO MEIO,

PERDENDO A ESTOPA ________________

QUE LHE FORMAVA O RECHEIO.

E, AO FIM DE TANTA FADIGA,

VOLTANDO A _____________ E A PETECA,

AMBAS, POR CAUSA DA _________________,

FICARAM SEM A BONECA ...

BOLA      

AMARELA

CARINHA

BRIGA

ROUPA

MENINAS

ELA

PETECA

COITADA

  BONECA

d) Montando a poesia. Entregue um verso da poesia para cada aluno, escrito em uma cartolina. À medida que você ditar o texto, a criança que estiver com o verso em questão deverá se manifestar e colá-lo em uma folha de papel craft. Ao final, convide a turma a fazer uma leitura coletiva da poesia.

e)Trabalhando com as palavras da poesia. Para que os aprendizes reflitam sobre a relação entre os grafemas e fonemas, peça que formem as palavras que aparecem no poema, usando as sílabas abaixo. Se necessário, você pode ajudá-los, ditando tais palavras:

BO

ROU

PE

BO

CA

PA

CA

LA

NE

TE

ME

A

RE

NAS

LA

CA

MA

NI

RI

NHA

f)Palavras que rimam. Leia a poesia com os alunos e peça, novamente, que identifiquem as palavras que rimam. Eles deverão criar outras que também rimam com tais palavras. Abaixo, um exemplo:

BRINCAVAM

BRIGAVAM

_____________ 

PETECA

BONECA

_____________

GRITAVA

LARGAVA

____________

ELA

AMARELA

_____________

Atividade 2: Quem foi Olavo Bilac                      

Objetivos:  Ler e compreender um texto biográfico                                                  

2.1 Leitura da biografia do autor               

Caro professor, é importante que os alunos tenham acesso a diversos tipos de textos, mesmo que ainda não os leem de forma autônoma. Nesta atividade, você deverá mediar esse processo, lendo a biografia de Olavo Bilac para as crianças e as ajudando a entender o texto. Sugerimos que a cada parágrafo, a leitura seja interrompida para explorar os significados que os aprendizes estão construindo em relação ao conteúdo do texto.        

                                                                                                           OLAVO BILAC    

                                                                                

                                            (Imagem retirada do site: http://cirandinhapiaui.blogspot.com/2010/01/literatura-brasileira-olavo-bilac.html)                 

OLAVO BILAC NASCEU NO RIO DE JANEIRO EM 1865 E MORREU EM 1918. COMEÇOU OS CURSOS DE MEDICINA, NO RIO, E DIREITO, EM SÃO PAULO, MAS NÃO CHEGOU A CONCLUIR NENHUMA DAS FACULDADES. EM 1884 SEU POEMA FOI PUBLICADO NA GAZETA DE NOTÍCIAS, JORNAL DO RIO DE JANEIRO.                 

EM 1887, INICIOU CARREIRA DE JORNALISTA LITERÁRIO E, EM 1888, TEVE PUBLICADO SEU PRIMEIRO LIVRO, POESIAS. NOS ANOS SEGUINTES, PUBLICOU MUITAS CRÔNICAS, E LIVROS PARA CRIANÇAS.                

 FOI MEMBRO-FUNDADOR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, EM 1896. EM 1907, FOI O PRIMEIRO A SER ELEITO “PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS”, PELA REVISTA FON-FON.                

BILAC, AUTOR DE ALGUNS DOS MAIS POPULARES POEMAS BRASILEIROS, É CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE DE NOSSOS POETAS.

 (Adaptado do site: http://www.astormentas.com/biografia.aspx?t=autor&id=Olavo+Bilac)   

                                                                                                        XXXXX   

Após a leitura, as crianças deverão resolver, de forma coletiva e com a sua orientação, as questões abaixo:

  • SOBRE O QUE ESSE TEXTO NOS FALA?
  • LOCALIZE NO TEXTO O ESTADO EM QUE OLAVO BILAC NASCEU. E NO MAPA, ONDE ESSE ESTADO FICA?
  • LOCALIZE NO TEXTO O ESTADO EM QUE OLAVO BILAC MORREU. E NO MAPA, ONDE ESSE ESTADO FICA? 

(Imagem retirada do site: http://sgif.datasus.gov.br/suporte.php?esc=10)

  • QUAL O ANO EM QUE OLAVO BILAC NASCEU? E QUANDO ELE MORREU?
  • QUAL O NOME DO JORNAL EM QUE SEU POEMA FOI PUBLICADO?
  • COMO SE CHAMA O SEU PRIMEIRO LIVRO?
  • POR QUE VOCÊS ACHAM QUE ELE FOI CONSIDERADO O PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS?  

 Em seguida, peça aos aprendizes que recontem a história de vida do autor, oralmente. Nesse momento, você poderá perceber a compreensão global que eles construíram do texto. Explique também que o texto que relata os acontecimentos da vida de uma pessoa chama-se “biografia”.   

2.2 Elaboração de um resumo com os dados da vida do autor

Proponha aos estudantes a elaboração de um resumo contendo os dados principais da vida de Olavo Bilac. Explique que esse texto será usado na próxima atividade, quando terão que declamar a poesia “A Boneca” para a turma que apresentou os poemas de Olavo Bilac.

Os alunos deverão elaborar o texto oralmente e você registrá-lo no quadro. Oriente-os pelas perguntas sugeridas no item 2.1. Abaixo um exemplo de como o resumo poderá ser feito:

VIDA DE OLAVO BILAC

NASCEU EM 1865

ESTUDOU MEDICINA E DIREITO

SEU PRIMEIRO LIVRO CHAMA-SE “POESIAS”

FOI ELEITO O “PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS”, PELA REVISTA FON-FON.

MORREU EM 1918.     

Atividade 3: Declamação da poesia “A Boneca” e apresentação do seu autor

Objetivos: Planejar a fala para usá-la em situações formais

3.1 Preparação para apresentação

Retome com os alunos a poesia “A Boneca” e faça-lhes a proposta de a declamarem para a sala dos estudantes que apresentaram os poemas de Olavo Bilac, na atividade 1. Para isso, sugerimos as intervenções:

a) Leitura da poesia por você. Peça aos alunos que prestem atenção ao tom de voz e ao modo de declamar a poesia.

b) Leitura coletiva da poesia. Todos deverão ler a poesia de forma pausada, procurando acompanhar a turma.

c) Ensaio da declamação. Divida a sala em quatro grupos. Cada um deverá ficar responsável por cinco versos do poema. Enquanto um grupo declama sua parte, os demais colegas deverão ajudar a avaliar sua atuação em relação ao tom de voz e à entonação adequada. Se necessário, repita o procedimento.

d) Ensaio da leitura da biografia do autor. Retome o resumo elaborado na atividade 2. Proponha às crianças que, além da declamação da poesia, elas também leiam a biografia do autor. Para isso, deverão ensaiar a leitura coletiva do resumo, quantas vezes forem necessárias.

e) Construindo os combinados para a apresentação. Peça aos alunos que digam o que é preciso para a realização de uma boa apresentação. Incentive-os a pensarem nos seguintes aspectos: ·         

  • A turma deverá estar organizada e bem comportada.   
  •  Os alunos deverão acompanhar uns aos outros na leitura.        
  • A poesia deverá ser lida de forma bonita e entusiasmada.

3.2 Realização e avaliação da apresentação

Sugerimos que a apresentação ocorra em um salão mais amplo, que caiba as duas turmas. Após você expor como foi realizado o trabalho, as crianças deverão ler, coletivamente, o resumo da biografia do autor e, em seguida, declamar a poesia.

Em outra aula, recomendamos que a turma avalie a sua atuação na apresentação em relação ao cumprimento dos combinados realizados na atividade anterior.

Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos o jornal LETRA A, número 21, localizado no site: http://www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/254/phpe98bzn.pdf  

Avaliação

Para avaliar se as crianças avançaram no processo de compreensão de poemas e de textos biográficos, sugerimos as intervenções:

Ler para os alunos uma poesia e um texto biográfico e pedir para que identifiquem qual texto pertence a cada um desses gêneros.

Realizar as atividades aqui propostas, utilizando os poemas e a biografia de outro autor, como o Mário Quintana. Sugerimos pesquisa nos sites:

http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/08/28/dorme-ruazinha-poema-de-mario-quintana-para-criancas/  

http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm 

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