Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PROCURANDO POLÍGONOS POR TODO LADO

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar, classificar e comparar os polígonos em diferentes objetos que nos rodeiam;
  • Construir polígonos utilizando diferentes materiais(canudos de plástico, palitos de picolé, papel,etc);
  •  Analisar a relação entre figuras geométricas planas e tridimensionais.
Duração das atividades
2 AULAS DE 60 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: Investigadores de polígonos

Proponha aos alunos que se transformem em investigadores. Para isso, eles devem se dividir em equipes e utilizar o material escolar como: lápis, canetinha, borracha, prancheta, folhas de papel ofício e outros, que vão ajudar no registro da atividade.

Cada equipe de investigadores têm como missão andar pela escola para investigar locais onde  uma ou mais formas geométricas apareçam. Ao localizá-la, devem registrar com riqueza de detalhes(escrever, desenha, anotar informações importantes, colorir) o objeto no qual a figura aparece.

 Antes das equipes saírem à procura, relembre com os alunos as formas geométricas conhecidas e aproveite para introduzir outras, exemplo: quadrado, triângulo, losango, retângulo, círculo, trapézio, pentágono e hexágono.

 De volta à sala de aula, todos apresentam suas investigações, comparam com os outros grupos e discutem para validar as descobertas. Assim, os alunos percebem se observaram as formas pedidas e se relataram com clareza a localização e outras informações que facilitem o entendimento dos demais.

 Ao concluir as apresentações, exponha os registro de cada equipe no mural da sala e elabore com a turma uma lista dos polígonos e não-polígonos.

 Ex: Vamos observar os objetos apresentados por cada equipe?

 O que têm de semelhante? E de diferente?

 R: O relógio da sala de aula tem a forma de um círculo.    

   A estela do mar do laboratório tem a forma de um pentágono.

 No círculo temos uma forma redonda com curva e o pentágono tem cinco lados e cada lado se encontra numa ponta.

 Aproveite as observações da turma e escreva um texto coletivo sobre os polígonos e todos copiam e ilustram no caderno.

Ex: Polígonos são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais, que se encontram formando as pontas (vértices).

 Observamos alguns polígonos e descobrimos:   

      

Retângulo têm 4 lados, 4 vértices e 2 lados paralelos e de mesma medida.  

 2ª atividade: Construindo polígonos

Desafie os alunos a construir os polígonos, da atividade anterior, com diferentes materiais: canudos de plástico com barbante, palitos de picolé com cola ou massa de modelar, folhas de papel, elástico.

  Primeiro deixe que explorem o material e criem do seu jeito os polígonos. Depois, oriente-os na construção de cada um dos polígonos.

 Ex: Quantos canudos são necessários para construir um triângulo?

 Todos os lados do triângulo têm o mesmo tamanho?

Podemos medir com uma régua e cortar os canudos do tamanho que desejar?

 Se colocarmos o barbante por dentro dos três canudos e amarrarmos as duas pontas do barbante ajuda ou não?

 http://patriciafabiano.blogspot.com/  

  Quantos lados têm o quadrado? E qual a medida de cada lado?

 Quantos palitos de picolé são necessários para construir o quadrado?

Podemos prender cada lado do quadrado com cola ou massa de modelar?

Quantos lados e vértices têm o trapézio?

Quantas crianças são necessárias para segurar o elástico e construir o trapézio?

 Por último, peça para cada criança escrever um texto sobre a atividade, contando o que aprendeu, o que teve dificuldade, o que conseguiu fazer sozinho, o que fez com ajuda e monte uma exposição dos polígonos construídos no fundo da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante a realização de cada atividade proposta e o texto produzido por cada aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.