Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O jogo das estacas.

 

15/07/2008

Autor y Coautor(es)
Wescley Well Vicente Bezerra
imagem do usuário

BRASILIA - DF SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Maria Terezinha Gaspar

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Encontrar a expressão que define uma função dada. •Encontrar o valor da função em um ponto. •Fazer esboço do gráfico de uma função. •Trabalhar com resolução de problemas.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Conhecimentos sobre o conceito e o gráfico de funções do 2o grau;
Estratégias e recursos da aula

    Olá, professor. Nesta aula iremos trabalhar com um famoso jogo de lógica conhecido como jogo das estacas. No decorrer da aula iremos propor algumas questões que auxiliarão no cumprimento dos objetivos da aula. É importante para o processo de avaliação que os alunos registrem suas respostas por escrito, para uma futura mediação dos conteúdos trabalhos nesta aula.
    Comece a aula propondo a seus alunos que acessem ao site do jogo das estacas ou “peg puzzle”:  http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_182_g_2_t_1.html?from=grade_g_2.html 
    O objetivo do jogo é trocar as estacas da esquerda (vermelhas) com as da direita (azuis) movendo uma de cada vez. Movem-se as estacas dando um clique sobre elas com o botão esquerdo do mouse e arrastando-as a um lugar vazio. Uma estaca vermelha poderá mover-se para um lugar vazio imediatamente a sua direita, ou saltar sobre uma estaca azul e ocupar a posição imediatamente a direita da estaca azul, estando esta posição vazia. Da mesma maneira poderão andar as estacas azuis só que da direita para a esquerda. O jogo termina quando se cumpre o objetivo de trocar a posição das estacas ou quando é impossível movimentar as estacas. É possível jogar este jogo com 2, 4,6 e 8 estacas.
    Inicialmente, deixe que os alunos movimentem livremente as estacas para se familiarizarem com os tipos de movimentos possíveis. Em seguida, peça aos alunos que completem o jogo com 2, 4, 6 e 8 estacas e preencham a tabela abaixo, indicando a quantidade de movimentos necessários para se completar o jogo:
 

 

Número de estacas Número de movimentos
2  
4  
6  
8  

 

 

    Provavelmente, os alunos ter ão maior dificuldade pa ra perceber como resolver o problema no caso de 6 e 8 estacas. Perguntas, como as que se seguem, podem ajudá-los a alcançar o objetivo do jogo: O que acontece quando colocamos duas estacas da mesma cor juntas? Na situação abaixo, qual a estaca que devemos mover? Por quê?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/255/imagens/imagem14A.JPG

   

     Proponha aos alunos as seguintes questões:
    - Quantos movimentos são necessários para trocar 10 estacas (5 vermelhas e 5 azuis) de posição? E se forem 12 estacas?

    - Encontre uma expressão que relaciona o número de movimentos com o número de estacas.
    Professor, peça aos alunos para completarem a tabela abaixo:
 

 

 

Número de Estacas Número de estacas da mesma cor Número de movimentos
2    
4    
6    
8    
10    
12    
50    < /td>
2n    

 

    Professor, caso os alunos tenham muita dificuldade em encontrar a relação, sugira, como dica inicial, que somem 1 aos números de movimentos encontrados, e relacionem este resultado ao número de estacas.
    Persistindo a dificuldade, faça a tabela no quadro com a ajuda dos alunos levando-lhes a perceber que:
 

 

Número de Estacas Número de estacas da mesma cor Número de movimentos
2 1 3 = 4 – 1= 22 - 1 = (1+1)2 – 1
4 2 8 = 9 – 1 = 32 - 1= (2+1)2 – 1
6 3 15 = 16 – 1 = 42 -1= (3+1)2 -1
8 4 24 = 25 -1 = 52 -1 = (4+1)2 -1
10 5 (5+1)2 -1 = 36 -1 = 35
12 6 (6+1)2 -1 = 49 -1 = 48
50 25 (25+1)2 -1 = (26)2 -1
2n n (n + 1)2 – 1 = n2 + 2n

 

 

    Chamando de n o número que aparece em negrito e dentro dos parênteses na coluna do número de estacas, e M o número de movimentos, qual será a expressão que relaciona M com n?
    Qual é o número de movimentos para n = 15? Existe certa quantidade de estacas para a qual o número de movimentos necessários é igual a 30? Se existir, qual é o valor de n?
    Peça aos alunos para justificarem o fato de M ser uma função de n. Agora pergunte aos alunos qual é o domínio e a imagem desta função? Qual é o gráfico desta função considerando n até 10? (Peça para que eles façam este gráfico num papel quadriculado).
    Cuidado professor, fique atento com relação ao gráfico dos alunos! Este é um gráfico de pontos isolados uma vez que o domínio é o conjunto dos naturais!
    Está função M(n) é a função que relaciona o número de Movimentos ao número de estacas? 
    Os alunos perceberão que a função M encontrada ainda não responde a questão proposta. Uma vez que M ainda não está em função do número de estacas. Pergunte aos alunos se eles têm alguma idéia de como fazer isto? Peça para que eles observem que o número n é o número de estacas dividido por dois.
    Persistindo a dúvida, leve os alunos a perceberem que se chamarem o número de estacas de x e n = x/2, então M(x) pode ser encontrado substituindo n por x/2 na expressão de M(n). 

Parte Final da Avaliação:

    A avaliação poderá ser complementada com perguntas envolvendo a expressão que define a função, tais como:
    - É possível encontrar o número de movimentos para 16 estacas? Para 100 movimentos existe uma certa quantidade de estacas correspondentes ?
    - Peça aos alunos para encontrarem uma expressão para M(x), seu domínio e sua imagem.
   - Existe alguma função f cujo domínio é o conjunto dos números reais e a imagem contenha a imagem da função M(x)? Qual é o gráfico desta função? Peça aos alunos para faze rem o gráfico desta função no programa Geogebra http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=70&Itemid=57&lang=en

   Para isto, no campo entrada digite f(x) = e a expressão correspondente a função a qual se deseja fazer o gráfico. Depois, basta teclar enter e visualizar o gráfico da função.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/255/imagens/imagem14B.JPG
 

 

 

Obs.: - Para digitar potências no campo entrada do Geogebra basta utilizar o símbolo ^. Assim, x2 deve ser escrito como x^2.
- A divisão é indicada pelo símbolo / . Assim a divisão de x por 2 deve ser escrita como x/2.
 

Avaliação
O professor deverá avaliar a participação dos alunos e a devida utilização do jogo das estacas para encontrar a expressão que define a função pedida. A tabela construída e os gráficos também fazem parte da avaliação.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Delza Baldoino Leão Figueiredo, COL EST ALOYSIO SHORT , Bahia - dijo:
    del.z.a@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma aula criativa, onde começa com recurso das Tcs que os alunos adoram.


  • ozane de Azevedo, EMALL , Paraíba - dijo:
    ozane.zane@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito interessante, pois fez uma parceria entre lúdico, tecnologia e o ensino da matemática. E o melhor que o resultado desta brilhante parceria é um processo ensino/aprendizagem de ótima qualidade, onde os alunos aprendem de forma divertida e atrativa. Parabéns!


  • Mosely Jober Melo Bernardo, ESTEFANIA MATOS EEFM , Ceará - dijo:
    jobermelo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula, a oportunidade de trabalharmos o lúdico é muito interessante, motiva o aluno mesmo que ele não queira.


  • CRISTINA RÉGIA BARRETO MOREIRA, EEFM EGIDIA CAVALCANTE CHAGAS , Ceará - dijo:
    crisbarreto2002@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta atividade é bastante interessante por vários motivos. Primeiro, como já foi escrito, o lúdico atrai os estudantes mostrando-lhes que é possível aprender com prazer; segundo, possibilita o uso das TIC's, incorporando a aprendizagem de habilidades tecnológicas necessárias na atual sociedade global; terceiro, trás a metodologia que resignifica os saberes para o ensino de matemática, abandonando o propeudêtico ensino tradicional (exemplo seguido de exercícios repetitivos). Parabéns!


  • Jose Anderson Ferreira do Nascimento de Messias, BRANCA CARNEIRO DE MENDONCA EEFM , Ceará - dijo:
    andersonsherlock141@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Esta aula me ajudará a trabalhar funções com os alunos do ensino médio.


  • EDcarlos Vasconcelos, EEEP Tomás Pompeu de Sousa Brasil , Ceará - dijo:
    edcarlos2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula altamente atrativa para o aluno, muito dinâmica pois utiliza jogos e soft ware educativo para o aprendizado da função quadrática.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.