07/12/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
ATIVIDADE 1
O professor deverá apresentar os alunos um vídeo que mostra os cinco minutos iniciais do filme "O fabuloso destino de Amelie Poulin":
http://www.youtube.com/watch?v=8dlwvMdgSOo
Em seguida, ele deverá organizar a turma em pequenos grupos e deverá entregar-lhes xerox de uma ficha com algumas perguntas que deverão ser discutidas entre eles.
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Depois da discussão em grupo, o professor deverá fazer a correção oralmente com toda a turma. Em seguida, deverá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.
ATIVIDADE 2
O professor deverá entregar aos alunos cópias da seguinte tirinha:
http://newbaforever.wordpress.com/2008/11/06/so-para-dizer-que-estou-viva/
Em duplas, os alunos deverão reescrever a tirinha como se um narrador a contasse. Eles deverão começar assim:
Certa tarde Calvin estava brincando na areia quando seu amigo Haroldo chegou e disse:
- Você já tem uma ideia para a sua história? ...
O professor deverá fazer a correção oralmente e, se necessário, escrever uma sugestão de resposta no quadro.
Em seguida, ainda em duplas, os alunos escreverão a versão da tirinha como se fossem uma das personagens. Um aluno será o Calvin e o outro será o Haroldo. Para isso, eles deverão usar a primeira pessoa do discurso, a saber:
CALVIN:
Certa tarde eu estava brincando na areia quando meu amigo Haroldo chegou e disse:
- Você já tem uma ideia para a sua história? ...
HAROLDO:
Certa tarde vi meu amigo Calvin brincando na areia e disse a ele:
- Você já tem uma ideia para a sua história? ...
Cada aluno fará a leitura de sua versão para seu colega de dupla. Feito isso, o professor poderá apresentar-lhes uma sugestão de correção dessa atividade. Em seguida, ele deverá mostrar aos alunos no datashow ou xerox do quadro seguinte:
Quando assistimos ao vídeo no qual havia um narrador que nos contava a história de Amelie Poulin e quando narramos o que vimos na tirinha, dizemos que o narrador da história é em 3ª pessoa, ou seja, o narrador descreve os fatos sem participar da história.
Já quando escrevemos a frase como se fôssemos o pai de Amelie ou quando narramos a tirinha como se fôssemos o Calvin e o Haroldo, dizemos que o narrador da história é em 1ª pessoa, ou seja, o narrador conta algo que acontecera com ele, também é personagem da história. |
Para finalizar a atividade, o professor entregará aos alunos o seguinte trecho de um conto:
"Maria foi o meu primeiro amor. Não havia nada entre nós, está claro, ela como eu nos seus cinco anos apenas, mas não sei que divina melancolia nos tomava, se acaso nos achávamos juntos e sozinhos. A voz baixava de tom, e principalmente as palavras é que se tornaram mais raras, muito simples. Uma ternura imensa, firme e reconhecida, não exigindo nenhum gesto. Aquilo aliás durava pouco, porque logo a criançada chegava. Mas tínhamos então uma raiva impensada dos manos e dos primos, sempre exteriorizada em palavras ou modos de irritação. Amor apenas sensível naquele instinto de estarmos sós".
Mário de Andrade. Vestida de Preto
Em duplas, os alunos deverão reescrever o trecho do conto, transformando a narração de primeira pessoa para terceira.
ATIVIDADE 3
O professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=OT_GOydJwPY
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá apresentar aos alunos (por meio de projeção) as seguintes perguntas que fecharão o conteúdo estudado:
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Feito isso, o professor deverá entregar aos alunos xerox (ou projetar) trechos de alguns contos. Oralmente, deve-se fazer a leitura do trecho, identificar o tipo de narrador e propor uma troca de foco narrativo para que os alunos percebam a diferença que há ao narrar:
"O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes, foi de consequências decisivas para a felicidade familiar. Nós sempre fôramos familiarmente felizes, nesse sentido muito abstrato da felicidade: gente honesta, sem crimes, lar sem brigas internas nem graves dificuldades econômicas. Mas, devido principalmente à natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo, de uma exemplaridade incapaz, acolchoado no medíocre, sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais, um vinho bom, uma estação de águas, aquisição de geladeira, coisas assim. Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres".
O peru de Natal. Mário de Andrade
http://www.releituras.com/marioandrade_natal.asp
A primeira vez que me encontrei com Benedito, foi no dia mesmo da minha chegada na Fazenda Larga, que tirava o nome das suas enormes pastagens. O negrinho era quase só pernas, nos seus treze anos de carreiras livres pelo campo, e enquanto eu conversava com os campeiros, ficara ali, de lado, imóvel, me olhando com admiração.
Será o Benedito! - Mário de Andrade
http://www.releituras.com/marioandrade_benedito.asp
Camilo pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Depois, repreendeu-a; disse-lhe que era imprudente andar por essas casas.
A cartomante - Machado de Assis
http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp
Um homem dado a estudos de ornitologia, por nome Macedo, referiu a alguns amigos um caso tão extraordinário que ninguém lhe deu crédito. Alguns chegam a supor que Macedo virou o juízo.
Ideias do Canário - Machado de Assis
http://www.releituras.com/machadodeassis_canario.asp
A mulher e a mãe acomodaram-se finalmente no táxi que as levaria à Estação. A mãe contava e recontava as duas malas tentando convencer-se de que ambas estavam no carro. A filha, com seus olhos escuros, a que um ligeiro estrabismo dava um contínuo brilho de zombaria e frieza assistia.
Os laços de família - Clarice Lispector
http://www.releituras.com/clispector_lacos.asp
http://colegiomilitarhugo.g12.br/novosite/usuario/didatico/922add62919935905b2e4c22be73fe6e.pdf - Livro "Como analisar narrativas", de Cândida Vilares Gancho - Série Princípios.
http://www.scribd.com/doc/11453830/FOCO-NARRATIVO-E-PONTO-DE-VISTA-No-Texto-Narrativo-Literario - Livro "Foco Narrativo e o texto literário"
Professor, para complementar seus estudos sobre o assunto, acesse os sites acima antes de suas aulas.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a realização das atividades. É importante verificar se os alunos conseguiram fazer a transposição dos narradores porque a partir das atividades escritas é possível verificar se os alunos compreenderam o que foi ensinado.
Quatro estrelas 3 classificações
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13/03/2014
Três estrelasesta aula é muito grande eu só quero uma resposta , mais você ta de parabens viuu
09/08/2012
Cinco estrelasInfelizmente os vídeos não estão mais disponíveis no you tube.
31/03/2011
Cinco estrelasOlá Professora, eu gostei muito da atividade, já preparei duas vezes. Muito boa mesmo. Os alunos adoraram e a aula prossegui de uma forma muito descontraída e gostosa.