Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA “MORREU TIO EURICO, RUBIÃO FICOU RICO” COMO RECURSO DE LEITURA E ESCRITA.

 

14/11/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história de um personagem que ganha uma biblioteca como herança;
  • Reconhecer o valor da leitura;
  • Aprender a ouvir histórias lidas;
  • Desenvolver a percepção auditiva;
  • Interagir com o leitor;
  • Formular hipóteses;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Interpretar histórias através de desenho;
  • Localizar informações explícitas em textos de maior extensão;
  • Identificar elementos que constroem a narrativa;
  • Inferir informações em textos;
  • Identificar o assunto de um texto.
Duração das atividades
aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, não é necessário que os alunos já estejam produzindo texto, pois esta proposta vem trabalhar e estimular a leitura e a escrita no nível em que elas se encontram, contudo, se os alunos já produzem textos ou frases, você pode programar as ações sugeridas inclusive às escritas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa aula está estruturada em quatro atividades, visto que tem a contação de história que demanda mais tempo, mas caso seja necessário, amplie este tempo ou reduza dentro de sua necessidade.

  •  Exploração oral da estrutura do livro (capa e contracapa);
  •  Levantamento de hipóteses;
  •  Desenho;
  •  Leitura da 1ª parte da história, utilizando os recursos de predição e antecipação;
  •  Análise oral ou escrita (se optar);
  •  Construção do personagem Rubião e da casa amarela, através de dobradura;
  •  Montagem de um painel, utilizando as dobraduras dos alunos;
  •  Elaboração coletiva de texto instrucional ou injuntivo;
  •  Leitura da 2ª parte da história;
  •  Exploração oral da história;
  •  Produção de texto.

Alguns recursos que vamos utilizar:

  • Livro: Morreu Tio Eurico, Rubião Ficou Rico.
  • Caderno;
  • Lápis de cor e giz de cera;
  • Cola tesoura, papel jornal ou craft e outros;
  • Carrinho de supermercado de bebê ou de feira.

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

    Professor, o livro de história proposto lhe permite explorar a leitura e a escrita e também os valores humanos como: amizade, solidariedade, respeito aos mais velhos, bem como: arrogância, ambição, egoísmo.

“Morreu Tio Eurico! Rubião Ficou Rico!”
Lílian Sypriano (Formato)

    Rubião Gatão, o mordomo da Casa Amarela, recebe uma carta avisando que seu tio Eurico morreu e ele, Rubião, era o herdeiro de tudo que o finado gato deixou. A partir daí, Rubião muda suas atitudes, passando a destratar os outros gatos e deixando de desempenhar as atividades de mordomo enquanto a grana não chega. O gato fica mesmo insuportável.
    Porém, quando o caminhão com a herança bate à porta da Casa Amarela, ele tem uma grande surpresa: no caminhão não há dinheiro algum, mas pilhas e mais pilhas de livros, o que leva Rubião a adotar uma nova postura

http://www.an.com.br/anexo/2007/out/07/0est.jsp
      Professor, crie na sala de aula expectativa a respeito da história, escreva cartazes e cole pela escola durante a semana que antecede ao trabalho. Veja algumas sugestões:


 
Fonte da imagem: CD- Cliparts vol 05   

Momento 1 - EXPLORANDO O LIVRO

  1. Leve os alunos para biblioteca ou para um espaço em que se sintam confortáveis e não haja interferências de terceiros, nem movimentos que desviem a atenção.
  2. Coloque uma máscara de um/a gato/a, e apresente o livro. Circule entre os alunos e aproxime a capa do livro deles para estimular a curiosidade.

Peça que observem a capa e a contracapa e leia: 
Professor, se seus alunos ainda não dominam a leitura leia para eles.

  • Nome do livro.
  • Nome da autora.
  • Nome do ilustrador.
  • Nome da coleção.
  • Nome da editora.
  • Ano da publicação.

Depois deixe que levantem hipóteses a respeito:

  •  De quem é a imagem da capa;
  •  Sobre o que vai falar a história;
  •  Onde se passa a história;
  •  Que tipo de animal é o personagem da capa;
  •  Qual a expressão dele;
  •  Será que é um conto de fadas, um livro de poesias, uma fábula ou uma história fictícia/inventada (explique o significado desta palavra)?
  •  Qual é o título da história?

Fazendo arte

Fale o nome dos personagens do livro listados abaixo, ou escreva em um cartaz, peça que desenhem como imaginam que eles são.

  1. Vovô Antônio Gatônio.
  2. Vovó Catita Gatita.
  3. O netinho Julinho Gatinho.
  4. A copeira-arrumadeira-cozinheira Liloca Gatoca.
  5. O carteiro João Cafieiro.
  6. O eletricista Juvenal Batista.
  7. O guarda noturno Liburno.
  8. O mordomo espião Rubião Gatão, sobrinho do tio Eurico, um velho muito rico.
  9. O advogado Sr. Eduardo.

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Momento 2 – É HORA DA HISTÓRIA.

    Professor, se quiser usar as imagens do livro como recurso, faças suas cópias ampliadas  na folha A3 (grande), coloque no flipchart (cavalete- suporte de madeira) ou use o recurso da cópia em lâmina transparente e use o retroprojetor (se não for trabalhar a história em local mais claro), pois os alunos adoram visualizar as imagens do livro.

  • Leia a história fazendo “caras e bocas” mude o timbre da voz, conforme muda o personagem, quando se aproximar de fatos interessantes como: “Rubião abriu o envelope e começou a ler. E, à medida que lia, Rubião ia ficando alegre, dando risadas”. (imite a risada do Rubião). “Quando terminou, estava tão feliz que ria às gargalhadas...”
  • Interrompa a leitura e pergunte aos alunos: O que será que vai acontecer?  O que será que está escrito na carta?
  • Rubião vai mudando seu comportamento no desenrolar da história, questione os alunos, sobre o porquê desta mudança.
  • Questione os alunos quanto às qualidades e as atitudes de Rubião, no começo da história e depois que ficou sabendo da herança. (Estamos trabalhando os valores humanos e a ética.)
  • Pare a leitura do livro em: “Finalmente, o grande dia chegou.” Pag.26. Quando interromper a história, os alunos ficarão decepcionados, pois estão curiosos para saber o desfecho da história.  Explique que esta história será contada em dois capítulos, pois o caminhão com a herança do Rubião se atrasou, teve um problema na estrada.


Fonte: CD Cliparts vol 05   

    Analise a história para ver o nível de compreensão dos alunos:
    Faça questionamentos e observe as respostas.

  • Onde acontece a história?
  • Como ficou Julinho após a mudança de comportamento de Rubião?
  • O que ele deixou de fazer para Liloca Gatoca?
  • Porque ele não engraxava mais os sapatos do vovô Antônio Gatônio?
  • Porque vinham pessoas de todos os lugares falarem com Rubião?
  • Quais os planos de Rubião com a herança?
  • Qual o meio de comunicação usado para avisar que tio Eurico morreu?
  • As cartas do advogado de tio Eurico, tinham qual objetivo?
  • Quantos dias faltam para a herança chegar?


Fonte: acervo da autora   

3ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.   

Momento 3 - ELABORANDO O TEXTO INSTRUCIONAL OU INJUNTIVO.

    Professor, apresente o desenho orientando a dobradura do gatinho e proponha aos alunos a construção do texto injuntivo (instrucional), como forma de tornar a compreensão da dobradura mais fácil. Faça esta elaboração coletivamente, pois é um ótimo momento de trabalhar a estrutura deste gênero textual.   

    Sugestão: Como fazer um gatinho (Rubião)   

Material necessário

1 folha de papel quadrada.   

Como fazer

    Una as pontas do quadrado, transformando-o em um triângulo. Pegue as duas pontas da base do triângulo e dobre-as sem encontrá-las.
    Vire a dobradura e as duas pontas do triângulo que dobrou, serão as orelhas. Agora pinte o rosto do seu gato.

Momento 4 - TRABALHANDO COM ORIGAMI:
FAZENDO O RUBIÃO.   

    Professor, veja no sítio sugerido o passo a passo o qual consta em vídeo. http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-gato/ 

    Depois da elaboração coletiva do texto instrucional, faça Rubião e os outros personagens com a dobradura, caso os alunos demonstrem interesse. Se tiver facilidade proponha a construção da casa amarela, com papel amarelo, através de dobradura também, pois ela é mais simples. Siga a orientação:


Fonte: http://baudasdobraduras.blogspot.com/2008/01/origami-7-casa-e-rvore.html      

Momento 5 - PAINEL COM AS DOBRADURAS

    Professor, monte com os alunos o painel da história com as dobraduras dos personagens e da casa amarela, exponha no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.   

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

    A HERANÇA CHEGOU...
       Professor, antes de concluir a história providencie um caminhão. Você poderá improvisar utilizando um carrinho de: bebê, supermercado, feira ou o que for possível.
Coloque alguns livros dentro dele: literatura, didático, pesquisa, ou outros. Cubra com papel ou não tecido, e quando for o momento do caminhão chegar, peça para alguém entrar com o “caminhão” coberto. Só descubra quando for ler a parte da chegada da herança.

Momento 6: A HISTÓRIA CONTINUA...
    Professor, na leitura do final da história utilize a mesma estratégia da 1ª parte, faça suspense, circule entre os alunos, faça caras e bocas, interrompa a leitura, questione os alunos.

Após o término da história analise com os alunos a reação de Rubião ao ver o que havia no caminhão.
Questione: Depois de algum tempo Rubião mudou de opinião, por quê?

Momento 7: TEXTO NARRATIVO   

    Professor, pergunte aos alunos: O que é um texto narrativo?

    Leve os alunos a perceberem os elementos que constroem uma narrativa, retomando trechos da história que mostram  a fala do autor. “A casa grande e amarela amanheceu ainda...” - “E na manhã seguinte, o jornal dizia assim...”   

    Copie o nome da manchete em que saiu a notícia da herança do Rubião no jornal e proponha aos alunos, que façam um texto narrativo utilizando a frase  na sua  construção: “Com toda certeza, aquela era uma imensa riqueza. Porque além de muita alegria, trouxe grande sabedoria”.       

    Caso em sua turma tenha aluno que ainda não domina esta habilidade, faça esta construção coletiva. Este é um ótimo recurso para trabalhar esta competência.

Momento final:

Finalize a atividade levando os alunos até a biblioteca para que escolham um livro para lerem.

Combine previamente com a bibliotecária e proponha que ela os receba com muita alegria.

Recursos Complementares
Avaliação

Tendo em vista que a avaliação da leitura  corresponde a maior parte desta proposta, ela deve acontecer basicamente  por meio de observação e da interação dos alunos. A capacidade de ouvir histórias pode parecer simples, mas é uma habilidade importante a ser trabalhada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e você pode e deve desenvolvê-la. A avaliação quanto a: criatividade, capacidade de inferir informações e identificar o assunto da história; pode ser realizada através da análise das hipóteses dos alunos, durante a história e no decorrer das discussões. As construções dos painéis, a produção escrita e as respostas aos questionamentos também são ferramentas relevantes para avaliação do trabalho desenvolvido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Maria Bezerra de Macedo Roque, Escola Estadual João Vilar da Cunha , Rio Grande do Norte - disse:
    ana-e-juninho@hotmail.com

    23/06/2011

    Cinco estrelas

    A sugestão da aula com o livro "Morreu Tio Eurico! Rubião ficou rico"! é excelente para o trabalho de incentivo à leitura, mas infelizmente na escola a qual trabalho não dispõe. Parabéns a professora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.