20/12/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que acessem os links sobre podcast, explicando que a aula tratará sobre o conhecimento da ferramenta Podcast. Os links abaixo tratam da conceitualização da expressão.
Importante: professor, é importante verificar antes da aula, o áudio dos computadores, já que eles serão imprescindíveis para o trabalho com o Podcast. Para melhorar o desempenho da turma, providencie caixinhas de sons ou utilize fones de ouvido para cada aluno.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast
http://www.podpods.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-podcast/
http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm
http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_114399.shtml
Ao final do acesso aos links, o professor solicitará aos alunos que façam um apanhado de informações sobre o que seja um podcast e escrevam uma mensagem via SMS para ser enviada ao celular dos colegas. Caso os alunos não tenham celular, o professor solicitará que escrevam uma mensagem para ser enviada por e-mail. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos sintetizem a informação sobre o conceito de podcast, já que, para conhecer o que é a ferramenta, o aluno precisa saber sobre os usos e funções dela. Quando recebida a mensagem, por SMS ou e-mail, os colegas a compararão com o que leram nos sites, validando ou não a informação.
"É áudio sob demanda. É um arquivo de som que pode ser baixado em celular, Ipod, MP3 Player e computador. Possibilita que se crie programação própria." http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_114399.shtml |
Atividade 2
Após saberem a definição sobre Podcast, os alunos acessarão podcasts na internet. Para melhor conhecimento da ferramenta, os links são acompanhados por um tutorial para que os alunos descubram e reflitam sobre a ferramenta. É importante que os estudantes tenham acesso a essas informações.
1) http://feeds.podbr.com/CafeBrasil (site do Podcast Café Brasil, indicado como o Podcast mais votado em 2009. Categoria: entretenimentos e variedades)
1.1) http://podcast.lucianopires.com.br/podcasts/cafe_brasil_212_o_gigolo_das_palavras.mp3 (Podcast 212 - O gigolô das palavras)
212 - O Gigolô das palavras Posted: Fri, 24 Sep 2010 11:32:11 +0000 Quando fala, você presta atenção nas palavras que usa? Já reparou na força da linguagem? Como uma simples vírgula pode mudar totalmente o significado de uma frase? Pois é, como dizia o filósofo Ludwig Wittgenstein, usamos as palavras como se jogássemos um jogo. Textos de Rubem Alves e Luis Fernando Veríssimo nos ajudarão na reflexão sobre o tema. Na trilha sonora Aquela festa: Juarez Maciel e o grupo Muda, Carlos Careqa, Luiz Tatit, Frejat, Quarteto à Deriva Copinha e os Paralamas do Sucesso com Lulu Santos. Apresentação de Luciano Pires. O texto desse programa com poesias e letras das músicas pode ser encontrado no DLOG CAFÉ BRASIL, publicado em www.lucianopires.com.br/dlog |
2) http://www.guanabara.info/category/casts/podcast/guanacast-podcast/ (site do Guanacast, indicado como o Podcast mais votado em 2009 na categoria: internet - info - tecnologia)
2.1) http://www.guanabara.info/2010/08/guanacast-87-profissao-engenheiro-google/ (Podcast 87 - Engenheiro Google)
GuanaCast: Você já quis conhecer algum engenheiro que trabalhasse no Google? Pois agora nós vamos apresentar Bruno G. Albuquerque, que trabalha no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google em Belo Horizonte e desenvolve soluções para a empresa. Gustavo Guanabara e Ricardo Pinheiro entrevistam o BGA e fazem as perguntas que vocês sempre quiseram fazer. Conheça os requisitos para trabalhar no Google, como é o dia-a-dia dos funcionários e quais são os projetos que surgiram de ideias pessoais de outros engenheiros. Conheça também o Haiku, um projeto presidido pelo próprio Bruno, que promete ser uma opção de Sistema Operacional rápido e eficiente. |
Tutorial para comparação de podcasts: Podcast 212 - O gigolô das palavras e Podcast 87 - Engenheiro Google
Respondidas as perguntas do tutorial, os alunos terão de discutir oralmente com os colegas suas impressões acerca da ferramenta. Na discussão, o professor conduzirá as reflexões, por meio, por exemplo, das perguntas:
Depois de conhecerem exemplos de Podcast,
Aula 2
Atividade
Ainda no laboratório de informática e depois de conhecido o Podcast, o professor proporá aos alunos a criação de um podcast. O tema para a construção da ferramenta é "Autores literários: vida e obras". Conversará com os discentes sobre a importância de um podcast desta categoria para auxiliar pessoas a terem informações sobre autores da literatura nacional e internacional.
O primeiro passo é a busca por autores literários, sua vida e obra. Essa busca pode acontecer a partir da seleção de uma escola literária, ou de um gênero da literatura, ou ainda de uma região do Brasil ou tipo de literatura, dentre outras opções.
http://www.suapesquisa.com/temas/literatura_brasileira.htm
http://www.mundosites.net/literatura/
http://www.brasilcultura.com.br/literatura/sites-literarios/
http://www.culturatura.com.br/
Em seguida, passar-se-á à definição de quais autores serão contemplados para o estudo. Neste momento é aconselhado que o trabalho seja desenvolvido em duplas.
Tendo cada dupla escolhido o autor que pesquisará, a etapa seguinte é a busca por informações em sites de busca, como:
Neste momento é importante pesquisar em sites confiáveis e comparar as informações biográficas e bibliográficas dos autores em sites diferentes. As informações deverão ser organizadas em um texto que os alunos criarão.
Importante: professor, aconselhe seus alunos a escreverem um texto não muito longo e atrativo, ou seja, incentive-os a utilizar da criatividade para criarem um texto leve e divertido a partir das informações dos autores. Os alunos podem desenvolver textos como crônicas ou contos.
Aula 3
Atividade
Por fim, depois de criados os textos, os alunos produzirão um roteiro para criarem o programa de áudio: Podcasts: Autores literários: vida e obras. Antes, todavia, o professor exibirá vídeos de como fazer um podcast.
Importante: professor, caso não tenha muito domínio com esta ferramenta, é aconselhado um trabalho em parceria com o professor de informática, pois deter o conhecimento suficiente da ferramenta direcionará produtivamente seu trabalho.
http://www.youtube.com/watch?v=WrsukcGFI8g
http://www.youtube.com/watch?v=BNPA10bIKuk&feature=related
(Parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=XvRFtr8koSY&feature=channel
(Parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=du10fhHM1g8&feature=channel
(Parte 3)
Os roteiros poderão ser elaborados pelas duplas ou ainda poderá ser criado um único roteiro para toda sala.
Depois do roteiro, chegou o momento de gravação em áudio das falas. Para a gravação em áudio, será preciso: microfone, gravador mixer, placa de som, conexões de telefone e um software de áudio (Audacity - software livre). Depois ele tem de ser mixado, gravado, editado e divulgado na rede.
Assim, depois de terminado o podcast, os alunos o publicarão no blog da sala ou da escola. Enfim, caso não se tenha um blog para divulgação, é interessante criá-lo para possibilitar circulação social do podcast e interações digitais. O melhor é que depois os próprios alunos poderão gravar em MP3 para estudarem o podcast e escutá-lo em qualquer lugar.
Para leitura do professor:
http://www.youtube.com/watch?v=6YbH9XseDeA
http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/ubiquitouspodcast.pdf
http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/5_adelina_moura_e_ana_amelia_carvalho_prisma.pdf
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7094
A avaliação consistirá basicamente da compreensão dos alunos sobre o que seja o Podcast: sua constituição e finalidade. Para tanto, o professor deverá proceder a avaliação em processo, ou seja, durante as discussões sobre o conceito da ferramenta, a análise de dois podcasts e, por fim, no empenho e preparo para a criação do podcast: "Autores literários: vida e obras".
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!