Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comparar os sólidos, identificando-os e classificando-os pelas semelhanças e diferenças;

- Identificar faces e vértices em cubos, blocos retangulares e pirâmides de base quadrada;

- Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos como faces de alguns sólidos geométricos.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: A loja de caixas

 Peça aos alunos que formem grupos de no máximo 5 componentes e entregue uma caixa com sólidos geométricos a cada grupo. Deixe que explorem livremente o material, isto é, que empilhem, façam construções, sequências e outras brincadeiras.

 Após a exploração dos sólidos, dê a cada grupo algumas caixas e diga que os grupos devem organizar  seu material como se possuíssem uma loja onde são vendidas caixas. A proposta é pensar numa arrumação que facilite atender ao pedido do cliente. Quando concluírem a arrumação, os grupos decidem quem são os vendedores e quem são os clientes. Os vendedores ficam nas lojas e os clientes circulam pelos outros grupos (lojas) para comprarem.

Depois da brincadeira, reúna todos os grupos numa roda e peça para cada um explicar como organizaram suas lojas.

Ex: Separamos os redondos dos pontudos; os que têm triângulo dos que têm quadrado e retângulo; os que rolam e os que não rolam.

Por último, proponha  aos alunos que organizem os sólidos geométricos em duas caixas e anotem suas semelhanças e diferenças.

 ROLAM

NÃO ROLAM

ESFERA

CILINDRO

CONE

CUBO

PIRÂMIDE

PRISMAS

Semelhanças  e diferenças entre os sólidos que rolam:

 - São redondos.

 - Tem pelo menos um círculo na ponta.

 - Rolam para todos os lados.

 E os que não rolam:

 - São planos.

 - Têm pontas.

 - Apresentam formas de retângulo, triângulo e quadrado.  

2ª atividade: Trabalhando com carimbos

Pergunte aos alunos se gostam de trabalhar com carimbos e peça para explicarem como utilizam os carimbos. Depois, proponha que brinquem de carimbo com os sólidos geométricos. Para isso, cada dupla precisa de folhas de papel, tinta guache, pincel.

Antes de começarem, combine com a turma que devem anotar na folha o nome do sólido geométrico e  de cada face carimbada.

 Quando terminarem, sente com todos na roda e peça para cada dupla apresentar um sólido, respondendo as seguintes perguntas:

- Qual o sólido escolhido?

 - Quantas faces (figuras) o grupo carimbou? Quais são elas?

 - Quantos vértices (pontas) têm o sólido escolhido?

Durante a apresentação,  o restante da turma observa o seu carimbo e valida ou questiona as respostas apresentadas por cada dupla. Todos anotam em suas folhas o número de faces e de vértices dos sólidos.

 Para finalizar,  coloque no mural os carimbos feitos pela turma e suas anotações.

3ª atividade:     Adivinhe qual o sólido que estou pensando?

(figura clip-art do programa Word/2007)

Organize uma roda com os alunos e no centro coloque os sólidos geométricos. Dê pistas sobre o sólido que esta pensando, como:

 - O sólido que estou pensando têm 3 faces retangulares, 2 faces triangulares e 6 vértices. Quem sabe?

R: Prisma.

Sou bem redondo e sem nenhuma face ou vértice. Quem sabe?

R: Esfera.

 A criança que souber corre até o centro da roda, pega o sólido e diz o nome. Se acertar, continua o jogo dando as pistas sobre o sólido até algum colega descobrir.   

 Depois de algum tempo, sugira algumas modificações no jogo:

 - Mostre uma imagem ou objeto e os alunos vão descobrir qual é o sólido. Ex: Lata de batata chips, embalagem de leite, imagem de pirâmides do Egito, etc.

- Encontrar o sólido e contar quantos vértices ele tem ou quantas faces.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante a realização de cada atividade:

- Se o aluno identificou, comparou e classificou os sólidos geométricos.

- Se o aluno observou as semelhanças e diferenças entre os sólidos.

 - Se o aluno percebeu que os sólidos são formados por figuras geométricas.

 - Se o aluno reconhece e faz uso dos termos faces e vértices.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.