Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Análise de imagens: construindo significações

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir sentidos a partir de signos semióticos.
  • Comparar leituras acerca de um mesmo objeto.
  • Identificar a riqueza de significações propiciadas pela imagem.
  • Construir um ensaio acerca das impressões causadas por uma dada imagem.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Referência: real e representação.
  • Ensaio.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • produção de texto.

Recursos:

  • data-show.

Aulas 1 e 2

Atividade 1

No laboratório de informática, o professor exibirá uma série de imagens aos alunos, pedindo que, num primeiro momento, eles apenas observem-nas sem nenhum tipo de compromisso:

http://www.luizprado.com.br/wp-content/images/blog-limpeza-de-peixe-com-agua-do-solimoes-nas-proximidades-do-lixo-e-do-esgoto.JPG   

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/32/11249cores.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_ITRCm06di74/SI9k24oqrjI/AAAAAAAABng/PZKy4mFufsU/s400/surreal5.jpg 

http://1.bp.blogspot.com/_jqHb7NI7_FA/R2vngPjzcjI/AAAAAAAAASk/XYP6_sSEp5Y/s400/galstabck.jpg 

http://educadoraradioblog.zip.net/arch2010-09-12_2010-09-18.html#2010_09-13_20_04_38-135944809-0 

http://www.doceshop.com.br/imagens/wp/marzipan.jpg 

http://lapublicidade.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/redes-sociais3.jpg 

Depois, o professor selecionará uma imagem e pedirá que os alunos a descrevam oralmente tal qual aparece na projeção. Neste momento, o que o professor observará é uma semelhança nas descrições, já que trata do objeto ou da imagem no mundo. Discutirá essa impressão com os alunos.

Atividade 2

Para a mesma imagem selecionada, o professor levantará uma discussão oral sobre o que é o REAL e o que é a REPRESENTAÇÃO. Nesta atividade, os alunos serão convocados a participar, por meio de perguntas direcionadas pelo docente.

Com base na última imagem:

  1. O que é uma bola de gude?
  2. Qual a sua finalidade?
  3. Em que cores a encontramos?
  4. Nesta imagem, a bola de gude é concebida tal qual a descrevemos anteriormente, ou seja, como a encontramos na realidade? Por quê?
  5. A imagem da bola de gude sobre um feixe d'água reproduz sombra. Esse acontecimento é aleatório? Expliquem.
  6. O fato de se ter uma bola de gude uma ao lado da outra sugere algum significado especial?
  7. Se conseguimos propor interpretação à imagem das bolas de gude, estamos fazendo alusão ao objeto no mundo?
  8. Caso tenham respondido não à questão anterior, como, então, são construídas as representações dos objetos que existem no mundo, ou seja, o que existe na realidade?
  9. Qual(is) é(são) a(s) fronteira(s) entre real e representação?

Importante: professor, para que toda a turma participe, escolha mais imagens para a reflexão.

Atividade 3

Em projeção, o professor mostrará algumas imagens e dará contextos diferentes para que os alunos em grupo possam discutir a representação em cada situação:

1)

http://www.bigmae.com/wp-content/uploads/2010/07/Bola-futebol.png 

a) Para o povo brasileiro.

b) Para um menino que mora em uma favela sem condição financeira.

c) Na copa do mundo.

d) Para um fabricante de bolas.

2)

http://1.bp.blogspot.com/_k3IKh79wICM/SuXgPhKTUZI/AAAAAAAAEWA/JiuBdQ9ILy0/s1600/Bengala.jpg 

a) Para um cego.

b) Para uma pessoa sem deficiência.

c) Para um brilhante jogador de futebol.

d) Para uma criança.

3)

http://www.campoaberto.pt/wp-content/uploads/2009/12/Palacio-Arvore_cortada4.JPG 

a) Para o Greenpeace.

b) Para uma fábrica de papel.

c) Para as próximas gerações.

d) Para a vida.

Depois de discutidas as representações das imagens, o professor suscitará o debate coletivo no qual cada grupo poderá posicionar-se acerca das representações criadas para cada situação. O professor deverá orientar a discussão para o fato de que as representações que fazemos de um objeto no mundo - o real - vai depender de uma série de circunstâncias subjetivas. Leva-se em consideração: a experiência de vida, a ideologia de cada indivíduo, as crenças, o contexto de cultura que partilha etc.

Atividade 4

Para terminar o trabalho, o professor mostrará, em projeção, a imagem abaixo e pedirá que os alunos elaborem um ensaio, escrevendo sobre a representação que criaram a partir da figura.

http://papelsempauta.files.wordpress.com/2008/09/coracao-vazio.jpg 

Ao final, o professor terá diferentes ensaios.

Os ensaios deverão ser lidos para os colegas ou  divulgados no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao longo desta aula, a avaliação proceder-se-á pela participação do aluno nas propostas de ressignificação das imagens e pela compreensão entre o que considerou-se real (objeto no mundo) e representação (impressões significativas do objeto para cada ser). Tanto as discussões coletivas e orais para a construção de sentidos sobre imagens quanto à produção de um ensaio sobre representação são atividades passíveis de serem avaliadas pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.