20/12/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1 e 2
Atividade 1
No laboratório de informática, o professor exibirá uma série de imagens aos alunos, pedindo que, num primeiro momento, eles apenas observem-nas sem nenhum tipo de compromisso:
http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/32/11249cores.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_ITRCm06di74/SI9k24oqrjI/AAAAAAAABng/PZKy4mFufsU/s400/surreal5.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_jqHb7NI7_FA/R2vngPjzcjI/AAAAAAAAASk/XYP6_sSEp5Y/s400/galstabck.jpg
http://educadoraradioblog.zip.net/arch2010-09-12_2010-09-18.html#2010_09-13_20_04_38-135944809-0
http://www.doceshop.com.br/imagens/wp/marzipan.jpg
http://lapublicidade.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/redes-sociais3.jpg
Depois, o professor selecionará uma imagem e pedirá que os alunos a descrevam oralmente tal qual aparece na projeção. Neste momento, o que o professor observará é uma semelhança nas descrições, já que trata do objeto ou da imagem no mundo. Discutirá essa impressão com os alunos.
Atividade 2
Para a mesma imagem selecionada, o professor levantará uma discussão oral sobre o que é o REAL e o que é a REPRESENTAÇÃO. Nesta atividade, os alunos serão convocados a participar, por meio de perguntas direcionadas pelo docente.
Com base na última imagem:
Importante: professor, para que toda a turma participe, escolha mais imagens para a reflexão.
Atividade 3
Em projeção, o professor mostrará algumas imagens e dará contextos diferentes para que os alunos em grupo possam discutir a representação em cada situação:
1)
http://www.bigmae.com/wp-content/uploads/2010/07/Bola-futebol.png
a) Para o povo brasileiro.
b) Para um menino que mora em uma favela sem condição financeira.
c) Na copa do mundo.
d) Para um fabricante de bolas.
2)
http://1.bp.blogspot.com/_k3IKh79wICM/SuXgPhKTUZI/AAAAAAAAEWA/JiuBdQ9ILy0/s1600/Bengala.jpg
a) Para um cego.
b) Para uma pessoa sem deficiência.
c) Para um brilhante jogador de futebol.
d) Para uma criança.
3)
http://www.campoaberto.pt/wp-content/uploads/2009/12/Palacio-Arvore_cortada4.JPG
a) Para o Greenpeace.
b) Para uma fábrica de papel.
c) Para as próximas gerações.
d) Para a vida.
Depois de discutidas as representações das imagens, o professor suscitará o debate coletivo no qual cada grupo poderá posicionar-se acerca das representações criadas para cada situação. O professor deverá orientar a discussão para o fato de que as representações que fazemos de um objeto no mundo - o real - vai depender de uma série de circunstâncias subjetivas. Leva-se em consideração: a experiência de vida, a ideologia de cada indivíduo, as crenças, o contexto de cultura que partilha etc.
Atividade 4
Para terminar o trabalho, o professor mostrará, em projeção, a imagem abaixo e pedirá que os alunos elaborem um ensaio, escrevendo sobre a representação que criaram a partir da figura.
http://papelsempauta.files.wordpress.com/2008/09/coracao-vazio.jpg
Ao final, o professor terá diferentes ensaios.
Os ensaios deverão ser lidos para os colegas ou divulgados no mural da sala.
Para leitura do professor:
http://revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/viewFile/1297/1067
http://www.unicamp.br/~aulas/pdf3/19.pdf
http://www.gilvander.org.br/Encobrimento%20do%20real.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141991000100010&script=sci_arttext&tlng=en
Ao longo desta aula, a avaliação proceder-se-á pela participação do aluno nas propostas de ressignificação das imagens e pela compreensão entre o que considerou-se real (objeto no mundo) e representação (impressões significativas do objeto para cada ser). Tanto as discussões coletivas e orais para a construção de sentidos sobre imagens quanto à produção de um ensaio sobre representação são atividades passíveis de serem avaliadas pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!