Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero: relato pessoal

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as características desse gênero textual;
  • analisar relatos pessoais na internet;
  • produzir textos.  
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem formal e informal;
  • estrutura do texto narrativo;
  • pessoas do discurso.
Estratégias e recursos da aula
  • uso da internet: vídeo
  • xerox
  • estudo em duplas

ATIVIDADE 1

O professor deverá entregar aos alunos cópias do texto disponível em: http://botandopra-fora.blogspot.com/2008/04/um-relato-pessoal.html 

Em duplas, os alunos deverão ler o texto. Em seguida, o professor deverá projetar (ou entregar cópias) de perguntas que deverão ser respondidas oralmente e em duplas:

  1. Qual é o assunto do texto?
  2. Em que pessoa o texto é narrado?
  3. Caracterize a avó da narradora, de acordo com a opinião dela, que relata o fato.
  4. Que tipo de linguagem apresenta o texto?
  5. Retire do texto trechos que apresentam a opinião da neta em relação à sua avó ou um fato que é narrado.

Depois da discusssão em duplas, o professor deverá fazer a correção oralmente com toda a turma. Em seguida, ele deverá solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto (a exemplo do lido) narrando algum dia em especial na vida deles, seja ele triste ou alegre. É importante lembrar-lhes de, além de descrever o dia, narrar as impressões a respeito dos fatos. O professor poderá trocar o texto entre os alunos partilhando a leitura, ou expô-los na classe. Depois de escritos os textos, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte quadro:

O texto que lemos e aquele que produzimos é chamado de RELATO PESSOAL. Ele apresenta características do texto narrativo, é narrado em primeira pessoa e os verbos geralmente apresentam-se no pretérito (por se tratar de um fato passado). A função do relato pessoal é registrar as experiências pessoais no intento de que estas possam servir como fonte de consulta ou aprendizado para outras pessoas.

ATIVIDADE 2

O professor deverá apresentar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=OR1_dmqAoGY 

Em seguida, os alunos deverão se organizar em grupos. Cada grupo receberá uma cópia da canção VENTO NO LITORAL. Eles terão de escrever um parágrafo explicando por que podemos considerar a letra da canção uma espécie de relato pessoal.

Vento no litoral

Renato Russo

De tarde quero descansar

Chegar até a praia e ver

Se o vento ainda esta forte

E vai ser bom subir nas pedras

Sei que faço isso pra esquecer

Eu deixo a onda me acertar

E o vento vai levando

Tudo embora...

Agora está tão longe

ver a linha do horizonte me distrai

Dos nossos planos é que tenho mais saudade

Quando olhávamos juntos

Na mesma direção

Aonde está você agora

Alem de aqui dentro de mim...

Agimos certo sem querer

Foi só o tempo que errou

Vai ser difícil sem você

Porque você esta comigo

O tempo todo

E quando vejo o mar

Existe algo que diz

Que a vida continua

E se entregar é uma bobagem...

Já que você não está aqui

O que posso fazer

É cuidar de mim

Quero ser feliz ao menos,

Lembra que o plano

Era ficarmos bem...

Eieieieiei!

Olha só o que eu achei

Cavalos-marinhos...

Disponível em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22505/ 

Cada grupo deverá ler sua resposta. O professor deverá fazer intervenções quando julgar necessário e formular, juntamente com os alunos, uma resposta para a atividade.

ATIVIDADE 3

Na sala de Informática, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=K-osC6YxphQ 

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá dizer aos alunos que o relato pessoal também pode ser oralizado, conforme mostrado no vídeo. Nele, um homem conta como foi sua experiência no "Dia Mundial sem carro" e faz considerações a respeito dessa data. Baseado nesse vídeo, os alunos deverão gravar um semelhante sobre um assunto que lhes interessam. Sugerimos aqui a moda dos "coloridos". Como o relato apresenta uma situação que foi vivida pelo narrador, sugerimos que o professor organize um dia na escola para que aqueles que gostarem, ou ainda aqueles que quiserem experimentar, possam ir vestidos na moda "COLORIDA". Para motivá-los sugerimos que o professor  discuta com eles a reportagem que está disponível no endereço:

http://entretenimento.r7.com/moda-e-beleza/noticias/jovens-do-interior-de-sp-aderem-a-moda-dos-coloridos-20100723.html 

Professor, o tema para a gravação do relato pessoal pode variar de acordo com o contexto de sua região e de acordo com os interesses dos seus alunos.

Depois de assistirem e discutirem as ideias apresentadas na reportagem, e após promoverem o dia de "vestir a moda", os alunos gravarão seu relato pessoal respondendo à seguinte pergunta:

 "O dia dos coloridos. O que você pensa sobre essa moda?"

 

As gravações deverão ser socializadas na turma.

Recursos Complementares

http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/o-relato-pessoal-.html  - Texto sobre o gênero relato pessoal

  • Professor, para enriquecer seus conhecimentos sobre o Gênero relato pessoal, acesse o site acima.
Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse durante a realização das atividades. No texto escrito é importante observar se, além de narrar o fato, os alunos escreveram suas impressões sobre ele.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.