14/12/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
- Comparar os sólidos, identificando-os e classificando-os pelas semelhanças e diferenças;
- Identificar faces e vértices em cubos, blocos retangulares e pirâmides de base quadrada;
- Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos como faces de alguns sólidos geométricos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade: A loja de caixas
Peça aos alunos que formem grupos de no máximo 5 componentes e entregue uma caixa com sólidos geométricos a cada grupo. Deixe que explorem livremente o material, isto é, que empilhem, façam construções, sequências e outras brincadeiras.
Após a exploração dos sólidos, dê a cada grupo algumas caixas e diga que os grupos devem organizar seu material como se possuíssem uma loja onde são vendidas caixas. A proposta é pensar numa arrumação que facilite atender ao pedido do cliente. Quando concluírem a arrumação, os grupos decidem quem são os vendedores e quem são os clientes. Os vendedores ficam nas lojas e os clientes circulam pelos outros grupos (lojas) para comprarem.
Depois da brincadeira, reúna todos os grupos numa roda e peça para cada um explicar como organizaram suas lojas.
Ex: Separamos os redondos dos pontudos; os que têm triângulo dos que têm quadrado e retângulo; os que rolam e os que não rolam.
Por último, proponha aos alunos que organizem os sólidos geométricos em duas caixas e anotem suas semelhanças e diferenças.
ROLAM |
NÃO ROLAM |
ESFERA CILINDRO CONE |
CUBO PIRÂMIDE PRISMAS |
Semelhanças e diferenças entre os sólidos que rolam:
- São redondos.
- Tem pelo menos um círculo na ponta.
- Rolam para todos os lados.
E os que não rolam:
- São planos.
- Têm pontas.
- Apresentam formas de retângulo, triângulo e quadrado.
2ª atividade: Trabalhando com carimbos
Pergunte aos alunos se gostam de trabalhar com carimbos e peça para explicarem como utilizam os carimbos. Depois, proponha que brinquem de carimbo com os sólidos geométricos. Para isso, cada dupla precisa de folhas de papel, tinta guache, pincel.
Antes de começarem, combine com a turma que devem anotar na folha o nome do sólido geométrico e de cada face carimbada.
Quando terminarem, sente com todos na roda e peça para cada dupla apresentar um sólido, respondendo as seguintes perguntas:
- Qual o sólido escolhido?
- Quantas faces (figuras) o grupo carimbou? Quais são elas?
- Quantos vértices (pontas) têm o sólido escolhido?
Durante a apresentação, o restante da turma observa o seu carimbo e valida ou questiona as respostas apresentadas por cada dupla. Todos anotam em suas folhas o número de faces e de vértices dos sólidos.
Para finalizar, coloque no mural os carimbos feitos pela turma e suas anotações.
3ª atividade: Adivinhe qual o sólido que estou pensando?
(figura clip-art do programa Word/2007)
Organize uma roda com os alunos e no centro coloque os sólidos geométricos. Dê pistas sobre o sólido que esta pensando, como:
- O sólido que estou pensando têm 3 faces retangulares, 2 faces triangulares e 6 vértices. Quem sabe?
R: Prisma.
Sou bem redondo e sem nenhuma face ou vértice. Quem sabe?
R: Esfera.
A criança que souber corre até o centro da roda, pega o sólido e diz o nome. Se acertar, continua o jogo dando as pistas sobre o sólido até algum colega descobrir.
Depois de algum tempo, sugira algumas modificações no jogo:
- Mostre uma imagem ou objeto e os alunos vão descobrir qual é o sólido. Ex: Lata de batata chips, embalagem de leite, imagem de pirâmides do Egito, etc.
- Encontrar o sólido e contar quantos vértices ele tem ou quantas faces.
Os sólidos geométricos nas obras de artistas plásticos e arquitetos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Obras_de_Oscar_Niemeyer
Oriigame de sólidos geométricos:
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cubo-modular/
Moldes de sólidos geométricos:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/solidos-geometricos-moldes-para.html
Avalie durante a realização de cada atividade:
- Se o aluno identificou, comparou e classificou os sólidos geométricos.
- Se o aluno observou as semelhanças e diferenças entre os sólidos.
- Se o aluno percebeu que os sólidos são formados por figuras geométricas.
- Se o aluno reconhece e faz uso dos termos faces e vértices.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!