02/12/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade: Investigadores de polígonos
Proponha aos alunos que se transformem em investigadores. Para isso, eles devem se dividir em equipes e utilizar o material escolar como: lápis, canetinha, borracha, prancheta, folhas de papel ofício e outros, que vão ajudar no registro da atividade.
Cada equipe de investigadores têm como missão andar pela escola para investigar locais onde uma ou mais formas geométricas apareçam. Ao localizá-la, devem registrar com riqueza de detalhes(escrever, desenha, anotar informações importantes, colorir) o objeto no qual a figura aparece.
Antes das equipes saírem à procura, relembre com os alunos as formas geométricas conhecidas e aproveite para introduzir outras, exemplo: quadrado, triângulo, losango, retângulo, círculo, trapézio, pentágono e hexágono.
De volta à sala de aula, todos apresentam suas investigações, comparam com os outros grupos e discutem para validar as descobertas. Assim, os alunos percebem se observaram as formas pedidas e se relataram com clareza a localização e outras informações que facilitem o entendimento dos demais.
Ao concluir as apresentações, exponha os registro de cada equipe no mural da sala e elabore com a turma uma lista dos polígonos e não-polígonos.
Ex: Vamos observar os objetos apresentados por cada equipe?
O que têm de semelhante? E de diferente?
R: O relógio da sala de aula tem a forma de um círculo.
A estela do mar do laboratório tem a forma de um pentágono.
No círculo temos uma forma redonda com curva e o pentágono tem cinco lados e cada lado se encontra numa ponta.
Aproveite as observações da turma e escreva um texto coletivo sobre os polígonos e todos copiam e ilustram no caderno.
Ex: Polígonos são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais, que se encontram formando as pontas (vértices).
Observamos alguns polígonos e descobrimos:
Retângulo têm 4 lados, 4 vértices e 2 lados paralelos e de mesma medida.
2ª atividade: Construindo polígonos
Desafie os alunos a construir os polígonos, da atividade anterior, com diferentes materiais: canudos de plástico com barbante, palitos de picolé com cola ou massa de modelar, folhas de papel, elástico.
Primeiro deixe que explorem o material e criem do seu jeito os polígonos. Depois, oriente-os na construção de cada um dos polígonos.
Ex: Quantos canudos são necessários para construir um triângulo?
Todos os lados do triângulo têm o mesmo tamanho?
Podemos medir com uma régua e cortar os canudos do tamanho que desejar?
Se colocarmos o barbante por dentro dos três canudos e amarrarmos as duas pontas do barbante ajuda ou não?
http://patriciafabiano.blogspot.com/
Quantos lados têm o quadrado? E qual a medida de cada lado?
Quantos palitos de picolé são necessários para construir o quadrado?
Podemos prender cada lado do quadrado com cola ou massa de modelar?
Quantos lados e vértices têm o trapézio?
Quantas crianças são necessárias para segurar o elástico e construir o trapézio?
Por último, peça para cada criança escrever um texto sobre a atividade, contando o que aprendeu, o que teve dificuldade, o que conseguiu fazer sozinho, o que fez com ajuda e monte uma exposição dos polígonos construídos no fundo da sala.
Avalie durante a realização de cada atividade proposta e o texto produzido por cada aluno.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/07/2014
Cinco estrelasMuito bom
24/05/2012
Cinco estrelaseu amei esse site deu pra fazer meu dever certinho!!!bjus valeu a aula...