Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Regência verbal: uma reflexão sobre seus usos

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar repertório quanto aos usos da regência verbal.
  • Refletir sobre os usos da regência e seus valores semânticos em textos diversos.
  • Opinar sobre a regência no que se refere à tradição gramatical e aos usos cotidianos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Texto opinativo.
  • Classes de palavras.
  • Período simples.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • apresentação oral;
  • produção textual.

Recursos:

  • internet;
  • folhas xerocopiadas;
  • mídia: som.

Aula 1

Atividade

O professor iniciará a aula exibindo um vídeo que trata do trabalho de alunos sobre regência verbal, disponibilizado no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=tmqZJSTObVw 

Depois do vídeo, o professor anotará no quadro a frase que foi motivo do "erro", perante a tradição gramatical, na fala de Hitler:

Ontem eu assisti o jogo.

Em seguida, questionará:

  • Por que motivo essa frase está incorreta do ponto de vista da gramática padrão?

O que se espera é que os alunos afirmem que "assistir o" jogo significa ajudar, dar assistência e, portanto, este sentido não caberia ao contexto. Diferentemente da forma "assistir ao jogo", que significa ver, olhar.

Depois dessa consideração inicial, o docente verbalizará aos alunos que a aula tratará da relação de dependência entre os verbos e seus complementos. Deixará claro a importância de se conhecer a regência verbal conforme postula a norma padrão, mas não se aterá a uma visão preconceituosa, uma vez que a gramática não necessariamente reflete os usos cotidianos da língua.

Na sequência, o professor entregará aos estudantes, cópia das tirinhas abaixo para uma breve análise sobre os usos cotidianos da língua.

http://jornalsanitario.files.wordpress.com/2009/03/pobrechico.jpg 

http://mnocelli.zip.net/images/preconceito.jpg 

Para estudar sobre a regência verbal, primeiramente, no laboratório de informática, o professor demandará uma pesquisa acerca dos tipos de verbos. Os alunos deverão acessar sites de busca para pesquisarem sobre os verbos:

  • Verbo Transitivo Direto
  • Verbo Transitivo Indireto
  • Verbo Transitivo Direto e Indireto
  • Verbo Intransitivo

Após a pesquisa, os alunos terão de explicar uns aos outros a transitividade estudada. O professor intervirá, obviamente, quando perceber que os alunos não compreenderam ou encontram-se receosos acerca do que falam.

Importante: professor, durante a pesquisa que os alunos realizarão sobre transitividade, peça a eles para selecionarem exemplos, pois no momento da explicação aos colegas, os alunos sorteados deverão ir até o quadro para explicarem a transitividade a partir do exemplo anotado. 

Ao final, para reforçar a transitividade, o professor exibirá o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro 

Aula 2

Atividade 1

Nesta aula, no laboratório de informática, o professor entregará frases xerocopiadas para os alunos pesquisarem o uso correto que prescreve a gramática quanto às transitividades usadas coloquialmente nas construções sintáticas abaixo. Ao final, o professor corrigirá oralmente o exercício, explicando os sentidos e usos de cada construção:

a) Eu prefiro viajar de ônibus do que de avião.

b) Ele aspira o cargo de diretor.

c) O Flamengo venceu ao Corinthians.

d) João namora com Joana.

e) Carlos desobedeceu a professora.

f) Todos queremos à comida.

g) O professor visou a todas as provas.

h)

http://www.placaserradas.com.br/fotoshtm/foto_090.htm 

Atividade 2

Os alunos escutarão a música Sereia, da banda Chimarruts, para explicar:

a) a regência do verbo aspirar no verso "Eu corro contra o vento só pra poder aspirar/o cheiro do romance que você deixa no ar".

b) a regência do verbo ansiar no verso "Uma sereia anseia ao meu amor".

http://topmusicas.net/chimarruts/sereia.htm 

Atividade 3

Por fim, os alunos escreverão um texto opinativo sobre o uso da regência verbal "assistir a" / "assistir ao". Os estudantes terão de se posicionar contra ou a favor da adequação do uso da regência. Deverão pensar se a frase "Ontem assisti o jogo", embora apresente regência inadequada em nível gramatical, consegue fazer sentido para os interlocutores no evento comunicativo. Ainda deverão falar sobre diferença entre coloquialidade e língua padrão.

Como culminância, os alunos deverão ler seus textos para a turma. O professor, no papel de mediador, deverá orientá-los no sentido de fazer  com que os estudantes saibam utilizar-se da norma culta nas situações que a exige e que saibam respeitar os usos cotidianos da língua.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a realização das atividades sobre regência verbal, especialmente pela construção do texto opinativo que mostrará o grau de conhecimento e reflexão dos alunos sobre a temática estudada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.