Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Podcast: uma ferramenta a serviço da informação

 

20/12/2010

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast.
  • Fazer um levantamento sobre autores literários, vida e obras.
  • Escrever um roteiro para apresentação de um programa de autores literários.
  • Providenciar circulação social para o programa feito.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Bibliografia;
  • biografia;
  • crônica/contos;
  • mínimo de letramento digital.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • análise coletiva;
  • trabalho em duplas.

Recursos:

  • uso de hipermídia (computador com internet);
  • aparelhagem de áudio simples;
  • software de áudio.

Aula 1

Atividade 1

No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que acessem os links sobre podcast, explicando que a aula tratará sobre o conhecimento da ferramenta Podcast. Os links abaixo tratam da conceitualização da expressão.

Importante: professor, é importante verificar antes da aula, o áudio dos computadores, já que eles serão imprescindíveis para o trabalho com o Podcast. Para melhorar o desempenho da turma, providencie caixinhas de sons ou utilize fones de ouvido para cada aluno.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast

http://www.podpods.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-podcast/

http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm

http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_114399.shtml

Ao final do acesso aos links, o professor solicitará aos alunos que façam um apanhado de informações sobre o que seja um podcast e escrevam uma mensagem via SMS para ser enviada ao celular dos colegas. Caso os alunos não tenham celular, o professor solicitará que escrevam uma mensagem para ser enviada por e-mail. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos sintetizem a informação sobre o conceito de podcast, já que, para conhecer o que é a ferramenta, o aluno precisa saber sobre os usos e funções dela. Quando recebida a mensagem, por SMS ou e-mail, os colegas a compararão com o que leram nos sites, validando ou não a informação.

"É áudio sob demanda. É um arquivo de som que pode ser baixado em celular, Ipod, MP3 Player e computador. Possibilita que se crie programação própria."

http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_114399.shtml 

Atividade 2

Após saberem a definição sobre Podcast, os alunos acessarão podcasts na internet. Para melhor conhecimento da ferramenta, os links são acompanhados por um tutorial para que os alunos descubram e reflitam sobre a ferramenta. É importante que os estudantes tenham acesso a essas informações.

1) http://feeds.podbr.com/CafeBrasil (site do Podcast Café Brasil, indicado como o Podcast mais votado em 2009. Categoria: entretenimentos e variedades) 

1.1) http://podcast.lucianopires.com.br/podcasts/cafe_brasil_212_o_gigolo_das_palavras.mp3 (Podcast 212 - O gigolô das palavras) 

212 - O Gigolô das palavras

Posted: Fri, 24 Sep 2010 11:32:11 +0000

Quando fala, você presta atenção nas palavras que usa? Já reparou na força da linguagem? Como uma simples vírgula pode mudar totalmente o significado de uma frase? Pois é, como dizia o filósofo Ludwig Wittgenstein, usamos as palavras como se jogássemos um jogo. Textos de Rubem Alves e Luis Fernando Veríssimo nos ajudarão na reflexão sobre o tema.

Na trilha sonora Aquela festa: Juarez Maciel e o grupo Muda, Carlos Careqa, Luiz Tatit, Frejat, Quarteto à Deriva Copinha e os Paralamas do Sucesso com Lulu Santos. Apresentação de Luciano Pires. O texto desse programa com poesias e letras das músicas pode ser encontrado no DLOG CAFÉ BRASIL, publicado em www.lucianopires.com.br/dlog 

2) http://www.guanabara.info/category/casts/podcast/guanacast-podcast/ (site do Guanacast, indicado como o Podcast mais votado em 2009 na categoria: internet - info - tecnologia)   

2.1) http://www.guanabara.info/2010/08/guanacast-87-profissao-engenheiro-google/ (Podcast 87 - Engenheiro Google)  

GuanaCast: Você já quis conhecer algum engenheiro que trabalhasse no Google? Pois agora nós vamos apresentar Bruno G. Albuquerque, que trabalha no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google em Belo Horizonte e desenvolve soluções para a empresa. Gustavo Guanabara e Ricardo Pinheiro entrevistam o BGA e fazem as perguntas que vocês sempre quiseram fazer. Conheça os requisitos para trabalhar no Google, como é o dia-a-dia dos funcionários e quais são os projetos que surgiram de ideias pessoais de outros engenheiros. Conheça também o Haiku, um projeto presidido pelo próprio Bruno, que promete ser uma opção de Sistema Operacional rápido e eficiente.

Tutorial para comparação de podcasts: Podcast 212 - O gigolô das palavras e Podcast 87 - Engenheiro Google

  1. Qual o tema de que tratam os Podcasts?
  2. Existe apenas narração verbal ou música e jingles?
  3. Quantas "vozes" participam da narração?
  4. São utilizados outros textos para apresentar o tema ou ainda outros gêneros?
  5. São arquivos baixados em vídeo ou áudio? São arquivos longos ou curtos?

Respondidas as perguntas do tutorial, os alunos terão de discutir oralmente com os colegas suas impressões acerca da ferramenta. Na discussão, o professor conduzirá as reflexões, por meio, por exemplo, das perguntas:

Depois de conhecerem exemplos de Podcast,

  • Por que o surgimento dessa ferramenta? Em que e para que ela é útil?
  • Será que essa ferramenta pode ser utilizada em quais campos/setores da vida? Por quê?
  • O que muda na história das comunicações com o uso do Podcast?
  • Será que é uma ferramenta destinada a qualquer tipo de público? Quem pode ter acesso a ela?
  • A ferramenta é bem-vinda na escola? Pense em uma utilização dela para o ensino.

Aula 2

Atividade

Ainda no laboratório de informática e depois de conhecido o Podcast, o professor proporá aos alunos a criação de um podcast. O tema para a construção da ferramenta é "Autores literários: vida e obras". Conversará com os discentes sobre a importância de um podcast desta categoria para auxiliar pessoas a terem informações sobre autores da literatura nacional e internacional.

O primeiro passo é a busca por autores literários, sua vida e obra. Essa busca pode acontecer a partir da seleção de uma escola literária, ou de um gênero da literatura, ou ainda de uma região do Brasil ou tipo de literatura, dentre outras opções.

http://www.suapesquisa.com/temas/literatura_brasileira.htm 

http://www.mundosites.net/literatura/ 

http://www.brasilcultura.com.br/literatura/sites-literarios/ 

http://www.culturatura.com.br/ 

http://www.bn.br/portal/ 

Em seguida, passar-se-á à definição de quais autores serão contemplados para o estudo. Neste momento é aconselhado que o trabalho seja desenvolvido em duplas.

Tendo cada dupla escolhido o autor que pesquisará, a etapa seguinte é a busca por informações em sites de busca, como:

www.google.com.br 

www.sitesdebusca.com.br 

br.yahoo.com/ 

Neste momento é importante pesquisar em sites confiáveis e comparar as informações biográficas e bibliográficas dos autores em sites diferentes. As informações deverão ser organizadas em um texto que os alunos criarão.

Importante: professor, aconselhe seus alunos a escreverem um texto não muito longo e atrativo, ou seja, incentive-os a utilizar da criatividade para criarem um texto leve e divertido a partir das informações dos autores. Os alunos podem desenvolver textos como crônicas ou contos.

Aula 3

Atividade

Por fim, depois de criados os textos, os alunos produzirão um roteiro para criarem o programa de áudio: Podcasts: Autores literários: vida e obras. Antes, todavia, o professor exibirá vídeos de como fazer um podcast.

Importante: professor, caso não tenha muito domínio com esta ferramenta, é aconselhado um trabalho em parceria com o professor de informática, pois deter o conhecimento suficiente da ferramenta direcionará produtivamente seu trabalho.

http://www.youtube.com/watch?v=WrsukcGFI8g 

http://www.youtube.com/watch?v=BNPA10bIKuk&feature=related 

(Parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=XvRFtr8koSY&feature=channel 

(Parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=du10fhHM1g8&feature=channel

(Parte 3) 

Os roteiros poderão ser elaborados pelas duplas ou ainda poderá ser criado um único roteiro para toda sala.

Depois do roteiro, chegou o momento de gravação em áudio das falas. Para a gravação em áudio, será preciso: microfone, gravador mixer, placa de som, conexões de telefone e um software de áudio (Audacity - software livre). Depois ele tem de ser mixado, gravado, editado e divulgado na rede.

Assim, depois de terminado o podcast, os alunos o publicarão no blog da sala ou da escola. Enfim, caso não se tenha um blog para divulgação, é interessante criá-lo para possibilitar circulação social do podcast e interações digitais. O melhor é que depois os próprios alunos poderão gravar em MP3 para estudarem o podcast e escutá-lo em qualquer lugar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação consistirá basicamente da compreensão dos alunos sobre o que seja o Podcast: sua constituição e finalidade. Para tanto, o professor deverá proceder a avaliação em processo, ou seja, durante as discussões sobre o conceito da ferramenta, a análise de dois podcasts e, por fim, no empenho e preparo para a criação do podcast: "Autores literários: vida e obras".

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.