26/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma autônoma.
Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é incentivá-lo a participar ativamente da produção dos texto, pedindo que ele contribua com suas ideias e tente escrever partes do texto. É interessante estimular a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.
Nesta sequência, os alunos conhecerão o Garfield para que possam elaborar um livro sobre ele. Esse livro será composto pela descrição do personagem e por histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios aprendizes.
Atividade 1: Conhecendo o Garfield
Objetivos: Ler e compreender as histórias em quadrinhos.
Sistematizar as características do gênero textual: “história em quadrinhos”.
1.1 Leitura das histórias em quadrinhos.
Divida os aprendizes em seis grupos e distribua as histórias em quadrinho abaixo (todos deverão receber as três histórias). Peça às crianças que as leiam, prestando atenção nas imagens, pois elas são essenciais para a compreensão do enredo.
Em seguida, um representante de cada grupo contará uma história lida aos colegas. Organize a apresentação, de forma que cada história seja contada por dois grupos. Chame atenção dos estudantes para a performace adequada: tom de voz alto; necessidade de mostrar a história aos colegas e de falar com clareza para que todos possam entender.
Propomos que, após a leitura de cada história, você a explore com as questões aqui indicadas:
XXXXXX
Você conhecerá três historias em quadrinhos do Garfield. Esse personagem foi criado por Jim Davis, em 1978, e ganhou o nome do avô do cartunista, James Garfield David.
a) História em quadrinhos I
(Imagem retirada do site: http://www.comlimao.com/2008/02/09/garfield-segredos/ )
b) História em quadrinhos II:
(Imagem retirada do site: http://portallos.wordpress.com/page/57/?archives-list&archives-type=months
Questões:
c) História em quadrinho III
(Imagem retirada do site: http://www.portallos.com.br/2009/03/18/hq-piao/
Questões:
1.2 O que é uma história em quadrinho?
a) Analisando os textos.
Peça aos alunos que voltem às histórias em quadrinho e analisem as seguintes questões:
b) Registrando as características de uma história em quadrinho.
Escreva no caderno, em forma de tópicos, as características desse gênero textual. Abaixo um exemplo:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
A história é contada por meio de desenhos.
A forma dos balões pode indicar se o personagem está pensando, gritando etc..
Nem sempre é necessário o personagem falar por meio de palavras.
É preciso que os desenhos consigam mostrar se o personagem está triste, alegre, nervoso etc. |
Atividade 2: O personagem Garfield
Objetivos: Planejar, escrever e revisar um texto descritivo.
2.1 Conhecendo um pouco mais o Garfield.
Leia para a turma quatro tirinhas do Garfield. Após a leitura de cada uma, explore o enredo da história e as características desse gênero. Se necessário, recorra ao quadro produzido na atividade anterior. Peça também que expliquem para que servem os sinais de pontuação empregados.
As histórias em quadrinhos foram retiradas dos respectivos sites:
http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/
http://elcabron.sjdr.com.br/humor/tirinha-garfield-15/
http://comicsgarfield.blogspot.com/1978_07_01_archive.html
2.2 Produção de uma lista com as características do personagem
Após a leitura e a discussão sobre as tiras, peça aos alunos que produzam uma lista com as características relacionadas ao físico e ao modo de ser desse personagem. Esta lista auxiliará na produção de uma descrição do Garfield, no próximo item. Sugerimos que a turma pesquise no site http://www.petfriends.com.br/pet_kids/famosos_kids.htm mais informações sobre o personagem.
Os dados coletados poderão ajudar a completar a lista. Abaixo, um exemplo:
GARFIELD:
2.3 Leitura de um texto descritivo
Para a escrita da descrição do Garfield, proponha aos alunos o desafio de pesquisar como se faz esse tipo de texto. Assim, poderão refletir sobre as características da descrição. Recomendamos que você os leve à sala de informática e peça a eles que pesquisem no site http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm textos que descrevem os personagens da turma da Mônica.
Ao final de cada leitura, estimule os aprendizes a identificar as características do personagem e a refletir sobre o texto descritivo. Você pode orientá-los por perguntas como:
2.4 Produção de um texto que descreve o Garfield
Tendo como base a lista produzida no item 2.1 e as descrições lidas no item 2.3, os aprendizes deverão elaborar, de forma coletiva, uma descrição do personagem Garfield. Sugerimos que eles produzam o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Se necessário, volte à lista para verificar se todas as informações estão sendo contempladas. Não se esqueça de pedir às crianças que deem um título ao texto.
Ao final, leia-o para a turma e, caso não desejem fazer nenhuma modificação, peça que o registrem no caderno. Eleja um aluno para escrever o texto em uma folha separada. Esse ‘exemplar’ fará parte do livro.
Atividade 3: Mais uma travessura do Garfield: elaborando nossa história em quadrinho
Objetivos: Escrever e revisar uma história em quadrinho, obedecendo a estrutura desse gênero textual.
Elaborar um livro com as histórias em quadrinhos produzidas
3.1 Escrita da história em quadrinhos
Divida a sala em duplas. Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos contando uma travessura do personagem Garfield. Eles poderão dividir a folha de ofício em quatro partes para a produção. Antes de iniciá-la, releia algumas histórias do Garfield para a turma e peça que elaborem uma oralmente. Dessa forma, os alunos terão um modelo para orientá-los.
Lembre-os de darem um título ao texto. No momento da elaboração, é importante você passar nas carteiras orientando os estudantes em relação ao sentido da história, à expressão dos personagens, à fala de cada um etc. Ao final, recolha os trabalhos.
3.2 Revisão da história em quadrinhos
Chame cada dupla em sua mesa para a revisão da história (enquanto isso os demais alunos poderão fazer uma outra atividade). Peça que leiam o texto. Se necessário, chame atenção para as seguintes questões: os aspectos que não puderem ser compreendidos, a pontuação das falas dos personagens, a concordância das palavras e a ortografia. Os alunos deverão corrigir o texto e, se preciso, elaborar outra história. Cuide para que não esqueçam de assinar a história. As produções deverão ficar com você.
3.3 Organização e divulgação do livro
Agora é só organizar o livro. Leve para a sala de aula um livro infantil e peça aos alunos que identifiquem seus elementos. À medida que os levantarem, registre-os no quadro. O livro deverá ter uma capa, com o seu nome e o nome do autor (pode ser o nome da turma), um sumário e a numeração das páginas. Para isso, sugerimos os procedimentos:
a) Criação do nome do livro pela turma e discussão de como será a ilustração da capa. Sugerimos que a turma convide um aluno da escola que seja reconhecido em sua habilidade de desenhar para fazer a capa. Os alunos deverão expor a ele como gostariam que ela fosse.
b) Numeração das páginas. Numere-as junto com os alunos. Eles deverão dizer os números e você registrá-lo em cada folha.
c) Elaboração do sumário. Explique aos alunos a função do sumário: permitir que as pessoas leiam o nome de cada história, elejam aquela que desejam ler e localizem a página em que ela se encontra. Se possível, mostre às crianças um livro que tenha sumário para que elas possam visualizar melhor a sua função. Distribua as histórias aos aprendizes com as páginas numeradas. Em ordem, eles deverão falar o nome da história e a página em que ela se encontra para você fazer o registro do sumário no quadro. Ao final, confira com a turma se as informações estão corretas. Agora é só você digitar o texto e juntá-lo à capa, à descrição do Garfield e às histórias em quadrinhos. Em seguida, encaderne o material.
d) Divulgação do livro. Combine com os alunos uma estratégia para que todos os familiares tenham acesso ao livro. Sugerimos que cada dia da semana um aprendiz leve o livro para casa e o leia com os parentes. A criança deverá ter o compromisso de trazê-lo de volta para que o colega também possa levá-lo. Ao final, vocês podem enviar o livro para biblioteca da escola.
Para leitura do professor, sugerimos o livro: COMO USAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA, da Editora Contexto, autores: Angela Rama (Org.), Waldomiro Vergueiro (Org.)
Para verificar se os alunos compreenderam o que é uma história em quadrinhos e um texto descritivo, sugerimos que você desenvolva as seguintes atividades:
Com essas atividades, você poderá verificar o que os alunos aprenderam e o que ainda necessita ser mais trabalhado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!