14/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, não é necessário que os alunos já estejam produzindo texto, pois esta proposta vem trabalhar e estimular a leitura e a escrita no nível em que elas se encontram, contudo, se os alunos já produzem textos ou frases, você pode programar as ações sugeridas inclusive às escritas.
Professor, nossa aula está estruturada em quatro atividades, visto que tem a contação de história que demanda mais tempo, mas caso seja necessário, amplie este tempo ou reduza dentro de sua necessidade.
Alguns recursos que vamos utilizar:
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, o livro de história proposto lhe permite explorar a leitura e a escrita e também os valores humanos como: amizade, solidariedade, respeito aos mais velhos, bem como: arrogância, ambição, egoísmo.
“Morreu Tio Eurico! Rubião Ficou Rico!”
Lílian Sypriano (Formato)
Rubião Gatão, o mordomo da Casa Amarela, recebe uma carta avisando que seu tio Eurico morreu e ele, Rubião, era o herdeiro de tudo que o finado gato deixou. A partir daí, Rubião muda suas atitudes, passando a destratar os outros gatos e deixando de desempenhar as atividades de mordomo enquanto a grana não chega. O gato fica mesmo insuportável.
Porém, quando o caminhão com a herança bate à porta da Casa Amarela, ele tem uma grande surpresa: no caminhão não há dinheiro algum, mas pilhas e mais pilhas de livros, o que leva Rubião a adotar uma nova postura
http://www.an.com.br/anexo/2007/out/07/0est.jsp
Professor, crie na sala de aula expectativa a respeito da história, escreva cartazes e cole pela escola durante a semana que antecede ao trabalho. Veja algumas sugestões:
Fonte da imagem: CD- Cliparts vol 05
Momento 1 - EXPLORANDO O LIVRO
Peça que observem a capa e a contracapa e leia:
Professor, se seus alunos ainda não dominam a leitura leia para eles.
Depois deixe que levantem hipóteses a respeito:
Fazendo arte
Fale o nome dos personagens do livro listados abaixo, ou escreva em um cartaz, peça que desenhem como imaginam que eles são.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Momento 2 – É HORA DA HISTÓRIA.
Professor, se quiser usar as imagens do livro como recurso, faças suas cópias ampliadas na folha A3 (grande), coloque no flipchart (cavalete- suporte de madeira) ou use o recurso da cópia em lâmina transparente e use o retroprojetor (se não for trabalhar a história em local mais claro), pois os alunos adoram visualizar as imagens do livro.
Analise a história para ver o nível de compreensão dos alunos:
Faça questionamentos e observe as respostas.
3ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Momento 3 - ELABORANDO O TEXTO INSTRUCIONAL OU INJUNTIVO.
Professor, apresente o desenho orientando a dobradura do gatinho e proponha aos alunos a construção do texto injuntivo (instrucional), como forma de tornar a compreensão da dobradura mais fácil. Faça esta elaboração coletivamente, pois é um ótimo momento de trabalhar a estrutura deste gênero textual.
Sugestão: Como fazer um gatinho (Rubião)
Material necessário
1 folha de papel quadrada.
Como fazer
Una as pontas do quadrado, transformando-o em um triângulo. Pegue as duas pontas da base do triângulo e dobre-as sem encontrá-las.
Vire a dobradura e as duas pontas do triângulo que dobrou, serão as orelhas. Agora pinte o rosto do seu gato.
Momento 4 - TRABALHANDO COM ORIGAMI:
FAZENDO O RUBIÃO.
Professor, veja no sítio sugerido o passo a passo o qual consta em vídeo. http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-gato/
Depois da elaboração coletiva do texto instrucional, faça Rubião e os outros personagens com a dobradura, caso os alunos demonstrem interesse. Se tiver facilidade proponha a construção da casa amarela, com papel amarelo, através de dobradura também, pois ela é mais simples. Siga a orientação:
Fonte: http://baudasdobraduras.blogspot.com/2008/01/origami-7-casa-e-rvore.html
Momento 5 - PAINEL COM AS DOBRADURAS
Professor, monte com os alunos o painel da história com as dobraduras dos personagens e da casa amarela, exponha no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
A HERANÇA CHEGOU...
Professor, antes de concluir a história providencie um caminhão. Você poderá improvisar utilizando um carrinho de: bebê, supermercado, feira ou o que for possível.
Coloque alguns livros dentro dele: literatura, didático, pesquisa, ou outros. Cubra com papel ou não tecido, e quando for o momento do caminhão chegar, peça para alguém entrar com o “caminhão” coberto. Só descubra quando for ler a parte da chegada da herança.
Momento 6: A HISTÓRIA CONTINUA...
Professor, na leitura do final da história utilize a mesma estratégia da 1ª parte, faça suspense, circule entre os alunos, faça caras e bocas, interrompa a leitura, questione os alunos.
Após o término da história analise com os alunos a reação de Rubião ao ver o que havia no caminhão.
Questione: Depois de algum tempo Rubião mudou de opinião, por quê?
Momento 7: TEXTO NARRATIVO
Professor, pergunte aos alunos: O que é um texto narrativo?
Leve os alunos a perceberem os elementos que constroem uma narrativa, retomando trechos da história que mostram a fala do autor. “A casa grande e amarela amanheceu ainda...” - “E na manhã seguinte, o jornal dizia assim...”
Copie o nome da manchete em que saiu a notícia da herança do Rubião no jornal e proponha aos alunos, que façam um texto narrativo utilizando a frase na sua construção: “Com toda certeza, aquela era uma imensa riqueza. Porque além de muita alegria, trouxe grande sabedoria”.
Caso em sua turma tenha aluno que ainda não domina esta habilidade, faça esta construção coletiva. Este é um ótimo recurso para trabalhar esta competência.
Momento final:
Finalize a atividade levando os alunos até a biblioteca para que escolham um livro para lerem.
Combine previamente com a bibliotecária e proponha que ela os receba com muita alegria.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=211&Itemid=328
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/10/09/ult105u7095.jhtm
http://www.obrasileirinho.com.br/2010/01/como-ler-uma-boa-historia-infantil-para-uma-crianca.html
Tendo em vista que a avaliação da leitura corresponde a maior parte desta proposta, ela deve acontecer basicamente por meio de observação e da interação dos alunos. A capacidade de ouvir histórias pode parecer simples, mas é uma habilidade importante a ser trabalhada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e você pode e deve desenvolvê-la. A avaliação quanto a: criatividade, capacidade de inferir informações e identificar o assunto da história; pode ser realizada através da análise das hipóteses dos alunos, durante a história e no decorrer das discussões. As construções dos painéis, a produção escrita e as respostas aos questionamentos também são ferramentas relevantes para avaliação do trabalho desenvolvido.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2011
Cinco estrelasA sugestão da aula com o livro "Morreu Tio Eurico! Rubião ficou rico"! é excelente para o trabalho de incentivo à leitura, mas infelizmente na escola a qual trabalho não dispõe. Parabéns a professora.