19/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Utilizar a noção de frase (enunciado com sentindo completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.
• Identificar os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação) e compreender suas funções nos textos (relacionar o uso do ponto ao uso da letra maiúscula no início das frases).
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Domínio básico da leitura e da escrita.
Estratégias e recursos da aula
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta a imagem abaixo propondo a leitura da mesma e questionando:
a) O que ela representa?
b) Por que foi usado no final dessa frase o sinal de interrogação?
c) Que sentido teria a frase se, no lugar da interrogação tivesse sido colocado uma exclamação ou um ponto final?
2) Em seguida, o professor apresenta essa outra imagem solicitando a leitura da mesma e propondo que os alunos identifiquem o que quer dizer cada uma das frases nela contidas.
3) O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
Questão de pontuação
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca);
viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia);
viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política):
o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal:
que use, na frase que ele vive, o inevitável ponto final.
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 146
4) Em seguida solicita que discutam:
a) Qual a relação desse texto com o assunto da aula?
b) Que sentido tem a última estrofe?
c) Esse texto é um poema. Que recursos o autor usou para transmitir o sentido poético do texto?
2ªATIVIDADE:
1) O professor organiza a turma em grupos para que leiam a imagem abaixo.
OBS: Nesse momento o professor não socializa a leitura da imagem e também não faz nenhum comentário.
2) O professor entrega a cada aluno uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
A herança
Um homem rico estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta.
Escreveu o seguinte:
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia.
3) Com a turma em grupos, o professor entrega a cada equipe a instrução abaixo:
1º grupo:
Imagine que você é a irmã do homem doente.
Reescreva o texto pontuando-o.
2º grupo:
Imagine que você é o sobrinho do homem doente.
Reescreva o texto pontuando-o.
3º grupo:
Imagine que você é o padeiro.
Reescreva o texto pontuando-o.
4º grupo:
Imagine que você é o pobre a quem o homem doente se refere.
Reescreva o texto pontuando-o.
4) O professor socializa os trabalhos da turma e faz os comentários necessários.
5) Em seguida, propõe que o grupo relacione a imagem lida no 1º passo dessa aula com a atividade de pontuação do texto e crie um parágrafo justificando a importância do uso correto dos sinais de pontuação em tudo que escrevemos.
6) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
Para ajudar nesse momento, apresentamos o texto pontuado:
Moral da história:
"A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos a pontuação. E isso faz toda a diferença."
3ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta as três imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.
2) Em seguida solicita que, coletivamente, escrevam frases utilizando esses sinais.
OBS: À medida que a turma vai produzindo, o professor dá o nome de cada um dos tipos de frase que foram criadas: afirmativa, interrogativa, exclamativa e negativa.
3) O professor organiza a turma em 04 grupos e dá a cada um deles um tipo de frase: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa.
4) A partir da imagem abaixo e do título que a acompanha, o grupo deverá criar um conto narrando a importância que sua frase tem.
5) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a produção do texto, a leitura das imagens, a reescrita do texto com a pontuação, a realização das tarefas apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 1 classificações
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12/04/2012
Quatro estrelasAdorei a aula me ajudou bastante com os meus alunos, no que diz respeito a frases.