Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto descritivo e História em quadrinhos: Elaborando o nosso livro do Garfield

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça o personagem Garfield e as suas características.
  • Compreenda as características do texto descritivo.
  • Compreenda o modo de organização do gênero textual: “histórias em quadrinhos”.
  • Produza um livro, obedecendo o modo de estruturação desse suporte textual.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada  para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é incentivá-lo a participar ativamente da produção dos texto, pedindo que ele contribua com suas ideias e tente escrever partes do texto. É interessante estimular a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Nesta sequência, os alunos conhecerão o Garfield para que possam elaborar um livro sobre ele. Esse livro será composto pela descrição do personagem e por histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios aprendizes.

Atividade 1: Conhecendo o Garfield

Objetivos: Ler e compreender as histórias em quadrinhos.                  

               Sistematizar as características do gênero textual: “história em quadrinhos”.

1.1   Leitura das histórias em quadrinhos.

Divida os aprendizes em seis grupos e distribua as histórias em quadrinho abaixo (todos deverão receber as três histórias). Peça às crianças que as leiam, prestando atenção nas imagens, pois elas são essenciais para a compreensão do enredo.

Em seguida, um representante de cada grupo contará uma história lida aos colegas. Organize a apresentação, de forma que cada história seja contada por dois grupos. Chame atenção dos estudantes para a performace adequada: tom de voz alto; necessidade de mostrar a história aos colegas e de falar com clareza para que todos possam entender.           

Propomos que, após a leitura de cada história, você a explore com as questões aqui indicadas:

                                                                                                                   XXXXXX   

Você conhecerá três historias em quadrinhos do Garfield. Esse personagem foi criado por Jim Davis, em 1978, e ganhou o nome do avô do cartunista, James Garfield David.   

a)  História em quadrinhos I

(Imagem retirada do site: http://www.comlimao.com/2008/02/09/garfield-segredos/ )

  • Questões:
  • Por que o Garfield fez a pergunta: "Últimas palavras?" no primeiro quadrinho?
  • O que o gato pretendia fazer?
  • Por que ele pensou: "Ele é bom"?
  • Ao final, Garfield pede o seu dono para se casar com a moça que matou o inseto. Por que?

b) História em quadrinhos II:

(Imagem retirada do site: http://portallos.wordpress.com/page/57/?archives-list&archives-type=months  

  Questões:

  • O que Garfield quis dizer quando imaginou que a árvore de natal era insignificante?
  • Garfield gostou de sua comida? Como é possível tirar essa conclusão?
  • O que Garfield fez ao acabar de comer? Por quê?
  • Releia o último quadrinho. Garfield achou a refeição deliciosa? Por quê?

c)      História em quadrinho III

(Imagem retirada do site: http://www.portallos.com.br/2009/03/18/hq-piao/  

Questões:

  • Observem o rosto do Garfield no primeiro quadrinho. O que sua expressão nos mostra?
  • O que Garfield fez ao rato?
  • Que acidente aconteceu depois?
  • Observe o último quadrinho. O que o seu dono falou? Qual era o seu tom de voz? Como foi possível tirar essa conclusão?
  • O que você achou do Garfield? Ele é levado, calmo, alegre... ? (se necessário, volte a analisar as expressões do seu rosto em cada cena)   

1.2   O que é uma história em quadrinho?   

a) Analisando os textos.

Peça aos alunos que voltem às histórias em quadrinho e analisem as seguintes questões:

  • O que é preciso para fazer uma história em quadrinhos?
  • Observe os balões do Garfield e dos outros personagens. Qual a diferença entre eles? O que cada um significa?
  • Observe as expressões dos rostos dos personagens. O que cada uma quer dizer? Qual a sua importância na produção de uma história em quadrinho?  

b) Registrando as características de uma história em quadrinho.

Escreva no caderno, em forma de tópicos, as características desse gênero textual. Abaixo um exemplo:

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A história é contada por meio de desenhos.

A forma dos balões pode indicar se o personagem está pensando, gritando etc..

Nem sempre é necessário o personagem falar por meio de palavras.

É preciso que os desenhos consigam mostrar se o personagem está triste, alegre, nervoso etc.  

     

Atividade 2: O personagem Garfield

Objetivos:  Planejar, escrever e revisar um texto descritivo.       

2.1 Conhecendo um pouco mais o Garfield.

Leia para a turma quatro tirinhas do Garfield. Após a leitura de cada uma, explore o enredo da história e as características desse gênero. Se necessário, recorra ao quadro produzido na atividade anterior. Peça também que expliquem para que servem os sinais de pontuação empregados.

As histórias em quadrinhos foram retiradas dos respectivos sites:

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/  

http://elcabron.sjdr.com.br/humor/tirinha-garfield-15/  

http://comicsgarfield.blogspot.com/1978_07_01_archive.html 

2.2 Produção de uma lista com as características do personagem

Após a leitura e a discussão sobre as tiras, peça aos alunos que produzam uma lista com as características relacionadas ao físico e ao modo de ser desse personagem. Esta lista auxiliará na produção de uma descrição do Garfield, no próximo item. Sugerimos que a turma pesquise no site http://www.petfriends.com.br/pet_kids/famosos_kids.htm mais informações sobre o personagem.

Os dados coletados poderão ajudar a completar a lista. Abaixo, um exemplo:

                     GARFIELD:

  • Foi criado em 1978 por Jim Davis
  • É personagem de história em quadrinhos
  • É um gato amarelo.
  • Gordinho.
  • Engraçado.
  • Malvado
  • Comilão.
  • Folgado
  • Detesta segunda-feira
  • Seu dono é o Jon.

2.3 Leitura de um texto descritivo             

Para a escrita da descrição do Garfield, proponha aos alunos o desafio de pesquisar como se faz esse tipo de texto. Assim, poderão refletir sobre as características da descrição. Recomendamos que você os leve à sala de informática e peça a eles que pesquisem no site http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm textos que descrevem os personagens da turma da Mônica.

Ao final de cada leitura, estimule os aprendizes a identificar as características do personagem e a refletir sobre o texto descritivo. Você pode orientá-los por perguntas como:

  • O que o texto fala sobre a Mônica?
  • Ao descrevermos o Garfield, o que falaremos sobre ele?   

2.4 Produção de um texto que descreve o Garfield               

Tendo como base a lista produzida no item 2.1 e as descrições lidas no item 2.3, os aprendizes deverão elaborar, de forma coletiva, uma descrição do personagem Garfield. Sugerimos que eles produzam o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Se necessário, volte à lista para verificar se todas as informações estão sendo contempladas. Não se esqueça de pedir às crianças que deem um título ao texto.

Ao final, leia-o para a turma e, caso não desejem fazer nenhuma modificação, peça que o registrem no caderno. Eleja um aluno para escrever o texto em uma folha separada. Esse ‘exemplar’ fará parte do livro.     

Atividade 3: Mais uma travessura do Garfield: elaborando nossa história em quadrinho 

                  Objetivos: Escrever e revisar uma história em quadrinho, obedecendo a estrutura desse gênero textual.             

                                  Elaborar um livro com as histórias em quadrinhos produzidas             

3.1 Escrita da história em quadrinhos

Divida a sala em duplas. Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos contando uma travessura do personagem Garfield. Eles poderão dividir a folha de ofício em quatro partes para a produção. Antes de iniciá-la, releia algumas histórias do Garfield para a turma e peça que elaborem uma oralmente. Dessa forma, os alunos terão um modelo para orientá-los.

Lembre-os de darem um título ao texto. No momento da elaboração, é importante você passar nas carteiras orientando os estudantes em relação ao sentido da história, à expressão dos personagens, à fala de cada um etc. Ao final, recolha os trabalhos.

3.2 Revisão da história em quadrinhos

Chame cada dupla em sua mesa para a revisão da história (enquanto isso os demais alunos poderão fazer uma outra atividade). Peça que leiam o texto. Se necessário, chame atenção para as seguintes questões: os aspectos que não puderem ser compreendidos, a pontuação das falas dos personagens, a concordância das palavras e a ortografia. Os alunos deverão corrigir o texto e, se preciso, elaborar outra história. Cuide para que não esqueçam de assinar a história. As produções deverão ficar com você.   

3.3 Organização e divulgação do livro             

Agora é só organizar o livro. Leve para a sala de aula um livro infantil e peça aos alunos que identifiquem seus elementos. À medida que os levantarem, registre-os no quadro. O livro deverá ter uma capa, com o seu nome e o nome do autor (pode ser o nome da turma), um sumário e a numeração das páginas. Para isso, sugerimos os procedimentos:

a) Criação do nome do livro pela turma e discussão de como será a ilustração da capa. Sugerimos que a turma convide um aluno da escola que seja reconhecido em sua habilidade de desenhar para fazer a capa. Os alunos deverão expor a ele como gostariam que ela fosse.             

b) Numeração das páginas. Numere-as junto com os alunos. Eles deverão dizer os números e você registrá-lo em cada folha.

c) Elaboração do sumário. Explique aos alunos a função do sumário: permitir que as pessoas leiam o nome de cada história, elejam aquela que desejam ler e localizem a página em que ela se encontra. Se possível, mostre às crianças um livro que tenha sumário para que elas possam visualizar melhor a sua função.  Distribua as histórias aos aprendizes com as páginas numeradas. Em ordem, eles deverão falar o nome da história e a página em que ela se encontra para você fazer o registro do sumário no quadro.  Ao final, confira com a turma se as informações estão corretas.  Agora é só você digitar o texto e juntá-lo à capa, à descrição do Garfield e às histórias em quadrinhos. Em seguida, encaderne o material.   

d) Divulgação do livro. Combine com os alunos uma estratégia para que todos os familiares tenham acesso ao livro. Sugerimos que cada dia da semana um aprendiz leve o livro para casa e o leia com os parentes. A criança deverá ter o compromisso de trazê-lo de volta para que o colega também possa levá-lo. Ao final, vocês podem enviar o livro para biblioteca da escola.

Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos o livro: COMO USAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA, da Editora Contexto, autores: Angela Rama (Org.), Waldomiro Vergueiro (Org.)

Avaliação

Para verificar se os alunos compreenderam o que é uma história em quadrinhos e um texto descritivo, sugerimos que você desenvolva as seguintes atividades:

  • Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos com outros personagens.
  • Produção de um texto descritivo de um personagem conhecido pela turma.

Com essas atividades, você poderá verificar o que os alunos aprenderam e o que ainda necessita ser mais trabalhado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.