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O planejamento e a avaliação de uma assembléia escolar

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  •  Compreenda  o modo de organização e a função social dos gêneros textuais: “ata” e “pauta”.   
  • Use a fala adequando-a à situação comunicativa vivenciada.   
  • Leia e compreenda textos.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada    para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Propomos que essas atividades sejam desenvolvidas por todas as turmas do primeiro ciclo.    

Atividade 1 O que é uma Assembleia escolar?

Esta atividade deverá ser realizada por cada turma, individualmente.

Objetivos:

Ler uma notícia e uma fábula para iniciar a discussão sobre a assembleia escolar.                 

1.1 Estudo de uma notícia.

Convide as crianças a lerem uma notícia que relata uma assembleia feita por alunos de uma escola do primeiro ciclo. Tais estudantes se reuniram para discutir sobre questões importantes que estavam ocorrendo em sua escola. Antes de iniciar a leitura do texto, escreva a seguinte pergunta no quadro:  

  • O que as crianças fazem em uma assembleia?

Lance o desafio de a turma responder a questão após a leitura do texto.                                 

                                                                               CRIANÇAS TOMAM DECISÕES EM ASSEMBLÉIA    

Crianças do primeiro ciclo da escola municipal Serra Verde participaram de uma assembleia, no dia 03/08/2010, e construíram regras para melhor funcionamento da escola. Elas discutiram sobre o problema do lixo no recreio, o comportamento adequado na sala de aula e os assuntos a serem estudados no ano. Além disso, escolheram o lugar que iriam passear, durante o semestre. De acordo com Luiz, de 6 anos, todos os alunos decidiram que o lixo deverá ser jogado nas lixeiras e que o tema a ser estudado pelas turmas será o dos animais.

(Retirada do site: http://comunidade.jangadeiroonline.com.br/uploads/2010/07/assembleia_OP.jpg)    

                                                                                                           XXX

Retome com as crianças a questão lançada, explorando a compreensão que construíram do texto. Em seguida, deverão preencher, em duplas, o quadro:

                                                                                         

                                                                                               ASSEMBLEIA ESCOLAR

Onde aconteceu

Quando aconteceu

Quem participou

O que as crianças discutiram (pauta da reunião)

O que foi decidido

No momento da correção da atividade, sistematize com a turma a estrutura do texto noticiário. Peça aos aprendizes que voltem ao quadro que preencheram e respondam: “O que uma notícia deve ter?”. Eles devem compreender que esse tipo de texto visa informar o que ocorreu, onde, como, quando etc.  

  1.2  Leitura de uma fábula.

 Em outro dia, leve para as crianças a fábula “Assembleia dos Ratos”.  Antes da leitura do texto, faça as seguintes perguntas:   

  • Qual o título do texto?
  • O que vocês acham que os ratos vão discutir na Assembleia? Sobre quais problemas eles vão falar?
  • O que eles irão decidir? Será que todos vão se dispor a cumprir as decisões?

Registre as hipóteses dos aprendizes no quadro.

A ASSEMBLÉIA DOS RATOS

A ASSEMBLÉIA DOS RATOS - Fábula de ESOPO - Fabulista grego do século VI a.C.

 Era uma vez uma colônia de ratos que vivia com medo de um gato. Resolveram fazer uma assembléia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um jovem e esperto rato levantou-se e deu uma excelente idéia:   

-Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato e assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos a sineta tocar e poderemos fugir correndo. Todos os ratos bateram palmas; o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato que tinha permanecido calado, levantou-se de seu canto e disse:   

- O plano é inteligente e muito bom. Isto com certeza porá fim à nossas preocupações. Só falta uma coisa: quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?

(Moral da história: falar é fácil, fazer é difícil)

Retirada do site: http://asfabulasdeesopo.blogspot.com/2009/04/assembleia-dos-ratos.html 

Solicite aos estudantes que retomem as perguntas lançadas antes da leitura do texto. Eles deverão respondê-las novamente, verificando se as hipóteses que levantaram incialmente se confirmaram. Em seguida, proponha que respondam, em duplas, as questões:

a) Perguntas que demandam a localização de informações:

  • Qual o problema que os ratos estavam vivendo?
  • O que eles fizeram para tentar solucioná-lo?
  • Que decisões eles tomaram?   

b) Perguntas que demandam a produção de inferências (ler nas “entrelinhas, percebendo as informações que não estão ditas explicitamente):   

  • Por que, ao final da história, um rato faz a pergunta: “Quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?”
  • Toda a fábula tem como objetivo nos ensinar alguma coisa. Vocês concordam com a moral da história: “Falar é fácil, fazer é difícil”. Por que?   

c) Perguntas que demandam extrapolação do texto:   

  • Que outra decisão os ratos poderiam tomar para resolver seu problema?
  • Em nossa vida, há situações em que fazemos combinados e não cumprimos? Por que isso acontece?

 1.3  Sistematizando o que é uma assembleia.  

Retome com as crianças o que foi discutido a partir da leitura da notícia e da fábula. Com base nessas questões, peça a elas que respondam à pergunta:                               

PARA QUE SERVE UMA ASSEMBLEIA?   

Registre as respostas em um papel craft. Leia para a turma a produção final e enfatize que, à medida que forem desenvolvendo o trabalho, deverão completar o cartaz com as novas descobertas feitas sobre a assembleia.    

Atividade 2: Preparando nossa Assembléia

Objetivos: Produzir a pauta da Assembleia.

As professoras deverão convidar os alunos a realizarem, periodicamente, Assembleias para que possam discutir sobre os problemas vivenciados e tomar decisões, assim como fizeram as crianças da notícia lida na atividade 1. Para isso, precisarão construir a pauta da assembleia, ou seja, listar os assuntos que serão debatidos nessa reunião. Assim, propomos que cada turma envolvida siga as seguintes instruções:

a)  Construção da pauta (primeira parte) Escreva no quadro termos chaves, referentes ao cotidiano escolar das crianças: RECREIO, MERENDA, PASSEIOS, FESTA, AULA etc. A partir dessas palavras, as estimule a identificar as questões que precisam ser discutidas na Assembleia. Explique que tais questões farão parte da pauta, ou seja, servirão de um guia para sabermos o que devemos conversar em nossa reunião.

Pontue que todas as turmas do primeiro ciclo estão fazendo essa mesma atividade. Abaixo um exemplo de pauta:

  • Lugar que será o passeio.
  • Lixo na hora da merenda.
  • Tema de estudo do semestre

b) Construção da pauta (segunda parte)  Junte as pautas construídas por todas as turmas e as digite em um folha. Você pode organizar o texto, registrando o nome da turma e, logo abaixo, as questões levantadas por ela e, assim, sucessivamente.

Cada professora entregará o texto aos alunos e explicará que irão construir a pauta final para a Assembleia. A medida que eles lerem os itens da pauta, deverão falar se concordam com cada um. Caso positivo, você o escreverá em uma folha de papel craft, com o título: “Pauta da Assembleia do primeiro  Ciclo”. Os itens repetidos serão escritos somente uma vez.

Ao final, leia toda a pauta com as crianças e explique, novamente, a função desse texto: orientar o que vamos conversar na reunião.     

Atividade 3: Realizando nossa Assembléia 

Objetivos: Participar de uma assembleia e usar a fala de acordo com essa situação social.

3.1 Reúna os alunos das salas participantes em um espaço mais amplo. Cuide para que o cartaz com a pauta da Assembleia esteja fixado em lugar visível. Inicie a reunião, explorando seus objetivos. Você pode perguntar:             

  • Por que estamos aqui reunidos?             
  • O que vamos discutir?        

Em seguida, faça os combinados com as turmas para que a assembleia transcorra bem. Regras como: levantar a mão para falar, falar alto e de frente para o público, permanecer em silêncio enquanto o outro fala etc., podem ser redigidas em local visível.

Convide um aluno para ficar responsável por ler cada item da pauta, à medida que os assuntos forem discutidos.

Por fim, combine com a turma que um estudante do terceiro ciclo ficará responsável por fazer a ata da reunião: registrar o que foi discutido e as decisões tomadas. Ao final, ele lerá a ata e todos a aprovarão.   

Atividade 4: Avaliando nossa Assembleia

Objetivos: Ler e compreender a ata   

                Produzir uma lista, observando as características desse gênero textual.

               Expor opiniões e ouvir a dos colegas                                  

 Esta atividade deverá ser feita por cada turma, individualmente.

4.1 Roda de conversa.

Em sala, peça aos estudantes que avaliem a atuação de cada um na Assembleia, tendo em vista os combinados construídos. Eles deverão identificar o que conseguiram cumprir e o que ainda precisa ser melhorado.

Retome o cartaz construído na atividade 1.3. Peça aos alunos que o completem com as novas descobertas que fizeram sobre o que é uma assembleia.  Leia-o para as crianças e estimule uma discussão sobre o que aprenderam com esse tipo de prática

4.2 Releitura da ata.

Convide o aluno responsável pela ata para lê-la novamente em cada turma. Peça às crianças que verifiquem se a ata é fiel às discussões realizadas. Discuta também sobre a função desse tipo de texto: visa registrar o que foi discutido e as decisões tomadas para que todos tenham o compromisso de cumpri-las e elas não “caiam no esquecimento”.  

Após a leitura da ata, peça que produzam, no caderno, uma lista com as principais decisões tomadas na assembleia. Chame atenção para as características desse gênero: o texto é curto e os itens devem ser enumerados. A produção pode ser feita coletivamente, por meio de um ditado. Os alunos elaboram um item oralmente, você o dita e em seguida o redige em um cartaz para que façam as correções necessárias. No momento da escrita, as crianças deverão prestar atenção no uso de letras maiúsculas, na segmentação das palavras, na ortografia etc. O texto pode ser fixado na sala. Sempre que necessário, deverão voltar a ele para verificar se as decisões tomadas estão sendo respeitadas.

Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos o Jonal Letra A número 4, localizado no site: http://www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/157/php8PxwEo.pdf  

Avaliação

Propomos que sejam realizadas assembleias periodicamente na escola e você avalie se os estudantes:

  • Estão avançando na habilidade de produzir a pauta da assembleia, ler e avaliar a ata.
  • Estão participando de forma mais adequada dessa situação comunicativa.    
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Gislaine Heurich Bianchi, Escola Municipal Professor Floresvaldo Meres de Creddo , Paraná - disse:
    gheurich@gmail.com

    08/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito proveitoso para aplicar em sala junto a fábula da Assembleia dos ratos. Principalmente neste ano de eleições.


  • Bruna, Creche municipal , São Paulo - disse:
    bru.sasso@hotmail.com

    23/05/2013

    Cinco estrelas

    Tenho vontade de realizar assembleias com minhas crianças da Educação Infantil, mas não sabia como e por onde começar; a partir dessa proposta pretendo, claro, adaptá-la e por em prática! Parabéns e muitíssimo obrigada!!!! Deus abençoe.


  • MARLENE, UNIVESP/USP , São Paulo - disse:
    msantosi@yahoo.com

    10/11/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada e coerente com a necessidade de promovermos uma eduação voltada paro a formação e o desenvolvimentos de valores a partir de práticas democráticas e dialógicas. parabéns à professora pela iniciativa e pela generosidade em compartilhar seu projeto com os colegas.


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