Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO OS TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS E INTERROGATIVAS

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar a noção de frase (enunciado com sentindo completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.

• Identificar os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação) e  compreender suas funções nos textos (relacionar o uso do ponto ao uso da letra maiúscula no início das frases).

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

 • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Domínio básico da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula  

  •  Leitura de texto
  •  Discussão 
  • Interpretação de Texto  
  • Leitura de  imagem

DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE:     

 1)  O professor apresenta a imagem abaixo propondo a leitura da mesma e questionando:

 a)  O que ela representa?

b)   Por que foi usado no final dessa frase o sinal de interrogação?

c)   Que sentido teria a frase se, no lugar da interrogação tivesse sido colocado uma exclamação ou um ponto final?

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1339&bih=583&tbs=isch%3A1&sa=1&q=imagens+com+uso+dos+porques&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

  2)      Em seguida, o professor apresenta essa outra imagem solicitando a leitura da mesma e propondo que os alunos identifiquem o que quer dizer cada uma das frases nela contidas.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagens+com+sinais+de+pontua%C3%A7%C3%A3o&um= 1&ie=UTF-8&source=univ&ei=3NG6TNqKEoG0lQent93zDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCAQsAQwAA&biw=1339&bih=583 

3)      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.   

Questão de pontuação   

Todo mundo aceita que ao homem

 cabe pontuar a própria vida:

 que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca);  

viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia);

viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política):  

 o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal:

 que use, na frase que ele vive, o inevitável ponto final.     

MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 146

  http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/portugues-metafora-e-pontuacao-em-textos-literarios.jhtm 

4)      Em seguida solicita que discutam:

a)      Qual a relação desse texto com o assunto da aula?

b)      Que sentido tem a última estrofe?

c)      Esse texto é um poema. Que recursos o autor usou para transmitir o sentido poético do texto?        

 2ªATIVIDADE: 

 1)      O professor organiza a turma em grupos para que leiam a imagem abaixo.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagens+com+sinais+de+pontua%C3%A7%C3%A3o&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=3NG6TNqKEoG0lQent93zDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCAQsAQwAA&biw=1339&bih=58 

OBS: Nesse momento o professor não socializa a leitura da imagem e também não faz nenhum comentário.

2)      O professor entrega a cada aluno uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

 A herança

 Um homem rico estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta.

 Escreveu o seguinte:

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/aprendendo-a-fazer-uso-da-pontuacao-426235.shtml

 3) Com a turma em grupos, o professor entrega a cada equipe a instrução abaixo:

1º grupo:

Imagine que você é a irmã do homem doente.

Reescreva o texto pontuando-o.

2º grupo:

 Imagine que você é o sobrinho do homem doente.

Reescreva o texto pontuando-o.

3º grupo:

Imagine que você é o padeiro.

Reescreva o texto pontuando-o.

4º grupo:

 Imagine que você é o pobre a quem o homem doente se refere.

Reescreva o texto pontuando-o.

4) O professor socializa os trabalhos da turma e faz os comentários necessários.   

5)      Em seguida, propõe que o grupo relacione a imagem lida no 1º passo dessa aula com a atividade de pontuação do texto e crie um parágrafo justificando a importância do uso correto dos sinais de pontuação em tudo que escrevemos.   

6) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.

Para ajudar nesse momento, apresentamos o texto pontuado:

  1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
  2.  A irmã chegou em seguida e pontuou assim: Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
  3. O padeiro pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
  4.  Aí chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

 Moral da história:

 "A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos a pontuação. E isso faz toda a diferença."

 3ª ATIVIDADE:  

  1)      O professor apresenta as três imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagens+com+sinais+de+pontua%C3%A7%C3%A3o&um=1&ie =UTF-8&source=univ&ei=3NG6TNqKEoG0lQent93zDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCAQsAQwAA&biw=1339&bih=583  

 2) Em seguida solicita que, coletivamente, escrevam frases utilizando esses sinais.

OBS: À medida que a turma vai produzindo, o professor dá o nome de cada um dos tipos de frase que foram criadas: afirmativa, interrogativa, exclamativa e negativa.   

3) O professor organiza a turma em 04 grupos e dá a cada um deles um tipo de frase: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa.  

4) A partir da imagem abaixo e do título que a acompanha, o grupo deverá criar um conto narrando a importância que sua frase tem.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagens+com+sinais+de+pontua% C3%A7%C3%A3o&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=3NG6TNqKEoG0lQent93zDQ&sa=X &oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCAQsAQwAA&biw=1339&bih=583

5)      O professor socializa as produções e faz os comentários necessários. 

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a produção do texto, a leitura das imagens, a reescrita do texto com a pontuação, a realização das tarefas apresentadas pelo educador,  somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Débora, Alegria de Viver , Minas Gerais - disse:
    deborapll@uaivip.com.br

    12/04/2012

    Quatro estrelas

    Adorei a aula me ajudou bastante com os meus alunos, no que diz respeito a frases.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.