25/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
ATIVIDADE 1
O professor deverá entregar aos alunos cópias do texto disponível em: http://botandopra-fora.blogspot.com/2008/04/um-relato-pessoal.html
Em duplas, os alunos deverão ler o texto. Em seguida, o professor deverá projetar (ou entregar cópias) de perguntas que deverão ser respondidas oralmente e em duplas:
|
Depois da discusssão em duplas, o professor deverá fazer a correção oralmente com toda a turma. Em seguida, ele deverá solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto (a exemplo do lido) narrando algum dia em especial na vida deles, seja ele triste ou alegre. É importante lembrar-lhes de, além de descrever o dia, narrar as impressões a respeito dos fatos. O professor poderá trocar o texto entre os alunos partilhando a leitura, ou expô-los na classe. Depois de escritos os textos, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte quadro:
O texto que lemos e aquele que produzimos é chamado de RELATO PESSOAL. Ele apresenta características do texto narrativo, é narrado em primeira pessoa e os verbos geralmente apresentam-se no pretérito (por se tratar de um fato passado). A função do relato pessoal é registrar as experiências pessoais no intento de que estas possam servir como fonte de consulta ou aprendizado para outras pessoas. |
ATIVIDADE 2
O professor deverá apresentar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=OR1_dmqAoGY
Em seguida, os alunos deverão se organizar em grupos. Cada grupo receberá uma cópia da canção VENTO NO LITORAL. Eles terão de escrever um parágrafo explicando por que podemos considerar a letra da canção uma espécie de relato pessoal.
Vento no litoral
Renato Russo
De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda esta forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...
Agora está tão longe
ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos
Na mesma direção
Aonde está você agora
Alem de aqui dentro de mim...
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você esta comigo
O tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem...
Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos,
Lembra que o plano
Era ficarmos bem...
Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Cavalos-marinhos...
Disponível em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22505/
Cada grupo deverá ler sua resposta. O professor deverá fazer intervenções quando julgar necessário e formular, juntamente com os alunos, uma resposta para a atividade.
ATIVIDADE 3
Na sala de Informática, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=K-osC6YxphQ
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá dizer aos alunos que o relato pessoal também pode ser oralizado, conforme mostrado no vídeo. Nele, um homem conta como foi sua experiência no "Dia Mundial sem carro" e faz considerações a respeito dessa data. Baseado nesse vídeo, os alunos deverão gravar um semelhante sobre um assunto que lhes interessam. Sugerimos aqui a moda dos "coloridos". Como o relato apresenta uma situação que foi vivida pelo narrador, sugerimos que o professor organize um dia na escola para que aqueles que gostarem, ou ainda aqueles que quiserem experimentar, possam ir vestidos na moda "COLORIDA". Para motivá-los sugerimos que o professor discuta com eles a reportagem que está disponível no endereço:
Professor, o tema para a gravação do relato pessoal pode variar de acordo com o contexto de sua região e de acordo com os interesses dos seus alunos.
Depois de assistirem e discutirem as ideias apresentadas na reportagem, e após promoverem o dia de "vestir a moda", os alunos gravarão seu relato pessoal respondendo à seguinte pergunta:
"O dia dos coloridos. O que você pensa sobre essa moda?" |
As gravações deverão ser socializadas na turma.
http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/o-relato-pessoal-.html - Texto sobre o gênero relato pessoal
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse durante a realização das atividades. No texto escrito é importante observar se, além de narrar o fato, os alunos escreveram suas impressões sobre ele.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/05/2012
Cinco estrelasIsso me Ajudou muito estava precisando (Relato Pessoal)
31/10/2011
Cinco estrelasinteressante, realizarei esse projeto e compartilharei os resultados!
06/08/2011
Cinco estrelasExcelente, mt criativa
05/07/2011
Cinco estrelasUma didática interessante.